Categorias
SLIDE TOCANTINS

Unidades de saúde ficam sem vacina tríplice viral após estado não receber doses

A última vez que o estado recebeu o medicamento foi em junho deste ano. Ao invés de 10 mil doses só chegaram 5 mil para abastecer as unidades de todos os municípios.


Por G1 Tocantins

Estoques de vacina tríplice viral estão em falta no Tocantins

Estoques de vacina tríplice viral estão em falta no Tocantins

O Tocantins está há dois meses sem receber doses da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A última vez que o estado recebeu o medicamento foi em junho, mas ao invés de 10 mil doses só chegaram 5 mil para abastecer as unidades de saúde de todos os 139 municípios.

em Palmas, segundo a secretaria municipal da Saúde, são necessárias 1,1 mil doses por mês, mas em agosto foram entregues somente 250. A tríplice viral é indicada para pessoas entre 1 e 49 anos. (Veja vídeo)

“O nosso município ainda não está totalmente desabastecido. Algumas unidades ainda têm poucas doses da vacina, mas ainda tem um estoque mínimo sendo disponibilizado. Se não há o repasse de doses para o estado, o estado não tem como distribuir aos municípios então a gente fica sem o abastecimento da vacina”, disse a diretora da central de vacinas de Palmas, Juliana Souza.

A justificativa do Ministério da Saúde para a falta de vacinas é que houve uma redução temporária na produção do laboratório que faz a vacina no Brasil. Por causa disso, o produto precisou ser importado e aguarda liberação da Vigilância Sanitária para ser repassado aos estados.

Por enquanto não há previsão de quando os estoques serão reabastecidos. “O sarampo e a rubéola são doenças que a gente não tem casos no nosso pais há vários anos e estão com a situação epidemiológica controlada. Já a caxumba, apesar de também estar controlada, porque a vacinação tem um histórico e as pessoas vêm sendo imunizadas há alguns anos, mas é uma doença que a gente ainda tem casos. Então é necessário a vacinação para evitar infecção por esse vírus.”

http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/unidades-de-saude-ficam-sem-vacina-triplice-viral-apos-estado-nao-receber-doses.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *