Para manter a saúde dos animais domésticos, cães e gatos, a Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi, por meio do Centro de Controle (CCZ), iniciou nesta quarta-feira, 27, a vacinação antirrábica no município. Os primeiros a serem vacinados são os animais da zona rural.
Os profissionais do CCZ já estão percorrendo as fazendas para levar a dose e a meta é vacinar 1.617 cães e 1.062 gatos.
Conforme o Coordenador do CCZ, Marcus Teixeira, essa imunização estava há quase três anos sem acontecer e agora está sendo retomada com a expectativa de que o município permaneça livre dessa doença, que pode ser letal.
O coordenador destaca ser extremamente importante esta imunização iniciar na área rural, para que os animais domésticos estejam protegidos de contágio da raiva, que pode acontecer também por meio dos animais silvestres. “Como nas fazendas há incidência de animais silvestres, os animais domésticos estão mais suscetíveis à contaminação por raiva, por isso a importância de mantê-los vacinados”, enfatizou.
A doença
A raiva canina é uma zoonose gravíssima e fatal que pode ser transmitida através da mordida ou arranhadura do animal. A melhor forma de prevenção é vacinar corretamente o pet: um ato de amor e proteção em relação ao cachorro e a todos que convivem com ele.
Os principais sintomas, que começam após o período de incubação, são irritabilidade, desorientação e agressividade, e vão se tornando progressivamente mais graves. Assim, o animal contaminado aos poucos vai perdendo domínio de sua capacidade de resistência física e psíquica para se tornar abatido, irritadiço, agressivo e descoordenado em todos os sentidos.
Por: Secom Gurupi