Categorias
TOCANTINS

Consumidor pode renegociar dívidas com bancos até o dia 31 de março; saiba como

A ação acontece entre os dias 15 e 31 de março pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.

Consumidor deve apresentar a proposta aos bancos que quer renegociar sua dívida- Foto- Divulgação Procon/Governo do Tocantins

O consumidor que possui alguma dívida com as instituições financeiras tem a oportunidade de renegociar este débito até o próximo dia 31 de março. A ação faz parte do “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas” por meio da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br

A ação nacional é alusiva ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado na última segunda-feira, 15, Esta é uma parceria do Procon Tocantins juntamente com a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, destacou que a pandemia do novo coronavírus comprometeu a renda familiar de muitos brasileiros. “O nosso objetivo é restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas. É a oportunidade do consumidor viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira”, explica Viana.

Para participar, o consumidor deverá realizar o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br e criar um login e senha, caso o consumidor já tenha o cadastro é só dar continuidade ao próximo passo.

Na barra de pesquisa, o consumidor deve localizar a instituição financeira que deseja solicitar a negociação e em seguida selecionar a opção “Registrar Reclamação”. Em seguida, o mesmo deve informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Ainda neste campo deve ser relatada a dívida, a proposta, e suas condições de pagamento para o banco. Feito isso, clique em “avançar”.

No momento do preenchimento do registro, é necessário que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes.

#MutiraoProconsBrasil

O Procon Tocantins orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Kaliton Mota/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *