Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Eventos de réveillon com mais de 200 pessoas terão que exigir comprovante de vacina em Palmas


Prefeitura informou ainda que áreas públicas não poderão ser usadas para fins festivos. Palmas não terá eventos públicos na noite da virada
TV Anhanguera/Reprodução
A Prefeitura de Palmas informou que os eventos particulares de Réveillon seguem autorizados na capital, mas aqueles que tiverem mais de 200 participantes serão obrigados a exigir comprovante de vacinação contra a Covid-19 na entrada. O município anunciou também que vai intensificar a fiscalização na noite da virada. A cidade já tinha cancelado as celebrações em áreas públicas.
As regras da prefeitura preveem também que não é permitido o uso de áreas públicas, como praias ou parques, nas festas particulares. Ainda não está claro se haverá interdições ou bloqueios nestes locais. Na virada de 2020 para 2021, mesmo com as restrições, houve registros de aglomerações em alguns pontos.
Além dos protocolos sanitários, a prefeitura lembrou ainda que seguem em vigor as regras contra perturbação do sossego e que casos de flagrantes podem render multas.
Foi emitida uma recomendação para que os moradores não façam queima de fogos de artifício. Além do risco de acidentes envolvendo pessoas, os fogos em áreas residenciais podem assustar animais domésticos e fazer mal a saúde dos bichos. Além disso, quem for flagrado utilizando som automotivo em horário ou volume não permitido pode pagar multa de R$ 195,23, e registrar cinco pontos na carteira.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Estado de calamidade pública por causa da pandemia é prorrogado até junho de 2022 no Tocantins


Wanderlei Barbosa ampliou a validade do decreto citando preocupação com a variante ômicron. Wanderlei Barbosa governador em exercício do Tocantins
Antonio Gonçalves/Governo do Tocantins
O governador em exercício do Tocantins publicou um decreto na noite desta segunda-feira (27) prorrogando o estado de calamidade que está vigente desde março de 2020 para o dia 30 de junho de 2022. A medida, que venceria nesta segunda, é motivada pela pandemia de Covid-19. O texto afirma que a prorrogação foi necessária porque a situação persiste e cita a preocupação com a variante ômicron, que teve o primeiro caso registrado no estado recentemente.
O documento é assinado por Wanderlei Barbosa (Sem partido) e por integrantes do primeiro escalão do estado. O estado de calamidade permite a realização de gastos extras sem licitação para o combate a doença. O documento também desobriga o Governo do Tocantins a cumprir metas fiscais e gastar apenas o que está previsto no orçamento anual.
O novo decreto deverá ser votado pelos deputados estaduais, mas como a Assembleia Legislativa do Tocantins já entrou em recesso a votação vai ficar para 2022. Os números da pandemia no Tocantins estão completamente desatualizados desde o começo do mês por causa de um ataque hacker que prejudicou os sistemas do Ministério da Saúde. Ainda não foi divulgada uma previsão de normalização.
Ainda não está claro se a prorrogação do decreto de calamidade terá algum efeito sobre benefícios que foram anunciados aos servidores públicos estaduais recentemente. No último mês, a Prefeitura de Palmas foi obrigada a suspender o pagamento de reajustes porque deu os aumentos enquanto estava em estado de calamidade pública, o que é vedado por lei.
Em comunicado divulgado após a publicação do decreto, Wanderlei Barbosa disse: “o momento ainda requer cuidados por parte de todos. Vamos continuar fazendo a nossa parte com a oferta de assistência à saúde da população, mas o que queremos é que as pessoas mantenham os cuidados, usem máscaras, álcool gel e o distanciamento recomendado pelos organismos de saúde”.
Veja mais notícias da região da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Prefeitura de Miracema decreta emergência por causa das enchentes; Paranã declara calamidade pública


