As denúncias de casos de assédio sexual e moral no Corpo de Bombeiros do Tocantins voltaram a ganhar visibilidade nesta quarta-feira, 16, após um vídeo publicado pela ex-capitã Pollyana Manzi Fagundes, de 38 anos, que esteve na corporação por 10 anos, viralizar nas redes sociais. Na gravação, a ex-integrante dos Bombeiros emite um depoimento pessoal, contando que foi vítima de assédio durante anos e, e que seis meses após um tratamento psiquiátrico, motivado pelo trauma, decidiu pedir exoneração em agosto do ano passado.
As denúncias de assédio sexual e moral no Corpo de Bombeiros foram identificadas em pesquisa realizada em outubro de 2018 pela Associação das Mulheres Policiais, com auxílio da Federação das Associações de Praças Militares do Estado do Tocantins (FASPRA-TO). Os dados foram apresentados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-TO), durante coletiva de imprensa ainda em outubro. O vice-presidente da Faspra, Everton Cardoso Dias, e o advogado Robson Tiburcio, protocolaram no Ministério Público Estadual, no dia 1° de novembro, as denúncias. No documento entregue foi apresentado um CD constando depoimentos das vítimas, e notícias veiculadas na imprensa escrita, televisiva e digital.
No vídeo que ganhou as redes hoje, Pollyana revela, em detalhes, situações que vivenciou, e afirma que vários outros colegas passam pelo mesmo problema. “No CBM-TO existem, sim, casos de assédio sexual e moral. Eu fui vítima de assédio moral e sexual. Vários outros militares, não só mulheres, como homens também são assediados. É bom lembrar que esse assédio sempre vem de cima para baixo. No meu caso eu fui muito assediada, principalmente moralmente, por eu não ter me relacionado com alguns oficiais do CBM-TO. Amarguei um assédio moral durante vários anos e fui perseguida no trabalho”, afirmou.
A ex-capitã segue o declarando que sabe a diferença entre assédio sexual e cantada. “Porque vários homens se aproximam de você, buscando um relacionamento, isso é normal em qualquer lugar. Temos oficiais casados com militares e etc. Só que o assédio sexual é quando um colega de trabalho ou um superior te coloca numa situação, dentro do seu serviço, numa sala, fardado e te expõe a situações humilhantes, degradantes, quando você é ultrajada. Você não tem como escapar e nem como se defender”, aponta. Pollyana finaliza seu depoimento afirmando que “as praças do CBM-TO são muito massacradas. Respondem a sindicâncias por motivos fúteis, são punidas por bobagens. Então é isso que acontece: existe sim assédio sexual e moral no CBM-TO”.
Corpo de Bombeiros diz que ex-capitã não apresentou provas
Sobre as declarações da ex-capitã, o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins destacou, em nota enviada ao T1 Notícias, que vai abrir um procedimento interno para apurar a denúncia. “Vale destacar ainda que em nenhum momento em que esteve na corporação, a ex-capitã formalizou ou apresentou provas que possam legitimar tais casos, e que nenhuma denúncia formal foi feita à época na Corregedoria da corporação ou em Órgãos de Controle Externo. Ante isso, o Corpo de Bombeiros, em respeito à história de honra da Corporação, também em respeito à população tocantinenses e acima de tudo às mulheres vai apurar os fatos na busca pela verdade e pela justiça”.
Comando reúne bombeiras para buscar vítimas de assédio
O comando do Corpo de Bombeiros realizou uma reunião na manhã desta quarta, com as bombeiras militares de Palmas, para orientar sobre como deverão ser realizadas eventuais denúncias de vítimas. Uma comissão foi criada, entre as mulheres, para levantar os casos, nomeando as vítimas e os supostos assediadores. Como resultado da reunião, a Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins passará a ter como chefe uma bombeira.
A presidente da Associação das Mulheres Policiais do Estado do Tocantins (AMP-TO), Giovanna Cavalcanti, esteve no local marcado para a reunião, durante a manhã, mas informou que foi impedida de participar. O T1 questionou o Estado sobre o motivo do impedimento da entrada da presidente, mas a pergunta não foi respondida na nota enviada pelo Estado, que se ateve a comentar o vídeo da denúncia da ex-capitã.
Entenda
Em dezembro de 2018 a presidente da AMP-TO, Giovanna Cavalcanti, protocolou um documento no Ministério Público Estadual (MPE) com pedido de afastamento do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares, coronel Reginaldo Leandro da Silva, e do sub-comandante geral, tenente coronel Carlos Eduardo de Souza Farias. No mesmo mês, o comandante instaurou uma sindicância administrativa em desfavor da presidente, para apurar possíveis práticas de transgressão disciplinar e a não observância de deveres funcionais.
“Estou me sentindo acuada, perseguida e constrangida pelo próprio comandante. Se ele conseguir me calar vai calar a voz da pessoa que o denunciou. Se eu, que sou presidente da Associação, estou afastada das minhas funções e respondendo a uma sindicância, imagina o que pode acontecer a uma pessoa que é comandada? Como essa vítima está se sentindo? Se eu perder essa batalha, ela também estará perdendo”, explicou Giovanna.
Ainda em dezembro, o comando instaurou um inquérito militar contra o presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (ABM-TO), Major Marinho, por ter na opinião do Comando, exposto a corporação. De acordo com a Associação, no mês de novembro a Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) e o Ministério Público Estadual (MPE) coletaram novos relatos e a Comissão da OAB-TO notificou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. A Faspra-TO enviou ainda os relatos ao MPE-TO, ao promotor de Justiça Fábio Lang.
Neste mês de janeiro, uma nota foi publicada em apoio ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, apontando como injustas as denúncias de assédio moral e sexual feitas ao Ministério Público Estadual. Conforme relatado pela FASPRA-TO, o Comando “tem obrigado bombeiros a assinarem a nota” e a ABM-TO tem perdido membro e diretores, que estariam deixando a associação por medo de retaliação. A nota foi assinada por 166 dos 512 bombeiros do Tocantins.
Segue abaixo a íntegra da nota:
NOTA DE APOIO AO COMANDO DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO TOCANTINS
Nós, bombeiros militares do Tocantins, viemos a público externar nosso apoio ao comando do Corpo de Bombeiros Militar, que tem conduzido com lisura e honestidade a Corporação, com respeito aos princípios que regem a Administração Pública, o que é de reconhecimento notório.
Manifestamos ainda, repúdio às injustas investidas feitas na ampla mídia, contra a Corporação e seus membros, fruto da ação de pessoas que pouco tem servido ao Estado e a quem a legalidade incomoda.
O CBMTO é uma instituição honrada, formada por homens e mulheres de bem, que deixam seus lares, dia a dia para se dedicarem ao cuidado das pessoas. Desde nossa formação, guardamos conosco o orgulho de nosso lema: “vidas alheias e riquezas salvar”.
Aprendemos ainda no início de nossas carreiras a zelar pelas pessoas, a honrar a nossa farda e nossos preceitos. Hoje, sentimo-nos imensamente entristecidos com a ação desse pequeno exército de um homem só, formado por um oficial do CBMTO, que unido a pessoas que sequer fazem parte da Corporação, tem proferido ataques caluniosos, com interesses eminentemente pessoais e políticos.
Não podemos nos calar e deixar que o nome de uma Corporação, construído com base na luta e suor de seus membros, seja agora maculado pelos interesses mesquinhos de um oficial que nada tem a reclamar do que o Estado lhe proporciona.
Ressalte-se, um oficial que tem envergonhado a Associação a que preside, pois nem mesmo sua Diretoria tem com ele permanecido. Afinal, dos onze membros da Diretoria, remanescem apenas três. Nenhum de nós se sente representado por este oficial, nem pelas pessoas a ele associadas.
Temos salários dignos, boas condições de trabalho e, sobretudo, o reconhecimento da população a quem servimos. Possuímos amplo acesso à Justiça, aos meios de defesa e ao devido processo legal.
Nós nos orgulhamos de ser uma Instituição militar, que alinha seus pilares de hierarquia e disciplina, com os princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito. Por isso, nos indignamos com as notícias falaciosas de que não se apuram denúncias.
Nenhum de nós teve cerceado o direito à apuração de qualquer irregularidade a que queiramos noticiar. É livre o nosso acesso tanto aos órgãos de fiscalização internos, quanto externos. Agora, vemos nosso nome ferido, em virtude de uma enquete, feita sem qualquer método confiável e ainda, com base em depoimentos de pessoas anônimas, que sequer nos órgãos de controle externo tiveram a dignidade de se manifestar.
Desconhecemos essas supostas vítimas, como também autores. Vai contra nossos princípios o engodo, a mentira, o aproveitamento do alheio. Esperamos na Justiça que a verdade seja esclarecida e que os responsáveis por todo este mal causado, por ele respondam.
Continuamos nossa nobre missão, altivos, confiantes e unidos, como um corpo que somos, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins.
Palmas-TO, 29 de dezembro de 2018
1 GERALDO DA CONCEIÇÃO PRIMO – TC QOBM/A
2 JOSÉ DOMINGOS ALVES FILHO – TC QOBM/A
3 LUCIANO NAKANO JUNQUEIRA – TC QOBMS
4 JULIANA PINTO CORGOZINHO – TC QOBMS
5 ANDRE CARVALHO DE ARAÚJO – TC QOBME
6 ALEX FERNANDES MATOS – MAJ QOBM
7 ERISVALDO DE OLIVEIRA ALVES – MAJ QOBM
8 THIAGO FRANCO SANTANA- MAJ QOBM
9 MAXUELL DOS SANTOS DE SOUZA – MAJ QOBM
10 NILTON RODRIGUES DOS SANTOS – MAJ QOBM
11 ANDREYA DE FÁTIMA BUENO – MAJ QOBM
12 CIRO CARDOSO GUIMARÃES FILHO – MAJ QOBM
13 CLÉBER JOSÉ BORGES SOBRINHO – MAJ QOBM
14 MAJ JOÃO NETO DA SILVA
15 MATEUS TEIXEIRA – MAJ QOBM/E
16 JOSÉ ROBERTO DE OLIVEIRA MENDES JÚNIOR – MAJ QOBM/E
17 DOUGLAS LUIZ DOS SANTOS SOUZA – MAJ QOBM/E
18 CARLA CRISTINA SIQUEIRA DE RESENDE – MAJ QOBM/E
19 HALYNY MENDES GUIMARÃES – MAJ QOBM/E
20 PAULA MENEZES MASCARENHAS – MAJ QOBM/E
21 LEONARDO GOMES COELHO – MAJ QOBM/E
22 JOSSELINDO CORDEIRO SOBRAL – MAJ QOBM/E
23 MARYELLE FERREIRA GARCIA FELICÍSSIMO – MAJ QOBM/E
24 PEDRO VICTOR DIAS MACHADO ZERBINI LEÃO – MAJ QOBM/E
25 MAJ RR EDSON ALVES PEREIRA
26 JOSÉ WILLAMES ARAÚJO SOARES – MAJ QOABM
27 DOMITILLA RODRIGUES TRAVERSIM – MAJ QOBMS
28 ANA PAULA DE CASTRO REIS – MAJ QOBME
29 DIONE SILVA LIMA MIRANDA – MAJ QOBMS
30 DENISE FERNANDES DE SOUZA – MAJ QOEPM
31 THAÍS F G ARAÚJO ALBUQUERQUE MAJ QOBM/E
32 WLEYDSON MORAIS DUTRA – MAJ QOBM/A
33 WELTON PEREIRA DOS SANTOS ALVES – MAJ QOBM/E
34 FRANCISCO DE ASSIS EVANGELISTA CHAVES – MAJ QOBM/E
35 LINDOMAR CARLOS DE MATOS – MAJ QOBMA
36 RAPHAEL DIAS MEDEIROS – MAJ QOBM/E
37 CLOVIS EDUARDO FERNANDES CARNEIRO – CAP QOBM
38 ANTÔNIO LUIZ SOARES DA SILVA – CAP QOBM
39 ANDRÉ AUGUSTO SOARES – CAP QOBM
40 BENVINDO FILHO PINTO DE QUEIROZ – CAP QOBM
41 DOUGLAS FERDINAN DOS SANTOS BRITO – CAP QOBM
42 LÁZARO NOGUEIRA DA SILVA – CAP QOBM
43 SANDRO SOUSA PINTO – CAP QOBM
44 SILVANO FLORENTINO LOPES – CAP QOBM
45 WELLINGTON DE SOUZA MOURA – CAP QOBM
46 RAFAEL ALVES CRUVINEL- CAP QOBM
47 RAFAEL BARRETO MENEZES- CAP QOBM
48 MÁRCIA MARRA DE OLIVEIRA SANTOS – CAP QOBM
49 CARLOS ROBERTO DE ALMEIDA – CAP QOBM
50 FLÁVIO LUÍS DA SILVA ALVES – CAP QOBM
51 MARCOS HUMBERTO RENOVATO DOURADO – CAP QOBM
52 DAVI LIRA DE CARVALHO – CAP QOBM
53 SIDIMARCOS PEREIRA DE MESQUITA – CAP QOBM
54 JAIRON SOARES DOMINGUES – CAP QOBM/A
55 DANUBIO KELLY BEZERRA PEREIRA – CAP QOBM
56 DANIELA TAVARES GOMES DA SILVA – CAP QOBM
57 FÁBIO QUEIROZ NOGUEIRA – CAP QOBM/A
58 GREYCIANE ALVES SANT’ANA DINIZ – CAP QOBM/E
59 EDVALDO GOMES ARAUJO – 2º TEN QOBM/A
60 BASÍLIO DE MOURA NETO – 2º TEN QOBM/A
61 CARLOS HERNANDES DA SILVA – 2º TEN QOBM/A
62 EDINAL PINTO DE ARAÚJO – 2° TEN QOBMA
63 OLÍVIO RIBEIRO GOMES – 2° TEN QOBMA
64 MARCELO DE ALMEIDA BRITO – 2° TEN QOBM
65 RÉGIS DEAN NEVES MOURÃO – 2 TEN QOBMA
66 PEDRO ALCÂNTARA LOPES CÉSAR – 2º TEN QOBMA
67 PEDRO MOURA CUNHA – 2 TEN QOBMA
68 ANDRÉA CRISTINA ALVES DE ANDRADE – 2º TEN QOBMA
69 MARINALDO GOMES ROCHA – 2º TEN QOBM/A
70 ADAILTON ALVES PEREIRA – 2º TEN QOBM/A
71 GERCINO ALVES BORGES JUNIOR – 2º TEN QOBM/A
72 JOSÉ WILSON DA SILVA OLIVEIRA – 2º TEN QOBM/A
73 GILMAR CHAVES DO NASCIMENTO 2°TEN QOBM/A
74 RAIMUNDO NONATO RESPLANDES NOLETO – 2º TEN QOBM/A
75 FAUSTINO RIBEIRO GOMES – 2º TEN QOBM/A
76 CESAR AUGUSTO DA SILVA COSTA – 2º TEN QOBM/A
77 ALFREDO CARLOS DE MATOS – 2º TEN QOBM/A
78 AGNALDO SILVEIRA – ST QPBM
79 GISELE AMARANTE LOPES – ST QPBM
80 NEIVALDO HONORATO DE MELO – ST QPBM
81 RONALDO FLORENTINO CAVALCANTE – ST QPBM
82 ILMA APARECIDA DOS SANTOS – ST QPBM
83 JANES RODRIGUES GALVÃO – ST QPBM
84 HUMBERTO COELHO BASTOS – ST QPBM
85 VANDERLEY TEIXEIRA CARVALHO – ST QPBM
86 ROGÉRIO DE SOUSA – ST QPBM
87 SILVIO SILVA SILVEIRA – ST QPBM
88 JOSE SELVINO VARGAS DA SILVA – ST QPBM
89 WENDERSON XAVIER LOPES – ST QPBM
90 FRED MOREIRA NASCENTE – 1º SGT QPBM
91 MARIA VALDIRENE CÉSAR DOS SANTOS – 1º SGT QPBM
92 MARINEIDE SOUZA ROCHA DE CASTRO – 1º SGT QPBM
93 EDUARDO CADORE CASTRO – 2º SGT QPBM
94 ALBERTINO PEREIRA DO CARMO NETO – 2º SGT QPBM
95 RONALDO BARBOSA DA SILVA – 2º SGT QPBM
96 SGT MICKAWBER FELICÍSSIMO DE OLIVEIRA – 2º SGT QPBM
97 SÔNIA MORI SAMPAIO FERRÃO – 2º SGT QPBM
98 GUTO MARCEL LEÃO SILVA – 2º SGT QPBM
99 ILDONEY ALMEIDA MARTINS – 2° SGT QPBM
100 JOSANE BARBOSA COSTA – 2° SGT QPBM
101 KIRKIPATRIK JEFFLEY REIS LEMES IZUMI
102 THIAGO DE SANCHA CARDOSO DE MACÊDO – 2º SGT QPBM
103 FERNANDO BONFIM DA SILVA – 2° SGT QPBM
104 GILMAR FERREIRA DE SOUZA – 2º SGT QPBM
105 RAPHAEL RAMOS MOLLO – 2º SGT QPBM
106 DOUGLAS SOUSA AZEVEDO – 2º SGT QPBM
107 PEDRO HENRIQUE COSTA AYRES RODRIGUES – 2º SGT QPBM
108 NELSON SOUZA CORREIA – 2° SGT QPBM
109 CLEBER PEREIRA DA SILVA – 2° SGT QPBM
110 FÁBIO GOMES LOPES DA MOTA – 2° SGT QPBM
111 ISAÍAS ARAÚJO SILVA – 2° SGT QPBM
112 MAGNO VALADARES TEIXEIRA BESERRA – 3° SGT QPBM
113 RAFAEL VILARINS – 3º SGT QPBM
114 TIAGO XAVIER LOPES – SGT QPBM
115 JOSÉ NILTON FERNANDES DOS SANTOS – 3º SGT QPBM
116 MÁRCIO DO NASCIMENTO RAMOS – 3º SGT QPBM
117 ABRAÃO BARBOSA DA SILVA – 3º SGT QPBM
118 RANGEL BRANCO DA SILVA – 3º SGT QPBM
119 RODRIGO REIS FIGUEIRA – 3º SGT QPBM
120 ALDO DORO LOMPA – 3º SGT QPBM
121 MOISÉS SOARES LOPES CINTRA – 3º SGT QPBM
122 RICARDO GOUVEIA SILVA – 3º SGT QPBM
123 ALDERICO PEREIRA MEDEIROS – 3º SGT QPBM
124 DANYLO RODRIGUES NOLETO – 3º SGT QPBM
125 HERYKO ALVES DE SOUZA – 3º SGT QPBM
126 JOSÉ ILMAR LIRA JÚNIOR – 3º SGT QPBM
127 ROGERIO VILELA VASCONCELOS DOURADO – 3º SGT QPBM
128 BISMARCK DA SILVA MARQUES SANTOS – 3º SGT QPBM
129 GUILHERME MARQUES DE MELO – 3º SGT QPBM
130 SÍLVIA PATRÍCIA XAVIER NOGUEIRA ALVES – 3º SGT QPBM
131 MARIA ÂNGELA DE MATTOS SABÓIA PEIXOTO FRANCO – SGT QPBM
132 OLÍVIA COÊLHO BASTOS BORGES SOBRINHO – 3º SGT QPBM
133 PAULO HENRIQUE O. SANTOS – 3º SGT QPBM
134 REGINALDO CARDOSO AGUIAR – 3º SGT QPBM
135 JANDERSON DA SILVA CHAVES – 3º SGT QPBM
136 WASHINGTON SOUSA ALELUIA – SGT QPBM
137 MANOEL PEREIRA DA SILVA – 3º SGT QPBM
138 THIAGO SOCCAL OLINGER – 3° SGT QPBM
139 GEANDERSON BARBOSA CARDOSO – 3º SGT QPBM
140 ARIOSVALDO ARAUJO GUIMARAES TAVARES – 3º SGT QPBM
141 CHRISTIANE RAMALHO CAVALCANTE – 3° SGT QPBM
142 DANIEL CARLOS – 3° SGT QPBM
143 BRUNO GOMES COSTA – 3° SGT QPBM
144 ANDRÉ LUIS DOS SANTOS GOMES – 3° SGT QPBM
145 RAILKER GUIMARÃES CÉSAR – 3º SGT QPBM
146 CLAUDIOVARGS CIRQUEIRA – 3°SGT QPBM
147 GENOVAL DA SILVA FERNANDES – 3°SGT QPBM
148 FRANCISCO DAS CHAGAS BASTOS PEREIRA FILHO – 3° SGT QPBM
149 SONAIRA GABRIELA DOS SANTOS – 3° SGT QPBM
150 LEANDRO ALENCAR – SD QPBM
151 MARCOS DANILO BORGES CARVALHEDO – SD QPBM
152 EDSON WANDERLEY DA SILVA – SD QPBM
153 HERSON GOMES RIBEIRO – SD QPBM
154 LEANDRO QUEIROZ RIBEIRO – SD QPBM
155 LUIS HENRIQUE RODRIGUES DE PAULA – SD QPBM
156 MAURISSANE MOREIRA DUARTE JUNIOR – SD QPBM
157 NAIANE ALVES DA SILVA MENEZES – SD QPBM
158 HIGOR EDUARDO ABREU BARBOSA SD QPBM
159 JOÃO CARLOS QUEIROZ ROCHA – SD QPBM
160 ALEX BEZERRA BARROS – SD QPBM
161 JOSÉ ANTÔNIO LIMA BARBOSA – SD QPBM
162 DIEGO VINÍCCIUS PAES DE PÁDUA – SD QPBM
163 LYNNEKER ALEXANDER CHARLEY BRITO MARQUES – SD QPBM
164 TAYANNA CURCINO RIBEIRO OLEBAR – SD QPBM
165 TÂNIA BRAGANHOLO FIGUEREDO – SD QPBM
166 RONEY FELICIANO DA SILVA – SD QPBM
fonte t1 noticias