Categorias
SLIDE TOCANTINS

Naturatins comemora Semana do Meio Ambiente com ações voltadas para a comunidade

Durante a programação da 23ª Semana do Meio Ambiente no Tocantins, a equipe de Educação Ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) esteve, nesta segunda-feira, 05, no Colégio Estadual Frederico Pedreira em Palmas, onde ministraram a Oficina de sensibilização conhecida como Vigilante Ambiental Voluntário. Foram beneficiados com o curso 55 estudantes de duas turmas desta unidade de ensino.

Para a educadora Ambiental Nelma Mota, estas capacitações retratam a preocupação que o Naturatins tem em repassar boas práticas de educação ambiental aos jovens. “Nós buscamos sensibilizar os alunos sobre a relação que eles devem ter com as questões ambientais. Seja com pequenas ações nas suas casas, na igreja, ou no bairro, na escola, enfim, nos locais onde eles vivem. Mostrar que por meio de pequenas atividades, pode-se modificar para melhor a convivência de forma integrada com a natureza”, salientou a educadora.

Também nesta segunda-feira, o Naturatins ministrou uma Oficina de Decoração com material reciclável. Na oportunidade a educadora ambiental, Maria Alice Reis, ensinou às participantes como utilizar garrafas de vidro e latas na decoração de ambientes.

Ainda durante a programação, o Instituto deu início no auditório do órgão, à Mostra de filmes vencedores do Festival Internacional de Cinema Ambiental da cidade de Goiás (Fica). Os filmes exibidos foram “A Canga”, curta metragem de 12 minutos, baseado em uma adaptação livre do romance homônimo de W. J. Solha; “Vi Cuenca Song”, documentário de 26 minutos, sobre a realidade de crianças e adultos vietnamitas após a Guerra do Vietnã; e “Barrados e Condenados”, documentário de 24 minutos sobre a construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí e seus impactos socioambientais.

Para esta terça-feira, 06, os amantes da sétima assistem desde as 17h30min, filmes como: “Césio 137”, documentário de 24 minutos que discorre sobre os afetados pelo desastre do contato entre moradores de Goiânia e o elemento radioativo Césio 137; “A Lenda da Árvore”, animação de 6 minutos, onde é destaque a relação entre sociedade e natureza: o contato dos “homens brancos” e a natureza, e ainda  das comunidades negras com a natureza; “Recife: De dentro para fora”, documentário de 15 minutos, baseado no poema de João Cabral de Melo Neto “O cão sem plumas”.

A programação com os documentários segue até quarta-feira, 07, às 17h, com o documentário “O Sonho de Rose”, de 92 minutos. O roteiro conta a história de um processo de ocupação de um latifúndio ocorrido no Estado do Rio Grande do Sul.

06/06/2017 – Tânia Caldas / Governo do Tocantins

fonte: to.gov

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *