Governo promove campanha educativa em escolas para combater queimadas no Tocantins

Serão visitadas as escolas públicas dos municípios com maior número de registros de incêndios.
Fonte Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Buscando aliados na prevenção às queimadas, o Governo do Estado iniciou uma campanha de sensibilização nas escolas púbicas do Tocantins. Nesta quarta-feira, 4, representantes do Comitê do Fogo visitaram as cinco primeiras unidades escolares no distrito de Taquaruçu, em Palmas, região onde tem sido registrados muitos focos de incêndios.

Alunos receberam material educativo e orientações de como denunciar os focos de incêndio.

Os estudantes participaram de uma blitz educativa, receberam material informativo e conheceram as ações promovidas pelo executivo estadual visando minimizar os danos ambientais e para a população neste período de estiagem.

O Assessor de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS), Fábio Alves Oliveira, falou para os educandos sobre a importância de cada um na preservação ambiental. “As queimadas afetam a fauna, a flora, as nascentes e acarretam uma perda da biodiversidade que acabam prejudicando todos nós”, destacou.

Para completar o recado, o Tenente Borges, da Defesa Civil Estadual, lembrou que “proteger o meio ambiente é proteger nosso próprio lar. Os incêndios não só destroem a natureza, como afetam a nossa saúde e nossa qualidade de vida, além de ser um crime passível de multa e prisão”, frisou.

A aluna do Colégio Estadual Duque de Caxias, Ana Luísa do Nascimento Martins, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “Eu nasci aqui em Taquaruçu e sempre que chega essa época me entristeço em ver a serra e as matas em chamas. Se tem queimada é porque alguém foi lá e colocou fogo. Acho muito importante que os jovens aprendam o quanto isso faz mal para nós mesmos e para o planeta”, avaliou.

Blitz educativa foi realizada em cinco escolas públicas do distrito de Taquaruçu.

Educação ambiental

Conforme a Técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Rose Ferreira, atividades educativas ligadas à conscientização ambiental são realizadas ao longo do ano nas unidades escolares da rede estadual.

“São abordadas temáticas como o uso consciente dos recursos naturais, sustentabilidade, assim como a prevenção e combate às queimadas, que no nosso estado são, em maioria, provocadas pela população. Ao sensibilizar o público estudantil, estamos formando cidadãos conscientes quanto aos danos desta prática criminosa. Eles também são importantes agentes multiplicadores desta ideia de preservação”, enfatizou Rose.

 

Como Denunciar

Na visita às escolas, a equipe representante do Comitê do Fogo também orientou os alunos sobre o disk denúncia. A Diretora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Karine Sotero Campos, explicou como a ferramenta funciona. “Qualquer pessoa pode denunciar os focos de incêndio. A denúncia é anônima e pode ser feita pelo whatsapp ou por telefone. As informações são repassadas ao Corpo de Bombeiros para que as equipes de brigadistas possam atuar o mais rápido possível evitado que o fogo se alastre”, afirmou.

Os alunos receberam cartilhas e passatempo para ajudar a esclarecer as dúvidas sobre o tema. Também foram distribuídos adesivos com os números para denúncias de focos de incêndio: 99988-0030, pelo aplicativo whatsapp, ou via ligação telefônica pelo número 0800 63 11 55.

Fotos: Elias Oliveira/Governo do Tocantins.


Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe seus Comentario