Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Quem era o major da PM que morreu após ser atacado por enxame de abelhas durante pescaria


Militar de Porto Nacional morre após ataque de abelhas durante pescaria em Paranã
O major Diorlan Alves Borges, de 54 anos, estava aposentado da Polícia Militar (PM) há quatro anos e tinha a pescaria como um hobby. Ele morreu após ser atacado por um enxame de abelhas enquanto pescava em Paranã, na região sul do Tocantins.
O caso foi registrado na terça-feira (9). Segundo o município, ele chegou a ser socorrido por uma ambulância, mas morreu antes de dar entrada no hospital.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Diorlan era pai de duas filhas e começou a carreira na PM do Tocantins em 1992. Ele também exerceu o cargo de superintendente da Guarda Municipal em Porto Nacional.
Segundo a prefeitura, nesse período o militar “exerceu com compromisso e responsabilidade a função, contribuindo de forma significativa para o fortalecimento da segurança e da ordem pública no município”.
LEIA TAMBÉM
Major da PM morre após ser atacado por abelhas no interior do Tocantins
Secretária executiva assume Saúde de Palmas após prisão de Dhieine Caminski
Homem que desapareceu após sair para pescar com cães é encontrado morto no interior do TO
Diorlan Alves Borges era major aposentado da PM no Tocantins
Arquivo Pessoal
O major foi velado em Porto Nacional na manhã desta quinta-feira (11). A PM expressou profundo pesar pelo falecimento e prestou solidariedade aos familiares e amigos.
A União dos Militares do Tocantins (Unimil-TO) lamentou a morte em nota de pesar publicada nas redes sociais. “Sua memória, sua história e sua dedicação permanecerão vivas entre aqueles que tiveram a honra de conhecê-lo”, declarou.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública, o caso será investigado pela 99ª Delegacia de Polícia de Paranã.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Quem é a secretária de Saúde de Palmas presa em investigação sobre a terceirização das UPAs


Secretária de Saúde de Palmas e assessor seguem presos por tempo indeterminado
Dhieine Caminski ocupa o cargo de Secretária de Saúde de Palmas desde janeiro de 2025. Ela foi presa durante uma operação da Polícia Civil que investiga supostas fraudes no processo de terceirização das Unidades de Pronto Atendimento.
Dhieine é psicóloga, especialista em atenção primária pela Universidade do Vale do Itajaí e sócia de uma clínica de psicologia e nutrição que está ativa desde dezembro de 2023. Antes de assumir a secretaria, atuou como diretora de Atenção Especializada e gerente de Saúde Mental na Secretaria Municipal da Saúde de Palmas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Dhieine Caminski, secretária de saúde de Palmas
Divulgação/Prefeitura de Palmas
A operação foi realizada nesta quarta-feira (10). Além da secretária, o superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, também foi preso. A empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva, que teria atuado como lobista no contrato de terceirização, está sendo procurada pela Polícia Civil.
A polícia investiga os crimes de falsidade ideológica, corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O que diz a defesa?
A defesa da secretária informou que ainda não teve acesso a todo o material e não tem condições de se manifestar sobre o mérito neste momento.
O advogado de Andreis Vicente afirmou que solicitou acesso aos autos do inquérito e vai se posicionar ao longo do dia. A defesa de Cláudia afirmou que não teve acesso aos autos, mas a empresária está viajando e vai retornar para se apresentar à polícia.
LEIA TAMBÉM
Prisão de secretária de saúde foi decretada após tentativa de interferência nas investigações, diz decisão
Secretária de saúde de Palmas é presa pela Polícia Civil em investigação sobre terceirização das UPAs
Secretária executiva assume Saúde de Palmas após prisão de Dhieine Caminski
Terceiração das UPAs e investigação
Em março de 2026, a Prefeitura de Palmas anunciou a terceirização dos serviços das UPAs. O contrato feito com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba foi no valor de R$ 139 milhões. Conforme investigações, apesar de o anúncio ter sido feito este ano, os atos internos iniciaram em dezembro de 2025.
A polícia apurou que há suspeita de que documentos tenham sido produzidos para dar aparência de legalidade aos procedimentos e que o contrato com a entidade teria sido assinado antes da justificativa para dispensar o chamamento público.
Dhieine Caminski é suspeita de usar a posição de gestora da secretaria e fazer contatos com subordinados, com o objetivo de monitorar e direcionar as declarações que seriam prestadas à polícia durante a investigação.
Já Andreis Vicente da Costa teria feito minutas de pareceres que deveriam ser técnicos, entregando-as prontas para a assinatura de outros servidores, sem que houvesse debate prévio na comissão responsável.
A empresária Cláudia Fernanda é suspeita de locar um veículo de luxo utilizado por Andreis Vicente, o que reforçaria o vínculo entre os investigados e a entidade contratada. A prisão dela foi decretada após a Justiça considerar outros crimes pelos quais ela responde, como improbidade administrativa e outro inquérito policial por supostas fraudes na compra de testes de Covid-19 em Palmas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Depósito, devolução e disputa na Justiça: conheça o caso do motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano 


Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano espera há 1 ano por indenização
O motorista Antônio Pereira do Nascimento foi milionário por um dia após receber R$ 131 milhões em sua conta bancária devido a um erro do banco Bradesco. O caso foi parar na Justiça depois que o motorista entrou com um pedido de recompensa e indenização por danos morais.
Antônio segue aguardando julgamento do processo desde 2024. Após a Justiça dispensar as testemunhas no processo, os advogados do motorista entraram com embargos de declaração sobre a decisão. O Bradesco informou que não comenta casos em análise na Justiça.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Confira abaixo a linha do tempo do caso, desde a transferência equivocada até o momento atual do processo na Justiça, com o pedido de esclarecimentos feito pelos advogados do motorista.
LEIA TAMBÉM
Motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano pede esclarecimento à Justiça sobre decisão; entenda
Milionário por um dia participa do Domingão e conta como recebeu pix de R$ 132 milhões
Justiça dispensa testemunhas em ação de motorista que recebeu R$ 131 milhões por engano; entenda
Antônio Pereira ficou milionário por poucas horas
Reprodução/TV Anhanguera
Junho de 2023
Em junho de 2023, Antônio consultou a conta bancária e se surpreendeu ao ver R$ 131.870.227 na conta corrente. O motorista estranhou o valor e logo entrou em contato com o banco para informar o erro. Por se tratar de um montante elevado, a instituição chegou a colocar Antônio na categoria “VIP”, fazendo a tarifa de R$ 36 aumentar para R$ 70, sem aviso prévio.
O motorista é pai de quatro filhos e avô de 14 netos. Na época, contou que nunca pensou em ficar com o dinheiro: “Nunca vi um dinheiro desse na minha vida e não consigo nunca na minha vida, só se ganhar na Mega-Sena, e jogar eu não jogo. Então é difícil”.
Agosto de 2023
A história do tocantinense chamou atenção e foi destaque no programa do Domingão, apresentado pelo Luciano Huck. Durante o quadro “Acredite Em Quem Quiser”, em que os convidados contam casos curiosos, o motorista foi elogiado pela atitude de devolver o valor.
Julho de 2024
Após pouco mais de um ano do engano bancário, Antônio entrou com uma ação na 6ª Vara Cível de Palmas em julho de 2024. No processo contra o Bradesco, o documento citou que o gerente da agência fez ‘pressão psicológica’ para que o motorista devolvesse o dinheiro e insinuou que “pessoas” estariam na porta da casa do motorista para aguardar a devolução do valor.
A defesa de Antônio também citou que ele sofreu com o assédio da imprensa e que toda essa situação gerou ‘abalos emocionais e constrangimentos’. Nesse sentido, pede R$ 150 mil de indenização por danos morais, além de cobrar R$ 13.187.022,00 por ‘direito de recompensa’.
Homem recebeu quase R$ 132 milhões por engano
Reprodução/TV Anhanguera
Fevereiro de 2025
Uma audiência de conciliação entre as partes foi realizada no dia 18 de fevereiro de 2025, mas não houve acordo. Na época, a defesa afirmou que o processo avançava dentro dos trâmites previstos pelo sistema judicial brasileiro.
“O banco já apresentou contestação, e a respectiva réplica foi protocolada pela parte autora. Foram indicadas testemunhas capazes de esclarecer, de forma detalhada, como se deu o episódio acerca da transferência milionária equivocada para a conta do Sr. Antônio, bem como os desdobramentos posteriores, incluindo a pressão exercida pelo banco e a comunicação espontânea do equívoco”, disse em nota.
Março de 2026
No dia 16 de março de 2026, a Justiça decidiu não ouvir as testemunhas solicitadas pela defesa do banco e do motorista.
Conforme o juiz, a discussão central da demanda consiste em verificar a ocorrência da transferência indevida, sua restituição ao banco e a eventual incidência do art. 1.234 do Código Civil, que estabelece uma recompensa para quem encontra coisa alheia perdida e devolve, bem como se houve caracterização de dano moral decorrente da conduta atribuída à instituição financeira.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Secretária executiva assume Saúde de Palmas após prisão de Dhieine Caminski


Operação aponta coação de testemunhas e resulta na prisão de secretária da Saúde de Palmas
Ana Paula dos Santos Andrade Abadia foi indicada pelo prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) para responder interinamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus). A titular do cargo, Dhieine Caminski, foi presa nesta quarta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil, que investiga suspeita de fraude na terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Palmas.
A indicação foi publicada no Diário Oficial de Palmas nesta quarta-feira. Ana Paula atualmente é secretária executiva da Escola de Saúde Pública da Semus. Ela é servidora efetiva da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) e já foi secretária de saúde em Araguaína.
A secretária Dhieine Caminski não foi exonerada, e diversos atos assinados por ela foram publicados.
Entenda investigação sobre a terceirização das UPAs de Palmas que levou à prisão de secretária
A prisão da secretária e do superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, decorre das investigações da operação Falsa Emergência, que investiga o contrato de terceirização das UPAs por R$ 139,1 milhões. Os crimes apurados incluem associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção e lavagem de dinheiro.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Ana Paula dos Santos Andrade Abadia
Governo do Tocantins/Reprodução
A defesa da secretária Dhieine Caminski informou que ainda não teve acesso a todo o material e não tem condições de se manifestar sobre o mérito neste momento. O advogado de Andreis Vicente afirmou que solicitou acesso aos autos do inquérito e vai se posicionar ao longo do dia.
A 1ª Vara Regional das Garantias de Palmas também determinou a prisão da empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva, que teria atuado como lobista no contrato de terceirização das UPAs de Palmas.
A defesa de Cláudia afirmou que não teve acesso aos autos, mas a empresária está viajando e vai retornar para se apresentar à polícia.
A Santa Casa de Misericórdia de Itatiba informou que não está sendo investigada nesta operação e negou que Cláudia Fernanda seja representante da instituição.
A Prefeitura de Palmas, por meio da Procuradoria-Geral do Município, informou que acompanha o caso e aguarda o acesso às informações oficiais dos autos para se manifestar (veja nota completa abaixo).
LEIA MAIS
Prisão de secretária de saúde foi decretada após tentativa de interferência nas investigações, diz decisão
Secretária de saúde de Palmas é presa pela Polícia Civil em investigação sobre terceirização das UPAs
Entenda a investigação
Secretária Dhieine Caminski; e o superintendente Andreis Vicente da Costa
Reprodução/Prefeitura de Palmas
A terceirização começou em março de 2026. Na ocasião, a Prefeitura anunciou um contrato de R$ 139 milhões com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. O contrato chegou a ser suspenso pela Justiça do Tocantins, mas foi liberado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
No fim de maio, dez mandados de busca e apreensão contra servidores públicos foram cumpridos durante a operação Falsa Emergência.
Segundo a decisão da 1ª Vara Regional das Garantias de Palmas, a prisão de Dhieine Caminski foi decretada por supostas tentativas de interferência, com monitoramento e direcionamento de depoimentos das testemunhas.
Em relação a Andreis, a investigação aponta que ele teria redigido minutas de pareceres que deveriam ser técnicos, entregando-os prontos para assinatura de outros servidores, sem que houvesse debate prévio na comissão responsável.
Pesou contra ele, ainda, o fato de usufruir de um veículo de luxo (BMW/X1) locado por Cláudia Fernanda, que seria representante da entidade beneficiada pelo contrato.
Cláudia Fernanda é apontada como representante da organização social beneficiada. Sua prisão também é fundamentada na garantia da ordem pública. A Justiça considerou o risco de reiteração delitiva, uma vez que ela responde a outro inquérito policial por supostas fraudes na compra de testes de COVID-19 em Palmas.
Ela também seria a responsável por locar o veículo de luxo utilizado pelo servidor Andreis Vicente da Costa, o que reforçaria o vínculo entre os investigados e a entidade contratada.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Exame toxicológico para primeira CNH: veja como funciona a nova regra no Tocantins


O toxicológico para as categorias A e B pode ser feito em qualquer etapa do processo
Félix Carneiro/Governo do Tocantins
Quem pretende tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Tocantins agora precisa fazer exame toxicológico. A exigência passou a valer para processos de habilitação das categorias A, B e AB que deram início a obtenção da habilitação a partir do dia 16 de maio de 2026
Quem começou antes dessa data não precisa apresentar o exame. A determinação obriga o candidato a apresentar resultado negativo para concluir o processo. O objetivo do exame é detectar o uso de substâncias psicoativas e verificar se o futuro condutor está apto a dirigir.
A mudança foi informada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e segue a lei 15.153/2025, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo o órgão, o candidato que tiver resultado positivo deverá refazer o teste após 90 dias, contados a partir da coleta. Nesse caso, o processo de habilitação não é encerrado e segue ativo até que o resultado negativo seja registrado no sistema.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
VEJA TAMBÉM:
Carros tentam atravessar rio na Ilha do Bananal, no TO, e ficam encalhados; VÍDEO
Pitbulls atacam e matam cachorro que fazia companhia para idosa em Palmas; VÍDEO
Entenda investigação sobre a terceirização das UPAs de Palmas que levou à prisão de secretária
Agora no g1
Etapas do exame
O toxicológico deve ser feito diretamente em clínicas credenciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), sem necessidade de comparecer a uma unidade do Detran.
A análise pode ser realizada a partir de amostras como sangue, cabelo, pele ou unhas, capazes de indicar o uso de substâncias proibidas. Após a coleta, a própria clínica registra o resultado no sistema nacional de condutores habilitados, que pode ser acessado pelo Detran.
Para as categorias A e B, o exame pode ser feito em qualquer etapa do processo, desde que seja concluído antes da emissão da CNH provisória. O documento só é liberado após a apresentação do resultado negativo.
Diferente do que ocorre com as categorias C, D e E, o exame toxicológico não precisa ser renovado após a concessão da habilitação provisória para condutores de moto e carro.
O Detran alerta ainda que apenas exames realizados com finalidade específica para obtenção da CNH serão aceitos. Testes solicitados por empresas, como em processos de admissão ou desligamento, não têm validade para esse fim.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Carros tentam atravessar rio na Ilha do Bananal, no TO, e ficam encalhados; VÍDEO


Veículos ficaram encalhados no Rio Javaés
Três carros ficaram encalhados ao tentar atravessar um trecho do Rio Javaés, em Formoso do Araguaia, na região sudoeste do estado. O caso foi registrado em Porto do Piauí, às margens do rio, na Ilha do Bananal — considerada a maior ilha fluvial do mundo — nesta terça-feira (9). Ninguém se feriu e apenas um dos veículos apresentou problema. (Assista ao vídeo acima).
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver três veículos encalhados na água. Daniel Victor, um dos motoristas que teve os pneus atolados, contou ao g1 que a situação ocorreu após ele e outro condutor tentarem ajudar uma caminhonete que havia ficado presa no meio do rio.
