Categorias
SLIDE TOCANTINS

Cidades afetadas pela seca serão abastecidas por 50 caminhões pipa

Veículos já estão atuando em sete cidades de várias regiões do Tocantins, segundo a ATS. 15 municípios pediram autorização para declarar estado de emergência.

Abastecimento será feito por 50 caminhões pipa no sudeste do Tocantins (Foto: Luiz Henrique Machado/ATS)Abastecimento será feito por 50 caminhões pipa no sudeste do Tocantins (Foto: Luiz Henrique Machado/ATS)

Abastecimento será feito por 50 caminhões pipa no sudeste do Tocantins (Foto: Luiz Henrique Machado/ATS)

As cidades afetadas pela seca no Tocantins vão ser abastecidas por 50 caminhões pipa até que a situação melhore, de acordo com o governo do estado. A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) diz que a medida já foi adotada em Dianópolis, Novo Jardim, Conceição do Tocantins, Miracema, Dois Irmãos, Silvanópolis e Babaçulândia e pode ser solicitada por outras prefeituras.

A Defesa Civil informou que 15 municípios pediram autorização do Ministério da Integração Nacional para decretar estado de emergência. Até o momento, Santa Rosa, Chapada de Natividade, Almas e Porto Alegre do Tocantins já receberam a autorização, as outras 11 ainda estão sob analise. O decreto serve para acelerar a liberação de recursos para que as prefeituras contratem caminhões pipa próprios e assim não dependam da ATS.

Só em Porto Alegre do Tocantins, cerca de mil moradores da zona rural enfrentam problemas no abastecimento. O fundo de socorro para estas cidades tem R$ 3 milhões para investir no combate a seca.

Nesta quarta-feira (30), 13 cidades do sul do estado entraram em estado de emergência pela baixa umidade relativa do ar. Os índices ficaram abaixo de 12%, clima semelhante ao de regiões de deserto. O mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 60%. Em várias cidades do estado não chove há mais de 100 dias.

Quer saber mais notícias do estado? Acesse o G1 Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *