Categorias
TOCANTINS

Plano de Cerco e Bloqueio da PMTO capacita militares a atuarem contra ações de “novo cangaço”

Policiais militares que trabalham na região do 5º Batalhão da PMTO concluíram a instrução e estão aptos a atuarem, tanto na prevenção, quanto no combate a este tipo de modalidade criminosa.
Fonte Luana Barros/Governo do Tocantins

Aconteceu na manhã da última quinta-feira, 8, em Porto Nacional, a solenidade de encerramento da Instrução do “Plano de Cerco de Bloqueio”, do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPMTO).

O “Plano de Cerco e Bloqueio” foi desenvolvido para prevenir e combater assaltos na modalidade “novo cangaço”, no qual indivíduos fortemente armados sitiam cidades inteiras e aterrorizam a população local durante a prática de furtos ou roubos em agências bancárias.

 

PMTO finaliza curso de Cerco e Bloqueio em Porto Nacional.

Presenças

A solenidade contou com a presença do Comandante do 5º BPMTO, Tenente-Coronel João Pedro Passos Lemos, juntamente, com os oficiais e praças da unidade, além das seguintes autoridades: Coronel Jeferson Nunes Alecrim – Subchefe do Estado Maior da PMTO, no ato representando o Comandante-Geral da PMTO – Coronel Jaizon Veras Barbosa, o Prefeito de Porto Nacional – Joaquim Maia, Chico Silva – Presidente da Câmara de Vereadores, Diogo Fonseca da Silveira – Delegado Regional de Policia Civil, Carlos Uchôa – Gerente da Agência Banco do Brasil, Jordel Souto Machado – Gerente Administrativo e Operacional da GRANOL, Wender George da Silva – Coordenador de Segurança da empresa de segurança Proforte e outras autoridades eclesiástica, civis e militares.

 

Pronunciamentos

Tenente-Coronel João Pedro comandante do 5º BPM.

O Comandante do 5º BPMTO, Tenente-Coronel João Pedro em sua fala destacou sobre a importância do trabalho em parceria com o estado e os seguimentos da sociedade em prol da segurança e o bem-estar social. Ressaltou ainda que os policiais militares do 5º BPMTO estão comprometidos com a segurança mesmo sacrificando as suas próprias vidas.

“A instrução do Plano de Cerco e Bloqueio é mais uma ferramenta de conhecimento de suma importância para o enfrentamento das quadrilhas de assalto as Instituições Financeiras que atuam no Estado, na modalidade novo cangaço”, disse Tenente-Coronel João Pedro.

O Prefeito de Porto Nacional – Joaquim Maia participou do evento.

Já o Prefeito Municipal Joaquim Maia, falou aos presentes da importância e do valor que tem os policiais militares para a sociedade portuense e para o Tocantins. Ele disse que sempre esteve ao lado do Batalhão dando o seu apoio como gestor do município e que todas as vezes que a Polícia Militar bater na porta do seu gabinete, ela sempre estará aberta, de mãos estendidas para trabalhar em prol da comunidade.

Coronel Alecrim agradeceu ao Comandante-Geral da PMTO, Coronel  Jaizon Veras Barbosa, pelo apoio inegável dado as ações e propostas pelo Comando do 5º BPMTO, por entender de pronto as demandas desta Unidade, em promover a capacitação da tropa, prestando assim um serviço cada vez mais qualificado. Ele agradeceu a todos os parceiros ali presentes, entre eles a Policia Civil através dos seus representantes, as Agências Bancárias, o Município e os empresários que apoiam as ações do Batalhão.

O Subchefe do Estado Maior da PMTO parabenizou também os concluintes do curso por mais esse conhecimento adquirido, se assegurando de confiança e técnica para um eventual enfrentamento em crimes cometidos contra Instituições Financeiras.

Logo em seguida, foi proferida uma palestra com o tema: “Crimes Cibernético”, ministrada pela doutora Milena Santana de Araújo Lima – Delegada de Polícia Civil, que veio em caráter voluntário com apoio da Assessoria da Polícia Militar do Tribunal de Justiça.

Ao término da palestra, a Delegada Milena, recebeu das mãos do Coronel Alecrim, um certificado de “Amiga do Batalhão” e um buquê de flores pela parceria realizada com o 5º BPMTO.

 

Ação solidária

Na oportunidade, os militares e presentes foram convidados a levarem ao evento 1 kg de alimento não perecível. Os donativos arrecadados serão encaminhados ao Abrigo João XXIII em Porto Nacional.

Fotos: PMTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *