Construção de policlínica começou em janeiro do ano passado e deveria ter sido concluída em junho deste ano. Moradores reclamam dos transtornos na hora de buscar atendimento.
Os moradores de Gurupi, sul do Tocantins, esperam há dois meses a entrega de uma unidade que pode melhorar o atedimento de saúde. As obras da policlínica começaram em janeiro do ano passado e deveriam ter sido entregues em junho deste ano, mas a prefeitura diz que a entrega foi adiada para o mês de novembro. A construção está orçada em mais de R$ 500 mil. (Veja o vídeo)
A unidade no bairro União 5 vai funcionar como anexo de uma policlínica antiga, localizada no centro da cidade e que possui uma demanda considerada grande. É que ela atende cerca de 150 pacientes por dia e é base para mais de 17 municípios da região da Ilha do Bananal, já que oferta mais de 15 especialidades médicas.
A antiga policlínica está em condições precárias: no corredor é possível ver equipamento médico antigo e sem uso, apenas um banheiro está em funcionamento e o piso e as portas estão danificados.
A promessa é que a obra da nova unidade vai melhorar o atendimento. Ela deveria ter sido entregue no dia 11 de junho deste ano. De lá para cá o cronograma sofreu alterações e uma nova data de conclusão dos trabalhos foi estabelecida pela prefeitura. O novo prazo era dia 10 de agosto, mas as obras ainda estão inacabadas.
Quem mora perto da undidade em construção reclama da demora. A operadora de cobrança Ítala Amaral, disse que precisa deixar o bairro para ir ao centro da cidade em busca de atendimento. “Se ela já tivesse sido inaugurada, a gente não tinha transtorno de se locomover da nossa unidade para ir em outros postinhos. Chegando lá a demora é grande porque atende outras comunidades. Tem uns sete meses que aguardamos a inauguração e até agora nada”.
A Prefeitura de Gurupi informou que a nova policlínica está em fase de finalização, aguardando liberação de recursos do governo federal e que a inauguração está prevista para o mês de novembro.
http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/obra-atrasada-de-mais-de-r-500-mil-prejudica-atendimento-de-saude-em-gurupi.ghtml