Categorias
TOCANTINS

Doses de vacina contra meningite são insuficientes para atender municípios

Nos postos de saúde do Tocantins, a vacina contra meningite é escassa. Em Araguaína, norte do estado, alguns postinhos já ficaram até 60 dias sem as doses e quando têm, não é suficiente para atender a população. Em Gurupi, sul do Tocantins, os postos receberam apenas 50 doses, mas o ideal seriam 500. (Veja o vídeo)

Quatro casos da doença foram registrados em Colinas do Tocantins. Três das vítimas são mulheres, da mesma família e vivem no mesmo bairro. Elas estão internadas no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína. Uma delas tem 12 anos, está em estado grave e aguarda uma vaga na UTI.

A informação da Secretaria de Saúde de Araguaína é que são necessárias 900 doses da vacina por mês. Em maio, chegaram 200. Já em junho, não teve reposição do estoque e em julho chegaram apenas 300 doses. Um posto de saúde informou que recebeu apenas 10 unidades nesse mês, mas elas acabaram em um dia.

O Ministério da Saúde recomenda que o bebê tome a primeira dose da vacina com três meses de vida. A segunda com cinco e o reforço com 12 meses.
Professora precisou comprar vacina na rede particular (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) Professora precisou comprar vacina na rede particular (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *