Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de quinta-feira, 18 abril de 2024


Veja todos os vídeos do telejornal. Veja todos os vídeos do telejornal.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Acusado de assassinar ex-namorada e ligar para polícia confessando crime é condenado a 31 anos de prisão


Kalebe José Neres vai responder inicialmente em regime fechado pela morte de Emili Nunes Araújo. Júri popular aconteceu nesta quinta-feira (18), no Fórum de Palmas. Kalebe Neres foi condenado nesta quinta-feira (18)
Divulgação/Polícia Civil e Ana Paula Rehbein/TV Anhanguera
Kalebe José Neres, de 21 anos, foi condenado pelo júri popular a uma pena de 31 anos e dois meses de prisão pelo assassinato da ex-namorada Emili Nunes Araújo, que tinha 20 anos. O julgamento aconteceu no Fórum de Palmas, nesta quinta-feira (18).
O crime aconteceu no dia 24 de outubro de 2022. O réu não aceitou o fim do relacionamento, que segundo a polícia foi marcado por agressões e brigas.
Ele sequestrou a jovem, a levou para um local de mata, a estuprou e matou com golpes de faca. Para ‘garantir’ que ela estava morta, Kalebe ainda a asfixiou e jogou o corpo em um barranco perto do lago de Palmas. Depois, ligou para a polícia para dizer onde o corpo estava e confessar feminicídio.
Conforme a sentença assinada pelo juiz Cledson José Dias Nunes pouco depois das 19h, a condenação é pelos crimes de homicídio, ocultação de cadáver e estupro.
Além da pena de 31 anos de prisão, Kalebe terá que pagar indenização por danos morais ao parentes de Emili no valor de R$ 100 mil.
Jovem foi morta a facadas em Palmas
Arquivo Pessoal
Kalebe está preso desde o dia do seguinte à morte da vítima, mas o juiz determinou que o cumprimento da pena deverá ser em regime fechado. Não foi concedido o direito de recorrer da sentença em liberdade.
LEIA TAMBÉM:
Última testemunha e réu são ouvidos em julgamento do caso de jovem estuprada e morta após fim do relacionamento
Suspeito de sequestrar e matar ex-namorada ligou para polícia e disse onde o corpo estava: ‘gostaria que procurassem direitinho’; OUÇA
Jovem foi estuprada e morta a facadas pelo ex-namorado dentro de carro após término, diz polícia
Acusado de matar ex-namorada e ligar para polícia confessando crime será julgado nesta quinta-feira
Relembre o crime
De acordo com a denúncia, Kalebe e Emili namoraram por cerca de nove meses e terminaram por causa do comportamento agressivo do réu e situações de infidelidade.
A família de Emili é de Miracema e ela morava em Palmas há oito meses junto com uma irmã. A jovem trabalhava como caixa de supermercado.
No dia 24 de outubro de 2022, ele teria sequestrado a jovem, a estuprado e a matado com golpes de faca dentro de um carro. Depois ele jogou o corpo dela em um barranco, próximo a um condomínio de luxo na região sul de Palmas.
Local onde o corpo da vítima foi encontrado em Palmas
PM/Divulgação
A vítima foi sequestrada por volta das 11h da manhã na porta de casa e levada para a área de mata. Ele ainda teria limpado o carro para tirar todos os vestígios de sangue e descartado a faca e o celular da ex-namorada.
Depois do assassinato, ligou para o Sistemas de Operações Integradas (Siop) para dizer onde estava o corpo e confessou. “Eu cometi o ato”, disse ele na ligação. A prisão aconteceu no dia seguinte à morte de Emili.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pleno define lista tríplice para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça


Procuradores João Rodrigues, José Demóstenes e Leila Magalhães compõem a lista que vai definir o representante do Ministério Público pelo Quinto Constitucional. Nome deve ser escolhido pelo governador Wanderlei Barbosa. Tribunal de Justiça do Tocantins, localizado na ala norte da Praça dos Girassóis
Divulgação/Vilma Nascimento
A eleição para escolha dos nomes que compõem a lista tríplice para vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) aconteceu nesta quinta-feira (18). Os procuradores eleitos para concorrer à vaga do Quinto Constitucional são João Rodrigues Filho, José Demóstenes de Abreu e Leila da Costa Vilela Magalhães.
A votação ocorreu durante sessão do Pleno do TJTO. A lista tríplice será encaminhada para o governador Wanderlei Barbosa, que deverá indicar, em até 20 dias, um dos nomes para ocupar a vaga no TJTO.
O mais votado foi o procurador João Rodrigues (9 votos), seguido do procurador José Demóstenes (8) e da procuradora Leila da Costa (6). Eles concorreram com os também procuradores Ana Paula Reigota Ferreira Catini, Maria Cotinha Bezerra Pereira e Ricardo Vicente da Silva. Os seis nomes foram formados pelo Conselho Superior do Ministério Público, em outubro de 2023.
Perfis
João Rodrigues Filho é goiano e entrou no Ministério Público de Goiás em 1987 e entrou no MP do Tocantins após a criação do estado. Atuou como promotor de Justiça titular em Paraíso do Tocantins e Gurupi e ocupou o cargo de 2º procurador de Justiça pelo critério de antiguidade. Também atuou nas funções de subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral e membro do Conselho Superior do Ministério Público.
José Demóstenes de Abreu também é de Goiás e ingressou no MP em 1990. Foi promotor de Justiça titular em Ponte Alta do Tocantins, Araguatins, Miranorte, Dianópolis, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e Palmas. E, 2001 se tornou 8º procurador de Justiça pelo critério de antiguidade. Também foi procurador-geral de Justiça, subprocurador-geral de Justiça, corregedor-geral e faz parte do Conselho Superior do Ministério Público.
Leila da Costa Vilela Magalhães é do interior de São Paulo e entrou no Ministério Público de Goiás (MPGO) em 1985. Também se vinculou ao MP do Tocantins com a criação do estado. Atualmente é decana, membro mais antigo da instituição. Atuou como promotora de Justiça titular em Alvorada, Dianópolis e Pedro Afonso. Em 1989 se tornou 1ª procuradora de Justiça pelo critério de antiguidade. Também ocupou as funções de procuradora-geral de Justiça, corregedora-geral, ouvidora e membro do Conselho Superior do Ministério Público.
Procuradores João Rodrigues, José Demóstenes e Leila Magalhães
Divulgação/TJTO
Quinto Constitucional
De acordo com o Tribunal de Justiça, a regra do Quinto Constitucional prevê que um quinto dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público Federal ou Estadual. Os integrantes precisam ter, no mínimo, dez anos de carreira, e os advogados, mais de dez anos de exercício profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Mulher de 24 anos morre afogada em praia após entrar em lago e desaparecer, dizem bombeiros


Caso aconteceu nesta quinta-feira (18), na praia do Prata. Mulher morre afogada na praia do Prata em Palmas.
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Nivia Lara Moreira dos Santos, de 24 anos, morreu afogada na praia do Prata, nesta quinta-feira (18), em Palmas. Segundo os bombeiros, o corpo da vítima foi encontrado a cinco metros de profundidade e a 15 metros da margem do lago.
A Polícia Militar informou que duas testemunhas disseram ter visto a vítima entrar no lago. Elas foram levadas à Central de Flagrantes para fazer o boletim de ocorrência. Amigos e pessoas próximas da vítima foram localizados e também estiveram presentes na Central para a realização dos procedimentos administrativos.
LEIA TAMBÉM
Danilo Cavalcante: Brasileiro que fugiu de prisão nos EUA não participa de audiência e pode ir a júri popular
Corpo de idoso é encontrado dentro de chiqueiro e em estado avançado de decomposição
Última testemunha e réu são ouvidos em julgamento do caso de jovem estuprada e morta após fim do relacionamento
O Corpo de Bombeiros foi chamado na praia no início da tarde, quando mergulhadores começaram as buscas. O Instituto Médico Legal esteve no local e recolheu o corpo, que deve passar por exames periciais.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, se houver algum indício de crime, o caso será investigado pela 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (1ª DHPP).
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Danilo Cavalcante: Brasileiro que fugiu de prisão nos EUA não participa de audiência e pode ir a júri popular


Acusação e defesa do brasileiro ainda devem apresentar alegações finais, antes de juiz decidir se ele vai a júri popular. Preso nos Estados Unidos, ele cumpre prisão perpétua por matar ex-namorada. Danilo Sousa (à esq.) e Valter Júnior (à dir.)
Chester County Government e Arquivo Pessoal
Após realização de audiência de instrução, defesa e acusação de Danilo Souza Cavalcante devem apresentar últimos argumentos para que a Justiça do Tocantins defina se ele vai a júri popular pela morte de Valter Júnior Moreira dos Reis, de 20 anos. O réu cumpre prisão perpétua nos Estados Unidos por outro assassinato.
A sessão de julgamento aconteceu na manhã desta quinta-feira (18), no Fórum de Gurupi, no sul do estado. Como Danilo não está no Brasil, ele seria ouvido por videoconferência, mas preferiu não participar da audiência após conversa reservada com o defensor público.
Entenda por que condenado caçado nos EUA após fugir de presídio vai passar por julgamento no Brasil
Nos EUA, Danilo foi preso por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão, de 38 anos. O crime aconteceu em 2021 e em 2023, ele conseguiu fugir da prisão no estado da Pensilvânia escalando paredes. Após 14 dias, foi encontrado pelas autoridades norte-americanas. No Tocantins, ele é acusado pela morte de Valter, que aconteceu no ano de 2017 em Figueirópolis. Segundo testemunhas, eles eram amigos.
Valter Júnior foi assassinado em 2017, em Figueirópolis
Reprodução/Arquivo Pessoal
Conforme o Tribunal de Justiça, foram ouvidas testemunhas de acusação, já que a defesa não indicou nenhum nome. Na conclusão da audiência, o juiz Jossanner Nery Nogueira Luna determinou que promotoria e Defensoria Pública apresentem as alegações finais para a conclusão da instrução.
Após as alegações finais, o magistrado vai decidir pela pronúncia ou impronúncia de Danilo, ou seja, se ele vai a júri popular ou não.
“Na hipótese, verifica-se que se trata de procedimento de competência do tribunal do júri de caso complexo, tendo em vista que o acusado, após a prática dos fatos narrados na inicial acusatória, somente fora localizado nos Estados Unidos da América”, diz trecho da decisão.
Também na instrução, a decisão do juiz manteve a determinação de prisão cautelar de Danilo no Brasil, mesmo com a condenação de prisão perpétua nos Estados Unidos. Isso significa que se ele estivesse no Brasil deveria permanecer preso.
LEIA TAMBÉM:
Brasileiro alvo de caçada nos EUA após fuga de prisão começa a ser julgado por assassinato de amigo no Tocantins
Quem é o brasileiro condenado à prisão perpétua que fugiu de presídio nos EUA
Após seis anos, Justiça marca primeira audiência sobre caso de estudante morto por foragido nos EUA
Como foram os 14 dias de fuga de Danilo Cavalcante, brasileiro preso nos EUA; veja linha do tempo
Brasileiro caçado nos EUA por matar ex-namorada tem julgamento marcado por homicídio no Tocantins
Danilo Cavalcante: condenado a prisão perpétua por matar ex nos EUA tem julgamento por crime no Brasil adiado
Foragido dos EUA é suspeito de matar amigo por causa de ‘dívida do conserto de um carro’, dizem testemunhas
Morte no Brasil e caçada
Valter Júnior Moreira dos Reis passou a receber ameaças de Danilo Souza Cavalcante poucos dias antes de ser morto. Testemunhas afirmaram que eles eram amigos e o motivo da desavença seria porque Valter supostamente bateu o carro de Danilo e não conseguiu pagar o conserto.
Uma semana depois da morte de Valter em Figueirópolis, a Justiça acatou um pedido de prisão feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) e Danilo se tornou foragido no Brasil. Ele responde por homicídio duplamente qualificado.
Danilo Cavalcante depois de ser encontrado pelos agentes de policia dos EUA
Matt Rourke/AP
Em janeiro de 2018, ele conseguiu embarcar para os Estados Unidos pelo aeroporto de Brasília (DF). Isso porque o mandado de prisão do processo, que corre no Fórum de Gurupi, ainda não havia sido registrado no banco nacional de mandados. Ou seja, a informação sobre o crime ainda estava disponível somente para as autoridades tocantinenses.
Em nota o TJ informou que a prisão preventiva do acusado foi proferida no dia 13 de novembro de 2017 e na mesma data enviada à Polícia Civil para seu cumprimento, entretanto o acusado já tinha fugido do Tocantins. Sobre o registro do mandado no banco nacional de prisão, disse que a ferramenta, disponível desde 2011, só em 2018 foi oficializada.
Danilo é natural do Maranhão. Mudou para o Tocantins com parentes para e chegou trabalhar como lavrador. Débora Brandão, ex-companheira do foragido, é do mesmo estado. Ela vivia regularmente no estado norte-americano da Pensilvânia, onde eles se conheceram. Ele estava ilegal nos EUA.
Nos EUA, Débora foi esfaqueada 38 vezes por Danilo na frente dos dois filhos no dia 18 de abril de 2021. Segundo as investigações, ele não aceitava o fim do relacionamento e desde 2020, ameaçava a vítima.
Danilo Sousa Cavalcante não aceitava o fim do relacionamento com Débora Evangelista Brandão
Montagem/g1
Danilo foi preso quando estava no estado da Virgínia, uma hora depois de matar Débora. A condenação para prisão perpétua aconteceu uma semana antes da fuga, em agosto de 2023.
A fuga de Danilo aterrorizou moradores das regiões próximas a Phoenixville, Pensilvânia, que avistaram o criminoso.
Armado de um rifle, ele invadiu casas, roubou uma van com a chave dentro, trocou tiros com moradores locais, se escondeu na mata e mudou a aparência para não ser reconhecido. Ele foi capturado pelas autoridades em setembro.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Corpo de idoso é encontrado dentro de chiqueiro e em estado avançado de decomposição


Caso foi registrado em Nova Olinda, região norte do estado. Segundo a Polícia Militar, o corpo foi encontrado por uma mulher que percebeu a ausência do idoso. Corpo de idoso foi encontrado em chiqueiro na zona rural de Nova Olinda
Reprodução
Paulo Martins Porto, de 72 anos, foi encontrado morto no chiqueiro de uma chácara na zona rural de Nova Olinda, região norte do estado. O corpo foi encontrado em estado avançado de decomposição em meio aos porcos.
Caso foi registrado nesta quarta-feira (17). Segundo a Polícia Militar, uma mulher teria sentido a ausência do idoso e decidiu procurar por ele na chácara.
LEIA TAMBÉM
Brasileiro alvo de caçada nos EUA após fuga de prisão começa a ser julgado por assassinato de amigo no Tocantins
Última testemunha e réu são ouvidos em julgamento do caso de jovem estuprada e morta após fim do relacionamento
Motociclista morre após bater em ônibus escolar que levava crianças da zona rural
Outra testemunha contou à PM que estava em sua casa, quando a mulher veio informando que ao sentir a ausência da vítima, resolveu ir à chácara do idoso, onde encontrou o corpo em estado avançado de decomposição.
A Prefeitura de Nova Olinda publicou nota de pesar nas redes sociais.
Prefeitura de Nova Olinda publica nota de pesar
Reprodução/Prefeitura de Nova Olinda
O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína e depois liberado para a família.
O g1 solicitou informações à Secretaria de Segurança Pública, mas não houve resposta até a publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Última testemunha e réu são ouvidos em julgamento do caso de jovem estuprada e morta após fim do relacionamento


Caso aconteceu em outubro de 2022. Na época, o acusado chegou a ligar para a polícia para dizer onde estava o corpo, sem confessar o crime. Kalebe José Neres é acusado de matar Emili Nunes Araújo
Divulgação
Está sendo realizado nesta quinta-feira (18) o julgamento de Kalebe José Neres, de 21 anos, acusado de sequestrar, estuprar e matar a ex-namorada Emili Nunes Araújo, 20 anos. No início da tarde foram ouvidos o réu e a última testemunha do caso. A sentença deve sair ainda hoje.
O crime aconteceu no dia 24 de outubro de 2024. Na época, Kalebe confessou à polícia que não aceitava o fim do relacionamento e que estuprou e matou a vítima a facadas. Ele também teria asfixiado Emili para ‘garantir’ que ela estaria morta.
Kalebe chegou a jogar o corpo da vítima em um barranco levou o carro até o lago para lavar e retirar as marcas de sangue. A faca utilizada no crime e o aparelho celular da vítima foram jogados na água.
Na tarde desta quinta-feira (18) serão realizados os debates entre a defesa e acusação, onde cada um terá espaço para apresentar suas teses e pedidos. Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento deve finalizar ainda hoje.
LEIA MAIS
Jovem foi estuprada e morta a facadas pelo ex-namorado dentro de carro após término, diz polícia
Suspeito de sequestrar e matar ex-namorada ligou para polícia e disse onde o corpo estava: ‘gostaria que procurassem direitinho’; OUÇA
Acusado de matar ex-namorada e ligar para polícia confessando crime será julgado nesta quinta-feira
Desde a época do crime, Kalebe está preso em Palmas. Em nota, a defesa informou que o réu colaborou com a justiça e que partiu dele a iniciativa de se entregar, confessar o crime e inclusive indicar a localização do corpo.
Relembre o crime
Local onde o corpo da vítima foi encontrado em Palmas
PM/Divulgação
De acordo com a denúncia, Kalebe e Emili namoraram por cerca de nove meses e terminaram por causa do comportamento agressivo do réu e situações de infidelidade.
A família de Emili é de Miracema e ela morava em Palmas há oito meses junto com uma irmã. A jovem trabalhava como caixa de supermercado.
No dia 24 de outubro de 2022, ele teria sequestrado a jovem, a estuprado e a matado com golpes de faca dentro de um carro. Depois ele jogou o corpo dela em um barranco, próximo a um condomínio de luxo na região sul de Palmas.
A vítima foi sequestrada por volta das 11h da manhã na porta de casa e levada para a área de mata. Ele ainda teria limpado o carro para tirar todos os vestígios de sangue e descartado a faca e o celular da ex-namorada.
Depois do assassinato, ligou para o Sistemas de Operações Integradas (Siop) para dizer onde estava o corpo e confessou. “Eu cometi o ato”, disse ele na ligação. A prisão aconteceu no dia seguinte à morte de Emili.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

VÍDEOS: Jornal Anhanguera 1ª Edição-TO de quinta-feira, 18 de abril de 2024


Reveja os vídeos do telejornal. Reveja os vídeos do telejornal.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Adolescente faz postagem exibindo arma de fogo nas redes sociais e é apreendido em escola


Jovem, de 16 anos, deve responder pelo ato infracional de posse de arma de fogo de uso permitido. Adolescente foi abordado pelos policiais na escola.
Divulgação/ PMTO
Um adolescente, de 16 anos, foi apreendido depois de publicar imagens exibindo uma arma de fogo nas redes sociais. Além do artefato, de numeração raspada, os policiais encontraram quatro munições na casa dele, em Araguaína.
A Polícia Militar chegou até o adolescente através de uma denúncia anônima, feita na quarta-feira (17) que falava da postagem. Os policiais fizeram buscas na cidade por volta das 16h45, mas não encontrou o rapaz e foram informados de que ele estaria na escola.
Durante o intervalo das aulas, a equipe conversou com o suspeito, que disse que a arma estava em sua casa.
Os policiais tentaram contato com o conselho tutelar para que uma equipe acompanhasse os militares até a casa do adolescente, mas foram informados que toda a equipe do conselho estava em treinamento em Palmas.
Os militares então solicitaram a presença da assistente social do município de Araguanã, que acompanhou a equipe até a casa do suspeito.
LEIA TAMBÉM
Motociclista morre após bater em ônibus escolar que levava crianças da zona rural
Brasileiro alvo de caçada nos EUA após fuga de prisão começa a ser julgado por assassinato de amigo no Tocantins
O menor mostrou o local onde estava guardada uma arma de fogo calibre .38 da marca Rossi, com a numeração raspada, e com 4 munições intactas.
O adolescente e a arma foram apreendidos e levados para a delegacia, acompanhados da mãe do rapaz e de uma testemunha. Ele deve responder pelo ato infracional de posse de arma de fogo de uso permitido.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Sucuri de quase dois metros tenta invadir casa e fica presa em tubulação de água


Animal foi resgatado e levado de volta para a natureza pela Guarda Metropolitana de Palmas. Sucuri de quase dois metros estava presa na tubulação de água da casa
Divulgação/ Guarda Metropolitana Ambiental
Uma moradora da região sul de Palmas foi surpreendida por uma cobra sucuri de aproximadamente dois metros tentando invadir a casa dela. O réptil estava dentro de uma tubulação de água pluvial da casa e foi resgatado pela Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana (GM).
A mulher, que mora no Jardim Bela Vista, ligou para os agentes depois de perceber algo estranho na tubulação que escoa a água da chuva para a área externa da casa, no final da tarde de quarta-feira (17).
Segundo a GM, o processo de retirada da cobra foi demorado, pois além do lugar em que a sucuri se escondia ser de difícil acesso, a equipe agiu tomando todos os cuidados para que o animal não se machucasse.
LEIA TAMBÉM
Cão policial se aposenta após problemas cardíacos e recebe homenagem de PMs; VÍDEO
Sucuri de quase cinco metros é capturada após tentar caçar gato, diz PM
A agente Elizângela Cardoso da Silva participou do resgate e disse que “foi preciso paciência e técnica para que o animal não ficasse estressado e se machucasse, no entanto tivemos sucesso na captura com segurança”.
Após o resgate, os agentes fizeram a soltura do réptil em seu habitat natural.
A Divisão Ambiental da Guarda Metropolitana de Palmas orientou a população para não deixar os canos e tubulação que dão acesso a área externa da residência abertos para evitar que animais peçonhentos tenham acesso aos domicílios.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins