Inscrições abertas para oficina de elaboração e produção de projetos culturais

Depois de finalizar o curso de capacitação profissional “Teoria, escrita e processos criativos em roteiro audiovisual” na Academia Internacional de Cinema, o diretor, roteirista, ator e professor Thiago Henrique Omena dá início a uma série de oficinas de capacitação para os artistas do estado, iniciando com o tema de produção de projetos culturais (elaboração, planejamento e gestão).

 

Esta capacitação acontecerá no próximo sábado, 29, às 14 horas, de modo virtual, via Google Meet, com até 40 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link encurtador.com.br/EIWZ0 e outras informações ordem ser solicitadas pelo email onzeminutoss@gmail.com ou telefone (63) 98511-0947“Vamos abordar diversas questões que rondam os artistas na hora de transformar uma ideia em projeto, como escrita técnica e poética, planejamento, orçamento e estudo de viabilidade na produção de projetos de culturais”, adianta Omena.

 

A oficina contará ainda com a presença de Kaká Nogueira, atual presidente da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac), e buscará auxiliar os profissionais de diversas áreas culturais, a entender os processos de escritas de projetos de incentivo e patrocínio pautados na rigidez técnica imposta por editais locais e nacionais; buscando assim empoderar artistas de longa data, bem como os novos fazedores de cultura (produtores culturais ou não) para que possam escrever, sozinhos, seus próprios projetos.

 

Projeto

Ainda de acordo com Thiago Omena, o projeto Onze Minutos Entre Nós entende que a arte é um agente ativo de transformação social e que, essa transformação é validada quando é coletiva. “Visamos o fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual tocantinense, por meio da capacitação, por oficinas temáticas, para os profissionais do setor cultural do Estado”, declara o artista.

 

Além da efetiva troca de experiências com os profissionais que já trabalham na área, o projeto prevê, ainda, a viabilização de um roteiro de um longa-metragem, baseado em fatos reais com título homônimo ao projeto.

 

O projeto  foi contemplado pelo Prêmio Emergencial do Tocantins – Audiovisual, do Governo do Estado do Tocantins,   com apoio do governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura,  Fundo Nacional de Cultura.

Foto: Flaviana Ox/ Divulgação

Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe seus Comentario