Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Educação lança Documento Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental

O Documento Curricular do Tocantins é fundamentado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no final de 2018.
Fonte Philipe Bastos/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realiza na próxima segunda-feira, 18, o lançamento do Documento Curricular do Tocantins para da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

O evento, que conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), será realizado no auditório da Escola Estadual Elizângela Glória Cardoso, em Palmas, partir das 16h.

O Documento Curricular do Tocantins é fundamentado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e foi aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no final de 2018.

A diretriz curricular representa um direcionamento para a educação básica de todas as redes de ensino públicas e particulares, a fim de garantir uma aprendizagem significativa e o direito à aprendizagem, essencial a essa etapa da educação.

Resultante de um processo de construção coletiva e democrática, o documento tem como base um conjunto de estruturas e conceitos orientados que visam ao desenvolvimento escolar, tendo como foco os procedimentos e fundamentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, de modo a nortear as escolas da rede pública, quanto à articulação, organização e avaliação de seus modelos pedagógicos.

O Tocantins foi destaque no cenário nacional pela celeridade nas discussões e elaboração do documento. Representantes de secretarias de educação de outros estados estiveram na Seduc, entre 2018 e 2019 para acompanhar como foi feita a consulta para a construção do Documento Curricular da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Evento

A solenidade para lançar o Documento Curricular contará com a presença da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, além de representantes da Undime, de secretarias municipais de educação e demais órgãos ligados a políticas educacionais no Tocantins.

A programação contará ainda com a palestra ‘BNCC e o currículo estadual: desafios e possibilidades’, ministrada por Júlio Furtado, doutor em ciências da educação, ex-reitor universitário e autor de diversos livros.

Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *