Categorias
MUNDO

Homem suspeito de envolvimento com pacotes-bomba é preso na Flórida; “não vamos permitir violência política”, diz Trump 14

Um homem suspeito de envolvimento com o envio de pacotes contendo explosivos a políticos e apoiadores do Partido Democrata foi preso no sul da Flórida, informou o Departamento de Justiça dos EUA nesta sexta-feira (26). A prisão ocorreu em um estacionamento em Plantation, na região metropolitana de Miami.

No local da prisão, policiais cobriram uma van branca com um plástico azul e removeram o veículo em um caminhão. A van possuía diversos adesivos e colagens com imagens do presidente Donald Trump e de seu vice, Mike Pence, e frases ofensivas à CNN e a críticos de Trump.

De acordo com a imprensa dos EUA, o nome do suspeito é Cesar Sayoc. O homem, de 56 anos, é filiado ao Partido Republicano e tem um longo histórico de crimes. Ele possui residência em Aventura, na Flórida, e conexões com Nova York. O departamento de Defesa do país informou que chegou ao nome de Savoc a partir de resquícios do seu DNA em um dos envelopes.

Segundo a CNN, o homem teria sido expulso de sua casa e estava vivendo na van.

Sayoc foi preso em 1999 por dirigir um carro roubado e, em 2002, ameaçou explodir uma empresa de serviços públicos da Flórida e disse que seria “pior do que o 11 de setembro”, conforme apurado pela CNN.

Em pronunciamento nesta sexta, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a prisão do suspeito e disse que o responsável pelos pacotes será punido. “Não vamos nunca permitir que a violência política domine a América”, disse Trump.

“Estou comprometido em fazer tudo que estiver sob meu poder para parar isso. E parar isso agora, parar isso agora”, completou o presidente. Trump ainda elogiou o trabalho de autoridades dos EUA pela prisão do suspeito, em um discurso marcado por pedido de união do país. “A América precisa mostrar para o mundo que estamos unidos, juntos e em paz”.

“Qualquer tentativa de machucar aos outros é repugnante e não tem nenhum lugar na Flórida ou em nosso país”, disse Rick Scott, governandor da Flórida, em publicação no Twitter.

Em uma coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta (26), o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, elogiou o sistema de segurança dos Estados Unidos. “O caso mostrou a força dos nossos agentes e do nosso sistema de segurança, o melhor do mundo. Estamos orgulhosos de cada um.”

Sessions ainda confirmou que Sayoc será processado por pelo menos cinco crimes, incluindo enviar correspondência com explosivos e ameaçar ex-presidentes. Já Chris Wray, diretor do FBI, afirmou que os pacotes são verdadeiros e representavam reais riscos de explosão. “cada pacote tinha vários características de uma bomba, como material explosivo, canos de PVC e um pequeno relógio”, afirmou Wray.

“Agora também contamos com a ajuda de cada cidadão. Nenhuma informação é pequena demais, todas tem seu valor. Por isso, se qualquer um observar algo suspeito, por favor ligue para suas autoridades locais”, disse o diretor do FBI. “Não vamos comentar qual a situação da investigação nesse momento”, concluiu Wray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *