Categorias
Uncategorized

Projeto pedagógico do Cmei João e Maria será apresentado em congresso educacional em Curitiba (PR)

O projeto pedagógico Eu cuido, Você cuida, Nós cuidamos, desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João e Maria, será apresentado durante o 12º Seminário/2ºFórum Municipal de Educação Infantil Criança em Ação: pelos Direitos de Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se e V Circuito de Expressão Dramática na Pequena Infância, organizado pelo departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, no Paraná.

O evento que acontecerá no Centro Universitário (Uniopet), no período de 06 a 09 de novembro terá mesas redondas, oficinas e exposições, visando contribuir com os avanços nas reflexões e encaminhamentos da Educação Infantil da cidade de Curitiba. O projeto Eu cuido, Você cuida, Nós cuidamos será apresentado numa mesa redonda nesta quarta, 07, às 14 horas, pela orientadora educacional do Cmei João e Maria, Ludimila Barbosa Oliveira, uma das idealizadoras do projeto.

Segundo a orientadora educacional, o projeto pedagógico foi pensado com o objetivo de mostrar a todos o significado da ocupação dos espaços do Cmei e promover ações que levem à mudança de postura das crianças, servidores e pais sobre a importância de ocupar esse espaço que ensina, com amor e zelo. “Iniciamos o atendimento no Cmei em fevereiro de 2018, quando surgiu a necessidade de estabelecer com as crianças, servidores e família uma cultura de pertencimento, de cuidado e de apropriação dos ambientes internos e externos da instituição”, afirma.

Ainda segundo a educadora, o projeto serviu também para trabalhar outras questões como desenvolver nos pequenos a percepção sensório-motora, a observação, a apreciação e preservação do meio ambiente externo e interno. “Observamos que as crianças demonstraram interesse, curiosidade e encantamento pelas flores que cercam nosso Cmei e percebemos que muitas delas as colhiam para entregá-las às professoras, então decidimos trabalhar o tema primavera apresentado suas principais características, as flores que compõem a paisagem, as flores nativas do cerrado, a importância da estação para a natureza e sobre como cuidar e preservar tanto o meio ambiente, quanto os espaços e equipamentos do Cmei”.

Para Ludimila será uma honra participar do evento e contribuir com os debates. “Palmas é uma cidade do Norte do País, uma cidade nova com apenas 29 anos, mas que vem despontando nos índices educacionais, a exemplo da Prova Brasil, e isso tem despertado o interesse de outras cidades em conhecer nosso projeto educacional”, comemora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *