Referência na luta pelos direitos humanos no TO, dom Heriberto Hermes morre aos 84 anos

Em decorrência de falência múltipla dos órgãos, faleceu nesta quarta-feira, 3, por volta das 8h45, no Hospital Geral de Palmas (HGP), o bispo emérito da prelazia de Cristalândia, dom Heriberto Hermes, 84 anos. O religioso era uma referência na luta pelos direitos humanos no Tocantins.

O velório será realizado no Centro Pastoral de Paraíso a partir das 13 horas. Já nesta quinta-feira, 4, o corpo seguirá para Cristalândia, onde será velado e sepultado na igreja matriz da cidade, às 17 horas. Hermes é o terceiro bispo da linha sucessória da prelazia de Cristalândia que falece e o segundo a ser enterrado na matriz onde prestou serviços ao clero local por 27 anos.

De acordo com o clero do município, Hermes “combateu o bom combate, guardou a fé, agora lhe é reservado a coroa da glória. Rezemos pelo seu descanso eterno e que Deus conforte toda a sua família e a prelazia de Cristalândia”.

Perfil
Dom Heriberto Hermes nasceu em Shallow Water (Kansas, EUA) em 25 de maio de 1933, em 1954 fez a profissão de fé entrando na Ordem dos Beneditinos, sendo ordenado padre em 26 de maio de 1960.

Foi consagrado bispo prelado de Cristalândia em 12 de setembro de 1990 e aposentou-se em 25 de fevereiro de 2009 (Com informações da prelazia de Cristalândia)

Causas sociais
Por meio de nota, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Moisés Avelino, lamentou a morte do religioso e afirma que “ele parte deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. Será lembrado como um grande religioso imbuído nas causas sociais, e que muito contribuiu de forma positiva com o Estado do Tocantins”

Já a nota assinada por dom Queiroz, bispo prelado de Cristalândia, dom Heriberto Hermes doou a sua vida com simplicidade, gratuidade e dedicação aos mais pobres e que a prelazia de Cristalândia perde um de seus membros amados.

O governador Marcelo Miranda, também lamentou a morte do bispo Heriberto Hermes. Conforme a nota assinada pelo gestor estadual, Hermes abraçou as pastorais sociais, com dedicação desenvolveu projetos concretos de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Integrou-se ao Movimento Nacional dos Direitos Humanos e ajudou a implantar vários Centros.

Segundo a nota, o bispo recebeu em 2002 o prêmio nacional de Direitos Humanos.

Leia a íntegra das notas
“É com profundo pesar que o prefeito de Paraíso do Tocantins Moisés Avelino, juntamente com a primeira-dama Vírginia Avelino, o vice-prefeito Celso Morais e a equipe administrativa lamentam o falecimento do bispo Emérito, dom Heriberto Hermes. Ele parte deixando muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade. Será lembrado como um grande religioso imbuído nas causas sociais, e que muito contribuiu de forma positiva com o Estado do Tocantins.

Neste momento de dor e perda irreparável, respeitosamente, a gestão municipal presta condolências, manifesta solidariedade e os mais sinceros pêsames a toda família, prelazia e amigos de dom Heriberto Hermes.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Paraíso”
—————————————————
“Comunicamos o falecimento na manhã deste 3 de janeiro de 2018, às 8h45, do bispo emérito da Prelazia de Cristalândia Dom Heriberto John Hermes, OSB

Heriberto nasceu em Shallow Water, Kansas , EUA, aos 25 de maio de 1933, filho de John e Mary Hilger Hermes.

Foi nomeado pelo papa S. João Paulo II como bispo prelado de Cristalândia aos 20 de junho de 1990. Teve a sua renúncia, por motivo de idade, aceita pelo papa Bento XVI aos 25 de fevereiro de 2009. Foram 19 anos como bispo prelado e outros dez como bispo emérito com dedicação total à missão recebida do Cristo Bom Pastor.

Doou a sua vida com simplicidade, gratuidade e dedicação aos mais pobres. Nos últimos dez anos, vivendo em Paraíso do Tocantins, dentro do território da Prelazia de Cristalândia, dedicou-se ao Centro de Direitos humanos. Nunca deixou de participar das reuniões do Clero de Cristalândia. Era uma presença discreta, respeitosa e alegre com todos. Até os últimos instantes de consciência pensava na missão e no que ainda necessitava fazer.

A Prelazia de Cristalândia perde um de seus membros amados. “combatendo o bom combate e guardando a fé” (Cf. 2Tm 4,7) Dom Heriberto hoje alegra aos céus com sua chegada e a nós fica o exemplo de sua vida missionária e de seu sim a Deus.

Em Cristo,
dom Queiroz
Bispo Prelado de Cristalândia”

————————————————
“O Tocantins perdeu um grande homem nas lutas por questões sociais. Com tristeza, recebi a noticia da morte do bispo prelado emérito da Prelazia de Cristalândia, dom Heriberto Hermes, na manhã desta quarta-feira, em Palmas.

Dom Heriberto Hermes era de origem norte americana, chegou ao Brasil em outubro de 1962. No Tocantins, ele assumiu a Prelazia de Cristalândia, em 12 de setembro de 1990, onde atuou por 18 anos, até se aposentar em 2009.

Atuante na promoção do ser humano, ele abraçou as pastorais sociais, com dedicação desenvolveu projetos concretos de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Integrou-se ao Movimento Nacional dos Direitos Humanos e ajudou a implantar vários Centros. Era um discípulo de Deus pelas causas sociais. Em 2002 recebeu o Prêmio Nacional de Direitos Humanos.

A abertura aos povos de diversas etnias, em especial aos povos indígenas, pois, extraoficialmente, apoiava as ações do Conselho Indigenista Missionário no estado do Tocantins, sua solidariedade, o zelo pelo bem comum e a valorização da fé e da religiosidade popular são parte do legado de Dom Heriberto Hermes.

Deixo as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com Dom Heriberto Hermes. É sem dúvida uma inestimável perda para sociedade tocantinense.

Marcelo Miranda
Governador do Tocantins”

——————————————
“Com pesar, recebemos na manhã de hoje a notícia do falecimento de dom Eriberto Hermes, Bispo emérito da Prelazia de Cristalândia.

Tive o prazer de conviver com dom Heriberto, sacerdote ligado às causas sociais e dedicado, especialmente, à parcela menos favorecida da população.

Como cristãos, nos solidarizamos com a igreja católica e com os familiares de dom Heriberto, rogando a Deus que o receba em bom lugar.

Porto Nacional, 3 de janeiro de 2018
Senador Vicentinho Alves e família”

—————————————–
“É com profundo pesar que os servidores da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) lamentam o falecimento de dom Heriberto Hermes, grande homem e religioso, referência na luta pelos Direitos Humanos no Tocantins, e expressam suas mais sinceras condolências à família. Em decorrência de falência múltipla dos órgãos, dom Heriberto faleceu na manhã desta quarta-feira, 3, em Paraíso.

Bispo emérito da prelazia de Cristalândia, dom Heriberto Hermes envolveu-se nas lutas pelos Direitos Humanos no Tocantins, assumindo vários projetos voltados para a promoção social, e aos 84 anos deixará saudades nos corações de seus familiares, amigos e demais participantes da sociedade, que tiveram a honra de conviver a seu lado.

Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça”

——————————————-
“Lamentamos profundamente a morte do bispo emérito dom Heriberto Hermes, ocorrida na manhã desta quarta-feira, 3, no Hospital Geral de Palmas (HGP). Dom Heriberto que tinha 84 anos e estava internado há um mês, devido a problemas de saúde. Por ser filho de Cristalândia, eu e minha família tínhamos uma relação fraternal e de amizade muito forte com Dom Heriberto.

Vou sempre lembrar dele como uma pessoa dedicada a servir ao próximo. Ele que atuou por 27 anos na Prelazia de Cristalândia, dedicou sua vida à defesa dos direitos humanos, ao combate à pobreza, à política de combate às injustiças sociais, o Tocantins perde não só um valoroso homem, mas um soldado das causas sociais e humanitárias.

Dom Heriberto tinha um jeito calado, mas representou de forma veemente os mais pobres, fica o legado de exemplo desse grande homem que cumpriu de forma admirável seu papel aqui na terra, espalhando amor e fraternidade à comunidade, e que agora parte para o descanso eterno, que o nosso bom Deus conforte aos familiares, amigos e todos os fiéis da prelazia de Cristalândia.

Deputado Estadual Paulo Mourão”
——————————-
Atualizada às 15h15


Was This Post Helpful:

0 votes, 0 avg. rating

Compartilhar:

Deixe seus Comentario