Categorias
MUNDO

Gaza acena para cessar-fogo com Israel após maior escalada de ataques em anos; saiba o histórico Comente

Mais uma vez a Faixa de Gaza esteve sob ataque nesta última semana. Bombardeios israelenses mataram sete palestinos, ao menos cinco deles militantes, desde segunda-feira (12). Ataques com mísseis e foguetes lançados de Gaza mataram um palestino em Israel e feriram um soldado israelense.

A origem dessa escalada parece estar em uma incursão de soldados que terminou mal. O Exército israelense falou de uma operação de Inteligência e negou que se tratasse de uma tentativa de assassinar, ou de capturar palestinos, como alega o Hamas. Nesta terça (13), grupos militantes em Gaza concordaram em suspender os ataques, caso Israel faça o mesmo.

Foram os piores ataques mútuos desde a guerra de 2014 e analistas temeram uma quarta guerra, em dez anos, entre o grupo Hamas e Israel. Os conflitos constantes e um severo bloqueio aplicado por Israel assolam o pequeno enclave palestino. Conheça o histórico:
Pequeno território

Limitada ao norte e a leste por território israelense, a oeste pelo Mediterrâneo e ao sul pelo Egito, a Faixa de Gaza é um pequeno território de 362 km². Nele convivem dois milhões de palestinos, uma das mais altas densidades populacionais do mundo.

Após a guerra de 1948-1949, que explodiu por conta da proclamação do Estado de Israel, Gaza permaneceu sob a administração do Egito sem jamais ser anexada. Em junho de 1967, Gaza foi ocupada por Israel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *