Ação foi realizada pela 8ª DEIC com apoio da DHPP de Gurupi
Uma operação de combate à criminalidade, deflagrada pela 8ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (8ª DEIC), de Gurupi, com apoio de agentes da 3ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (3ª DHPP), nesta quarta-feira, 21, resultou na prisão em flagrante de cinco pessoas por tráfico de drogas; apreensão de três armas de fogo, entorpecentes, munições e certa quantia em dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Coordenada pelo delegado-chefe da 8ª DEIC, Rafael Falcão, a operação foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira, quando os policiais civis foram até uma residência no setor Malvinas, após investigações realizadas pela Divisão Especializada apontarem que o imóvel estaria sendo utilizado para depósito e também para comercialização de drogas.
O Delegado informou ainda que, durante o intercâmbio de informações em investigações que apuram a prática de crimes de tráfico de drogas e homicídios em Gurupi, os policiais civis identificaram uma casa onde criminosos estariam realizando a venda ilícita de entorpecentes e armazenando armas de fogo.
Ao abordarem dois homens e duas mulheres que estavam no local, foram encontrados em poder dos mesmos duas pistolas calibre 9mm com 24 munições intactas, vinte munições calibre .38, dois tabletes de maconha, três porções da mesma droga, duas porções médias e uma menor de cocaína, três balanças de precisão, rolos de plástico filme e sacos zip lock (usualmente utilizados para embalar entorpecentes fracionados), além de R$ 419,00 em espécie.
Em seguida, as equipes realizaram diligências e encontraram um quinto envolvido, residente no imóvel onde os quatro primeiros foram presos, sendo que em poder deste ainda foi encontrado um revólver calibre .38 com numeração raspada, treze munições intactas e também certa quantia em dinheiro. Diante dos fatos, os envolvidos foram conduzidos até a Central de Atendimento da Polícia Civil de Gurupi, onde foram autuados em flagrante pela prática dos crimes de tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e associação criminosa.
Depois de adotadas as providências legais cabíveis, os cinco suspeitos foram colocados à disposição do Sistema Prisional do Tocantins. Por fim, ressalta-se que todos os conduzidos já possuem condenações anteriores e são suspeitos de integrar facções criminosas.
Por: Rogério de Oliveira/Governo do Tocantins