Categorias
SLIDE

Praias de areia branca e água cristalina no TO são ótimas opções para o fim de semana

Na temporada de verão no Tocantins, de junho a setembro, forma-se uma variedade de ilhas e praias fluviais, com areias brancas e aguas calmas. São quase 100 praias em todo o Estado, a maioria banhada pelos rios Tocantins e Araguaia, e seus afluentes. Espaços de lazer ao ar livre, as praias são ambientes ideais para a prática de atividades ecoturísticas e de esportes náuticos.

Em geral, as praias do Tocantins contam com estrutura de bares, restaurantes, estacionamento e segurança. Ainda possuem uma programação de shows e atividades de lazer para toda a família. As praias de Palmas e Porto Nacional têm diversão o ano inteiro.

Confira algumas opções de praias para aproveitar o final de semana:

A Praia Pé da Ponte, em Aguiarnópolis, é banhada pelo Rio Tocantins. A praia funciona em junho e julho, conta com estrutura de barracas de bebidas e comida, banheiro, estacionamento, segurança e possui entrada grátis.

A Praia da Gaivota, no munícipio de Araguacema, se destaca entre dezenas de ilhas e lagos que se formam no Rio Araguaia. A Praia da Gaivota fica de frente para a cidade, e oferece serviços de restaurantes, bares, artesanato e shows artísticos, banheiros químicos e barracas para aluguel.

A Praia da Ponta, em Araguatins, conta este ano com extensa programação cultural. A ilha esta entre as que recebe maior público no período de veraneio na região do Bico do Papagaio. Turistas do Maranhão, Pará, Goiás, Tocantins e Distrito Federal, são frequentes no mês de julho. A temporada segue até dia 12 de agosto, com atrações nacionais, regionais e espaço para os artistas locais. Neste final de semana, dias 28 e 29, se apresentam na praia os cantores Mauro Vieira e Duanni, além de JD. Salsicha e a banda Caviar com Rapadura.

A Praia de Caseara, situada às margens dos Rios Araguaia e Coco, é o principal portal da entrada do Parque Estadual do Cantão. De julho a setembro, período de seca, as praias fluviais são sempre convidativas. A fundação da cidade remete ao ano de 1932, quando Raimundo Nonato Casé se estabeleceu nas proximidades de um grande igarapé, às margens do Araguaia. Nesse local, ele começou a explorar o óleo de babaçu, e assim surgiu um próspero povoado. No ano de 1987, quando ainda era subordinado a Araguacema, Caseara é elevada à categoria de município e ganha autonomia administrativa. A natureza é um dos destaques nessa região: entre junho e setembro, quando as águas dos rios baixam se formam belas praias de rio. A região tem opções pesca esportiva e esportes náuticos. Pode-se fazer passeios de barco, sobretudo na seca, quando se formam mais de 800 lagos interligados por mais de 156 km de canais navegáveis. É um mundo de águas. Na cheia o cenário muda, os cursos d’agua se conectam, formando um imenso lago, habitado por jacarés, tartarugas, aves e peixes.

A Praia Lagoa da Confusão, localizada no oeste do Tocantins, na região da Ilha do Bananal, sedia um dos mais belos espelhos d’água do Estado: uma grande lagoa rodeada por uma rica vegetação e praias de areias finíssimas, num permanente convite para seus momentos de lazer. Com duas estações bem definidas, verão e inverno, a Lagoa oferece opções para seu turismo o ano inteiro. Mas é na temporada de verão, que vai de junho a setembro, que esse cenário descortina variadas opções de lazer. É hora da pesca esportiva, dos passeios de barco, esportes náuticos e muito banho. A infraestrutura turística oferece boas acomodações, com hotéis, pousadas, restaurantes e bares, além de sua gastronomia à base de muito peixe, eventos culturais e competições esportivas. E pode ser visitada em qualquer época do ano.

A Praia da Fofoca, em Pau D’arco, a 424 km de Palmas, é formada por bancos de areias no meio do Rio Araguaia. Por ser inserida em uma das mais belas paisagens do médio Norte do Tocantins, possui uma variedade de atrativos turísticos como cachoeiras e várias ilhas para acampamentos, além de fazer fronteira com estado do Pará e limites com municípios de Arapoema, Bandeirantes do Tocantins e Araguaína.

A Praia Sono, em Pedro Afonso não pode deixar de ser visitada durante a temporada de julho, no Tocantins. Com areias brancas e águas cristalinas, a praia está localizada no perímetro urbano do município e possui cerca de 30 mil metros quadrados. A praia conta com infraestrutura gastronômica e sanitária para recepcionar os turistas, além da presença de postos da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Marinha do Brasil, que garantem a segurança dos visitantes. As principais rodovias de acesso a Pedro Afonso são a TO-336/BR-235 e a TO-010. Através da TO-336/BR-235, o município tem fácil acesso à BR-153, principal rodovia do Estado.

A Praia da Raposa, localizada no munícipio de Tupiratins, possui areia branca e águas cristalinas. A praia fica situada próximo ao perímetro urbano da cidade e é banhada pelo Rio Tocantins. O acesso é realizado por voadeiras, que percorrem 2,4 km rio abaixo, até chegar à ilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *