Categorias
BRASIL

Deputados derrubam veto, e testes de cosméticos em animais ficam proibidos em Minas Gerais

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) votou 12 vetos do governador Fernando Pimentel (PT) nesta terça-feira (17). Eles foram apreciados em reunião extraordinária, destravando a pauta do plenário. Entre os vetos analisados, estava um que barrava totalmente a Proposição de Lei que proíbe o uso de animais para desenvolvimento E experimento de cosméticos. Os deputados se posicionaram contra o governador Fernando Pimentel (PT) e, com isso, os testes em animais ficam impedidos no estado.

O veto de Pimentel trazia a justificativa de que “a proibição abrupta de experiências e testes sem a definição de métodos alternativos válidos nacionalmente quanto a perfumes e produtos cosméticos e de higiene pessoal e seus componentes, pode gerar grandes riscos ao desenvolvimento da pesquisa no setor”.

O governador ponderava que o Executivo já vem adotando medidas que incentivam o fim dos testes em animais, como a criação do selo “Minas sem Maus-Tratos: Produto não testado em animais”.

Segundo a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), agora, a proposição volta para Pimentel para promulgação. Se, dentro de 48 horas, isso não ocorrer, o presidente da Casa, Adalclever Lopes (MDB), deverá promulgá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *