A situação da TO-010 é precária entre Wanderlândia e Ananás, no norte do Tocantins. São tantos buracos que é impossível transitar em linha reta e os motoristas acabam invadindo os acostamentos. O resultado é dor de cabeça e prejuízo para quem passa pelo local.
“Tem que ter atenção redobrada, toda atenção é pouca com a estrada nessa condição a gente anda porque não tem outro jeito. É o jeito transitar, mas está quase impossível”, reclamou Célio Pereira.
Os buracos obrigam muitos motoristas a invadir o acostamento. As placas de sinalização estão cobertas pelo mato e o risco de acidentes é grande.
“Tem que usar uma rota alternativa. Eu estava aqui mesmo e não tem como voltar, ficava mais longe, se não ia aumentar uns 150 km a mais no nosso trajeto porque nos não tem governo aqui não. Isso aqui não dá pra nós não”, reclamou o pastor Calef Gomes.
São 30 km de pista nestas condições entre Wanderlândia e Ananás. A rodovia é a única forma de escoamento da produção para muitos produtores da região de ananás.
Os prejuízos são inevitáveis. O motorista Ugles Sousa, por exemplo, quebrou o rolamento de uma das rodas do caminhão após cair em um buraco. O caminhão transportava gado. “Uma buraqueira dessa daqui vocês desgasta bastante o caminhão e os animais ficam sofrendo parado com o caminhão quebrado”, lamentou.