A bancada federal conseguiu convencer o presidente Michel Temer (PMDB) a participar do lançamento das obras da Ponte de Xambioá. A solenidade acontecerá nesta quinta-feira, 14, e também contará com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella (PR), e demais autoridades, bem como o governador Marcelo Miranda (PMDB).
Coordenador da bancada federal, o senador Vicentinho Alves (PR) mediou o entendimento entre o Palácio do Planalto e o governo do Estado para garantir a presença do presidente Michel Temer. O evento acontece nas Cidades de Xambioá, no Tocantins; e São Geraldo, no Pará. A obra é resultado de uma atuação dos congressistas tocantinenses, que destinou emendas impositivas para viabilizar a execução da ponte.
Segundo a assessoria de Vicentinho Alves, além de garantir os recursos no Orçamento da União, os parlamentares tocantinenses fizeram gestões junto ao ministro Maurício Quintela e com Michel Temer em jantar realizado em março, quando reivindicaram prioridade do governo federal para o início das obras.
O início das obras foi ameaçado em virtude de judicialização do processo licitatório por parte de um dos consórcios concorrentes. Entretanto, após intensa atuação do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, com o apoio da bancada federal, foi obtida a autorização para o seu lançamento.