Em Miracema, foi autorizado inclusive o uso de força policial para remover moradores que resistirem em sair das áreas de risco. Estruturas da praia do Funil encobertas pela água
Reprodução/TV Globo
A situação das enchentes no Tocantins levou duas prefeituras a emitirem decretos na noite desta segunda-feira (27). Em Miracema do Tocantins, na região central, foi declarada situação de emergência. Já em Paranã, na região sudeste, foi decretada calamidade pública. Desde a última sexta-feira (24) a metade sul do Tocantins já recebeu mais chuva do que era esperada para o mês de dezembro inteiro.
Emergência em Miracema
Casas estão praticamente cobertas pela água em Miracema do Tocantins
Reprodução/TV Globo
O decreto da prefeitura de Miracema cria um comitê de gerenciamento da crise, formado pelos gestores das secretarias municipais. Foram dispensadas licitações para a compra de vem e serviços relacionado à resposta aos alagamentos. A situação mais preocupante na cidade é das comunidades ribeirinhas nas margens dos rios Tocantins e Providência e também no córrego Correntinho.
O texto prevê ainda uso de força policiais para remover moradores que resistirem em sair das áreas de risco. As Defesas Civis do estado e nacional devem ser mobilizadas para auxiliar. Inicialmente o decreto vale por 90 dias podendo ser prorrogado para até 180 dias.
Na cidade, o nível da água do rio Tocantins subiu rapidamente com as chuvas dos últimos quatro dias. Em alguns pontos nas margens as casas estão completamente submersas, em outros apenas os telhados ficaram de fora. A praia do Funil simplesmente desapareceu.
Calamidade pública em Paranã
Famílias foram resgatadas pela Defesa Civil
Defesa Civil/Peixe/Divulgação
A informação sobre o decreto de calamidade pública foi divulgado pela prefeitura de Paranã nas redes sociais, mas a íntegra do texto ainda não está disponível no site do município. Segundo a publicação, com o decreto, “passa a ser possível fazer contratação dos serviços emergenciais necessários para o atendimento dos moradores da cidade. E o documento também pode facilitar a transferência de recursos Estaduais e da União para a Prefeitura fazer essas ações emergenciais, além do recebimento de cestas básicas e outros itens urgentes”.
Durante a manhã, a Defesa Civil de Peixe informou que todas as comportas da usina hidrelétrica Peixe Angical precisaram ser abertas durante o fim de semana devido às fortes chuvas nos rios Palmas e Paranã, mas na tarde deste domingo (26) algumas voltaram a ser fechadas e o volume começou a retroceder. Vídeos feitos na região mostram carros quase submersos na água e moradores assustados com o nível do rio.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Casas ficam apenas com o telhado para fora d’água durante cheia e ribeirinhos precisam deixar povoados


Em Miracema, famílias precisaram sair as pressas porque o nível do rio Tocantins subiu rapidamente. Moradores afirmam que é a maior enchente em pelo menos 15 anos. Chuva no Tocantins deixa comunidades ribeirinhas debaixo d’água
A população ribeirinha de Miracema do Tocantins ainda está assustada. O nível da água do rio Tocantins subiu rapidamente com as chuvas dos últimos quatro dias, obrigando os moradores a deixarem a região às pressas. Desde a última sexta-feira (24) choveu mais do que o esperado para o mês todo. Em alguns pontos as casas estão completamente submersas, em outros apenas os telhados ficaram de fora.
“Já perdemos aqui, estamos perdendo ali, entendeu. A situação nossa é essa aqui de quem mora na beira do rio. Nós tem que ficar é de vigília, tem galinha tem tudo aí ó.”, conta o morador José Moreira, que teve plantações inteiras alagadas.
Uma das situações mais graves é a do setor Barra da Providência. “Tô com quinze anos em Miracema e nunca tinha visto uma enchente dessa”, diz uma moradora.
Casas estão praticamente cobertas pela água em Miracema do Tocantins
Reprodução/TV Globo
No entorno, as praias de água doce acabaram desaparecendo. Na Praia do Funil, uma das mais turísticas da região, não é possível mais ver a faixa de areia. Com os reservatórios cheios, a Usina Hidrelétrica de Lajeado precisou abrir as comportas e isso aumentou ainda mais o nível do rio.
“Aqui tudo é praia, tá vendo? Você ver, estacionamento ali ó. Ali é a praia, pra você ver, tá tudo tomado. Não tem nenhum lugar que não tá tomado”, comenta o pescador Aldo Valentim Zanatta. “As cheias começam fevereiro, março, abril, e nós estamos em dezembro. Nós não sabe o que vai acontecer”, complementa.
Em Tocantínia, também na região central do estado, a praia da cidade ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A balsa que faz a travessia para Miracema suspendeu a operação por falta de pontos seguros para atracar.
A situação também é grave no sul do estado. Em Peixe carros ficaram quase encobertos pela chuva e até um jacaré foi encontrado nadando nas ruas do centro da cidade.
Estamos vizinhos também registram estragos. Na Bahia, subiu para 470 mil o número de pessoas afetadas pelas fortes chuvas. Em todo o estado, já são 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, além de pelo menos 20 mortos segundo os dados mais recentes da Defesa Civil.
Em Goiás os municípios de Cavalcante e Monte Alegre de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros, decretaram calamidade pública. Comunidades quilombolas estão com as casas e lavouras debaixo d’água e estradas e pontes precisaram ser interditadas. Cerca de mil famílias estão isoladas.
Estruturas da praia do Funil encobertas pela água
Reprodução/TV Globo
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Ruas do setor Taquari são tomadas por buracos e prefeitura orienta que moradores ‘utilizem vias alternativas’

Em alguns trechos a obra de pavimentação é recente, mas mesmo assim muitos pontos estão intrafegáveis. Moradores reclamam de rua esburacada no Jardim Taquari há quase dois anos
A buraqueira em ruas e avenidas do Taquari, na região sul de Palmas, tem atrapalhado a vida dos moradores. Em alguns trechos a pavimentação é recente, mas mesmo assim muitos pontos estão intrafegáveis. As obras no setor começaram há dois anos com um investimento de R$ 47 milhões, mas segundo os moradores os serviços nunca foram terminados.
A pavimentação era um desejo antigo da população, mas pouco tempo depois do início das obras o sonho virou pesadelo. Em alguns trechos o asfalto recente já está tão cheio de buracos que praticamente não existe mais.
“O asfalto chegou e o problema aumentou porque a gente tem essa buraqueira aqui. Tem o asfalto novo que cortaram, segundo eles, para colocar a rede de esgoto. Tiraram uma linha de ônibus e desde que começou o asfalto nunca mais passou lá [na parte mais baixa do setor]. Para quem mora lá preferia sem asfalto porque tinha ônibus”, disse a Izabel Maçal de Oliveira.
Quem se arrisca, passa com dificuldade. Uns tentam pela contramão e outros vão pelo canteiro central. No período chuvoso fica tudo pior porque os buracos, sem reparos, viram verdadeiras crateras cheias de água e isso na principal avenida do setor.
“Está um caos. Faz tempo que não vinha aqui, mas desde ali atrás na rotatória está uma vergonha isso aqui”, disse o Genilton Gonçalves, operador de escavadeira.
Foi em um desses grandes buracos que o Daniel Barreira caiu na última sexta-feira (24) e acabou ficando todo machucado. “Não vi porque estava cheio d’água e caí com a moto e dois botijões de gás”, disse o entregador de gás.
As supostas melhorias na infraestrutura do setor taquari começaram em maio de 2020 e estão dentro do pacote de obras do programa de requalificação urbana, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina- Caf.
Uma placa indica um investimento de mais de R$ 47 milhões em quatro quadras do setor. A população reclama que as às obras não terminam e falta fiscalização do andamento. “Agora quem pega a obra parece que não tem fiscalização e fica aí de qualquer jeito, fazendo o que querem. Na nossa porta está faltando o meio-fio. A gente tá com muita vontade que façam isso para construir as calçadas”, disse o aposentado José Queiroz.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas afirmou, em nota, que os serviços de recuperação das vias urbanas continuam sendo realizados regularmente, mas que nesse período chuvoso o ritmo das obras se modifica, já que esse tipo de correção não é possível ser feito sob chuvas.
“Em situações como essa, a Prefeitura recomenda aos moradores que utilizem outras vias alternativas até que a situação seja restabelecida”, diz a nota do município.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem morre após motocicleta e caminhão baterem em trevo na BR-153


Acidente aconteceu na entrada de Xambioá, no norte do Tocantins. Acidente em trevo de Xambioá deixou homem morto
Divulgação/PRF
Um homem de 34 anos morreu nesta segunda-feira (27) em um acidente de trânsito em Xambioá, na região norte do Tocantins. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava em uma motocicleta quando houve uma colisão com um caminhão em um trevo.
A batida transversal aconteceu na BR-153, na entrada da cidade, durante a amanhã. A vítima teve ferimentos graves, foi socorrido com vida, mas morreu no Hospital Municipal de Xambioá.
O óbito foi confirmado por volta de 14h40 e o corpo da vítima foi levado ao Instituto Médico Legal.
A PRF informou que o exame de etilômetro, que mede o nível de álcool no sangue, feito pelo condutor do caminhão, não apontou a ingestão de bebida alcoólica.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem sobrevive a capotamento de carreta, mas sofre parada cardiorrespiratória e morre a caminho do hospital


Veículo saiu da pista entre Jaú e Talismã, na região sul do Tocantins. Defesa Civil informou que a vítima estava consciente no local do acidente. Veículo tombou e um homem morreu a caminho do hospital
Divulgação/Defesa Civil de Talismã
Um homem morreu e outro ficou ferido após a carreta em que eles estavam capotar nesta segunda-feira (27) na TO-296, entre Jaú e Talismã, na região sul do Tocantins. Segundo a Defesa Civil, a vítima fatal sobreviveu ao impacto do veículo, que ficou totalmente destruído, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu a caminho do hospital.
O acidente aconteceu na altura do km 24 durante uma forte chuva. Segundo a Defesa Civil, o veículo saiu da pista em uma curva. Imagens feitas no local mostram que toda a carga ficou espalhada e a carreta ficou destruída.
A Polícia Militar e profissionais de saúde também foram ao local ao serem informados de que as vítimas estavam presas às ferragens. Os dois homens já tinham sido retirados da cabine e estavam conscientes.
Os homens foram colocados na ambulância. A Defesa Civil informou que durante o trajeto para o hospital, o passageiro sofreu uma parada cardiorrespiratória. No hospital o médico de plantão tentou reanimar a vítima, mas ele não resistiu e morreu.
Vítima chegou a ser socorrida, mas morreu a caminho do hospital
Divulgação/Defesa Civil de Talismã
O corpo do homem foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Gurupi. O motorista ficou sob cuidados médicos.
A Defesa Civil de Talismã informou que na curva em que a carreta tombou já foram registrados vários acidentes com morte.
Carreta saiu da pista durante chuva e capotou em curva no sul do Tocantins
Divulgação/Defesa Civil de Talismã
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Avião de pequeno porte faz pouso não programado em fazenda no Tocantins por causa da chuva

Aeronave seguiu viagem quando o tempo melhorou. Um avião de pequeno porte precisou fazer um pouso não programado em uma fazenda no Tocantins na manhã desta segunda-feira (27). O incidente foi por causa do tempo chuvoso. Ao perceber que não havia condições de continuar o voo, o piloto resolveu descer na fazenda antes de continuar a viagem.
A informação foi confirmada pela Defesa Civil e por testemunhas. A pista do aeródromo da propriedade rural é paralela à rodovia TO-296, entre Jaú do Tocantins e Talismã, no sul do estado. A proximidade entre as duas pistas acabou gerando boatos de que o pouso teria sido na rodovia.
Após o tempo melhorar, a aeronave seguiu viagem normalmente. Ainda não há informações confirmadas sobre quem eram os passageiros. Ninguém ficou ferido.
Transtornos da chuva
Desde a semana passada, todo o Tocantins é atingindo por fortes chuvas. Na região sul do estado, em Peixe, a água invadiu estradas e famílias ficaram ilhadas. Vídeos feitos em uma região conhecida como Zé Maria mostram carros praticamente submersos. Em outra imagem, um trator é usado para puxar um veículo que ficou tomado pela água. Um jacaré chegou a ser capturado no centro da cidade.
Na região central, em Miracema, a Praia do Funil ficou totalmente submersa no fim de semana. Municípios às margens do rio Tocantins estão em situação de alerta devido ao aumento do nível da água e a previsão para os próximos dias continua sendo de chuvas intensas em todas as regiões.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Jacaré é capturado no meio da rua após córregos transbordarem com fortes chuvas no Tocantins


Captura foi feita pela PM no centro de Peixe. Cidade registrou vários pontos de alagamento e na zona rural algumas famílias chegaram a ficar ilhadas. Jacaré foi capturado no centro de Peixe após fortes chuvas
Divulgação/Polícia Militar
Um jacaré foi capturado no centro da cidade de Peixe, na região sul do Tocantins, após córregos transbordarem por causa de fortes chuvas na região. Segundo a Polícia Militar (PM), o animal silvestre foi visto em uma rua que ficou alagada.
O resgate foi nesta segunda-feira (27), dois dias após grandes inundações causadas por temporais na cidade. (relembre a situação abaixo)
Jacaré foi capturado por policiais após córregos transbordarem em Peixe
Divulgação/Polícia Militar
Policiais do 4º BPM informaram que viram o filhote de jacaré durante patrulhamento no Setor Sul. O animal foi capturado sem ferimentos.
LEIA TAMBÉM:
Chuvas causam alagamentos e deixam cidades em situação de alerta
Cheia do rio Tocantins deixa postes debaixo d’água e faz praia desaparecer em Tocantínia
Cachoeira fica submersa após leitos de rios subirem por causa de chuvas em Lajeado
Segundo a corporação, o jacaré foi solto no rio Tocantins, em uma área segura para o animal e para os moradores.
Temporal em Peixe
Moradores da zona rural de Peixe ficam ilhados após forte chuva
No último sábado (25) moradores da zona rural do município viveram momentos de tensão. Com as cheias, a água invadiu estradas e famílias ficaram ilhadas. Vídeos feitos em uma região conhecida como Zé Maria mostram carros praticamente submersos. Em outra imagem, um trator é usado para puxar um veículo que ficou tomado pela água.
Um dos vídeos mostra que há tanta água que não é possível ver as estradas. Em outro, a água chega perto de casas.
O coordenador da Defesa Civil de Peixe Wildson Souza de Jesus informou que pelo menos quatro famílias estavam ilhadas por causa das cheias dos córregos. A equipe foi até o local e conseguiu retirar alguns dos moradores.
Segundo ele, a situação foi controlada e todas as famílias tinham sido resgatadas. Wildson recomendou que as pessoas não se arriscam entrando nos rios e estradas alagadas. Isso porque muitos fios de alta tensão ficaram encobertos pela água.
Carros ficam praticamente submersos na zona rural de Peixe
Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Cheia do rio Tocantins deixa postes debaixo d’água e faz praia desaparecer em Tocantínia


Balsa que faz a travessia para Miracema suspendeu a operação por falta de pontos seguros para atracar. Volume de chuvas tem colocado diversos municípios em estado de alerta. Cheia do rio Tocantins deixou praia de Tocantínia submersa
Montagem g1
O aumento no nível do rio Tocantins segue mantendo os municípios abaixo da Usina Hidrelétrica de Lajeado em situação de alerta. Em Tocantínia, na região central do estado, a praia da cidade ficou submersa e os postes da orla quase desapareceram. A balsa que faz a travessia para Miracema suspendeu a operação por falta de pontos seguros para atracar.
Devido ao grande volume de chuva na bacia do rio Tocantins as comportas da Usina Hidrelétrica de Lajeado estão abertas desde o dia 12 de dezembro. Consequentemente o nível subiu abaixo da barragem, impactando os municípios de Lajeado, Miracema, Tocantínia, Rio dos Bois, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus do Tocantins e Tabocão.
LEIA TAMBÉM
Praia do Funil desaparece após enchente no rio Tocantins; alagamento deixa cidades em situação de alerta
Cachoeira fica submersa após leitos de rios subirem por causa de chuvas em Lajeado
Moradores ficam ilhados e carros submersos após chuvas fortes na região sul do Tocantins
Em Tocantínia a água subiu até o mirante da cidade, deixando o ponto de apoio das embarcações debaixo da água. A Energisa informou que suspendeu o fornecimento de energia no local como medida de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica.
Caso a população identifique outros locais em que o nível dos rios esteja subindo, deve manter distância da rede elétrica e comunicar a Energisa.
Postes ficaram submersos em Tocantínia
Igor Pires/TV Anhanguera
A Defesa Civil de Tocantínia emitiu um alerta para ribeirinhos e turistas. “O nível do rio Tocantins tenderá a subir nas próximas horas e dias, pedimos a todos para tomarem os cuidados necessários para assim evitar acidentes”.
A balsa que faz a travessia entre Miracema e Tocantínia suspendeu as operações. O gerente informou ao g1 que os dois pontos de acesso estão inviáveis e não há local para atracar. A previsão é de que o serviço volte a funcionar quando o rio baixar um pouco.
Os impactos da cheia do rio Tocantins estão sendo registrados em diversas cidades e regiões do estado. A previsão para os próximos dias continua sendo de temporais. De acordo com o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), são esperados ventos superiores a 60 km/h.
Água chegou até o mirante da orla de Tocantínia
Igor Pires/TV Anhanguera
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins