Categorias
MUNDO

4 artefatos antigos que nos deixam intrigados até hoje 14

A ciência, a engenharia e os avanços da tecnologia são sempre capazes de nos surpreender com engenhocas que facilitam nossa vida ou acabam mudando a forma como nos relacionamos.

Mas há artefatos criados há milhares de anos que podem ter tido grande impacto sobre a vida das pessoas em sua época – sem que saibamos exatamente como.

São objetos desenhados e construídos por nossos antepassados, que permanecem bem conservados, mas cujo uso ou função se perdeu ao longo da História. Ninguém sabe dizer exatamente como foram feitos – e sua real utilidade permanece um mistério.
Leia também

Museu Britânico vai devolver artefatos de 5 mil anos para o Iraque

A BBC listou quatro desses objetos:
1. A pilastra de ferro que não corrói

A Índia abriga muitos mistérios e obras impressionantes. Uma delas é o Pilar de Ferro de Déli, uma coluna de ferro de sete metros de altura e que, segundo avaliações de especialistas, foi construída há 1,6 mil anos. Apesar do tempo, ela não oxidou.

O pilar pesa cerca de seis toneladas e é uma das curiosidades históricas que mais chamam atenção no campo da metalurgia. Ele faz parte de um templo hindu erguido durante a dinastia Máuria, o primeiro grande império que unificou a Índia. E é a única parte do templo que ainda permanece de pé.

GETTY IMAGES
Pilar de Ferro de Déli não oxida, apesar de ter sido construído há cerca de 1,6 mil anos
Anos depois, no século 13, o ex-escravo Qutb-ud-din Aibak transformou-se no primeiro sultão de Déli. Aibak é fundador da dinastia dos mamelucos e primeiro governante muçulmano do sul da Ásia.

Nos quatro anos em que ficou no poder, mandou construir o Complexo de Qutb, um conjunto de edifícios que inclui a famosa torre Qutab Minar e a mesquita Quwwat-ul-Islam. No centro está a torre de ferro.

Acredita-se que, contudo, esta não é sua localização original e que seu propósito inicial era servir como um tributo ao deus Vishnu.

O pilar é feito de ferro forjado de alto grau de pureza e de composição baixa em enxofre e alta em fósforo. É considerado uma amostra do nível avançado da metalurgia da Índia daquela época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *