Fenômeno é comum no Tocantins durante a época de seca e se forma em função da combinação de temperaturas altas com pouca umidade. Registro foi na TO-050, entre Palmas e Porto Nacional.
Uma família registrou um grande redemoinho de poeira enquanto transitava na TO-050, entre Palmas e Porto Nacional, no começo da tarde deste domingo (27). Segundo Vânia Silva de Almeida Severino, que fez o vídeo, o redemoinho lembrava o formato de um tornado, já que chegou a vários metros de altura.
O fenômeno é considerado comum no Tocantins nesta época do ano, em que o clima é mais seco. Apesar de causa muita sujeira quando acontece perto de casas, ele não representa nenhum risco para os moradores. Já quando acontece perto de queimadas, o fenômeno pode se transformar em um redemoinho de fogo.
Segundo o meteorologista da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Luiz Cabral, o redemoinho se forma devido às altas temperaturas.
“Na nossa região é comum o surgimento desses redemoinhos nesse período de estiagem, onde temos altas temperaturas e baixa umidade do ar, além da incidência de queimadas. Inclusive, já houve registro da incidência de grandes redemoinhos de fogo”, comentou.