Como parte da campanha Junho Vermelho, que visa aumentar o número de doações de sangue, a unidade móvel de coleta do Hemocentro estará em frente à Secretaria de Estado da Saúde, na Praça dos Girassóis, na tarde desta terça-feira, 20. A partir das 12h30, a unidade móvel estará disponível para atender os servidores públicos estaduais.
A Hemorrede do Tocantins tem conseguido atender a demanda de sangue do Estado nos hospitais públicos e particulares, porém necessita de doadores diariamente, principalmente neste mês de junho, que antecede o período de férias, quando os estoques de sangue tendem a cair. Para colaborar com os estoques do banco de sangue, foram convidados os servidores de todas as secretarias localizadas na Praça dos Girassóis.
O secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, lembra que a campanha Junho Vermelho visa promover e divulgar a importância da doação de sangue, não só para quem já é doador, mas especialmente para quem irá receber a doação, “que pode ser qualquer um de nós, em qualquer momento da vida”. “Doar sangue é um ato de solidariedade e cidadania”, completou.
“A unidade móvel continuará na Praça dos Girassóis nesta quarta e quinta-feira e, além das coletas, também faremos cadastro de medula óssea”, lembrou a gerente de Captação de Doadores, Denis Gomes.
Unidades de coleta
Toda a sociedade pode ajudar a manter os estoques abastecidos, para isso basta procurar uma unidade de coleta mais próxima e fazer a doação.
Hemocentro Regional de Araguaína, Rua 13 de maio, nº 1336, Centro, Telefones: 3411-2915/2916/2917;
Núcleo de Hemoterapia na cidade de Gurupi, Rua 14 de novembro, Quadra 117, Lote 08, Centro, Telefone: 3312-2237;
Unidades de Coleta e Transfusão de Porto Nacional, Avenida Luis Leite Ribeiro S/N, Centro, Telefone: 3363-8321;
Unidades de Coleta e Transfusão de Augustinópolis, Rua Anicuns, nº 200, Centro, Telefone: 3456-1343.
A Unidade de Coleta no Anexo do Hospital Geral de Palmas também receberá doadores.
Para doar sangue, é necessário:
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar saudável;
• Levar documento oficial com foto;
•Não ter se alimentado com comida gordurosa até quatro horas antes da doação.
fonte:to.gov.br
20/06/2017 – Camilla Negre/Governo do Tocantins