“Eu passei tranquilamente por lá. O rapaz da Amarok era a primeira vez que tentava fazer a travessia e entrou muito devagar, aí faltou força para atravessar. No vídeo que está circulando, nós estávamos tentando tirar o veículo dele, mas acabamos atolando também”, relatou.
A travessia funciona de forma informal, mas não é proibida. Segundo Daniel Victor, ninguém se feriu e apenas um dos veículos teve problema. Trata-se de uma caminhonete Amarok, que teria apresentado uma pane no sistema elétrico. Segundo o motorista, os demais carros não tiveram problemas.
O Rio Javaés é um dos braços do Rio Araguaia que formam e delimitam a Ilha do Bananal. Considerada a maior ilha fluvial do mundo, ela possui cerca de 270 quilômetros de comprimento e 80 quilômetros de largura, abrangendo os municípios de Formoso do Araguaia, Lagoa da Confusão e Pium.
LEIA MAIS
Após prisão de secretária, polícia procura por empresária suspeita de negociar terceirização das UPAs
Alexandre Pires e Léo Santana serão atrações na Praia da Gaivota; veja programação
Major da PM morre após ser atacado por abelhas no interior do Tocantins
Motoristas precisaram usar trator para retirar caminhonete da água
Divulgação/Formoso Alerta
A travessia do rio com veículos é bastante comum na região, sendo praticada por turistas e moradores atraídos pela experiência de ecoturismo, contemplação da natureza e imersão cultural.
A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realiza o monitoramento constante do Rio Javaés e, segundo dados da instituição, o nível da água começa a baixar no mês de junho.
O biólogo e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Renato Torres, explica que a variação do nível do rio acompanha o regime de chuvas no estado.
“Nos meses sem chuva, o rio fica mais seco, entre junho e novembro, e volta a encher no período chuvoso, de dezembro a maio”, explica o professor.
Destino turístico
O Rio Javaés abriga uma biodiversidade única, marcada pela transição entre os biomas Cerrado e Amazônia. A região atrai visitantes interessados em explorar as paisagens e a riqueza natural da Ilha do Bananal.
O rio oferece diversas opções de ecoturismo, como pesca esportiva, praias fluviais e, mediante autorização, visitas às aldeias indígenas Karajá e Javaé.
Caminhonete encalhou no meio do Rio Javaés
Divulgação/Formoso Alerta
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Entenda investigação sobre a terceirização das UPAs de Palmas que levou à prisão de secretária


Polícia realiza nova fase da Operação Falsa Emergência
A investigação da Polícia Civil sobre a terceirização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Palmas entrou em uma nova fase após a prisão da secretária municipal de Saúde e de outros envolvidos. O caso apura um suposto esquema de corrupção, direcionamento de contratos e falsidade ideológica, envolvendo um montante de R$ 139 milhões.
O centro do escândalo é a parceria firmada entre a Prefeitura de Palmas e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba. Segundo a Polícia e o Ministério Público, o processo administrativo teria sido “fabricado” para dar aparência de legalidade a uma escolha que já teria sido definida em reuniões secretas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Confira os principais pontos sobre a investigação a respeito da terceirização das UPAs em Palmas:
LEIA TAMBÉM:
Secretária de saúde de Palmas é presa pela Polícia Civil em investigação sobre terceirização das UPAs
Após prisão de secretária, polícia procura por empresária suspeita de negociar terceirização das UPAs
Prisão de secretária de saúde foi decretada após tentativa de interferência nas investigações, diz decisão
UPA da região sul de Palmas
Raiza Milhomem/Secom Palmas
Quem foi preso durante a operação?
De acordo com a Polícia Civil e decisões judiciais, foram presos preventivamente a secretária de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski, e o superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa. A prisão ocorreu na manhã do dia 10 de junho de 2026, como desdobramento da Operação Falsa Emergência.
Além dos servidores, a Justiça também decretou a prisão da empresária Cláudia Fernanda Cândido da Silva, apontada como lobista e articuladora dos interesses da Santa Casa de Itatiba. Ela chegou a ser considerada foragida até se apresentar à polícia.
Qual é o valor e o que abrange o contrato investigado?
De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura de Palmas e apuradas pela Polícia Civil, o contrato soma aproximadamente R$ 139 milhões. O montante refere-se à parceria firmada com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itatiba.
Conforme decisão judicial e o Ministério Público do Tocantins (MPTO), o contrato abrange a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Norte e Sul da capital. A investigação aponta que a formalização da parceria teria ocorrido com dispensa de licitação e indícios de direcionamento.
Quais são os crimes apurados pela Polícia Civil?
Segundo a Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor), a investigação apura indícios de direcionamento de contratação, falsidade ideológica e corrupção passiva e ativa. Há suspeita de que documentos tenham sido produzidos com datas retroativas para legitimar o contrato.
A decisão judicial da 1ª Vara Regional das Garantias reforça que teria havido “fabricação” de justificativas para a dispensa de chamamento público. Os documentos não foram localizados nos sistemas digitais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no período em que deveriam ter sido produzidos.
Como funcionava o suposto esquema de propina?
A investigação da Polícia Civil e do MPTO identificou que a empresária Cláudia Fernanda alugou uma BMW de luxo, ao custo mensal de R$ 9,5 mil, um dia antes da assinatura da dispensa de licitação. O veículo era utilizado com frequência pelo superintendente Andreis Vicente da Costa.
Para os investigadores, o uso do carro de luxo, avaliado em mais de R$ 228 mil ao longo do período de locação, é incompatível com o salário do servidor e teria funcionado como uma forma indireta de pagamento de vantagem indevida.
Houve tentativa de interferir nas investigações?
Sim. De acordo com o documento judicial da 1ª Vara Regional das Garantias, a secretária de Saúde, Dhieine Caminski, foi acusada de monitorar e tentar influenciar o depoimento de subordinados à Polícia Civil. Esse comportamento fundamentou o pedido de prisão, para garantir a conveniência da instrução criminal e evitar a coação de testemunhas.
O que diz a defesa dos envolvidos?
A defesa da ex-secretária Dhieine Caminski afirmou, em nota, considerar a prisão “desproporcional e desnecessária”, e informou que levará o caso ao Judiciário. O advogado de Andreis Vicente da Costa solicitou acesso aos autos para se manifestar, enquanto a defesa de Cláudia Fernanda informou que ela se apresentaria à polícia após retornar de viagem.
Qual a situação atual do contrato com a Santa Casa de Itatiba?
Apesar das prisões e das investigações, o contrato de terceirização continua vigente. Segundo decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), de maio de 2026, a suspensão imediata do contrato poderia causar “desassistência” ou instabilidade no atendimento de urgência da capital.
O STJ ressaltou que a decisão não analisa a regularidade da parceria, mas apenas busca evitar um colapso na rede de saúde. O mérito sobre a legalidade do contrato ainda segue em tramitação na Justiça Estadual do Tocantins.
Como o contrato suspeito foi aprovado por servidores da secretaria?
Conforme as provas colhidas pela Polícia Civil e apresentadas pelo MPTO, servidores da Secretaria de Saúde relataram ter sido pressionados a assinar pareceres técnicos favoráveis à terceirização. Muitos alegaram não ter tido acesso ao plano de trabalho da entidade antes da assinatura dos documentos.
O atendimento nas UPAs foi afetado?
Em nota oficial, a Prefeitura de Palmas informou que as ações da Secretaria de Saúde seguem normalmente. A Procuradoria-Geral do Município garantiu que o atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul não sofreu interrupções em decorrência da operação policial.
Secretária Dhieine Caminski; e o superintendente Andreis Vicente da Costa
Reprodução/Prefeitura de Palmas
Íntegra da nota da Prefeitura de Palmas
A Prefeitura de Palmas, por meio da Procuradoria Geral do Município, informa que acompanha o caso e aguarda o acesso às informações oficiais dos autos para se manifestar.
A secretária de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski, e o superintendente de Atenção à Saúde, Andreis Vicente da Costa, serão conduzidos para o Batalhão do Comando Geral da Polícia Militar até audiência de custódia.
As ações da Secretaria de Saúde seguem normalmente, sem prejuízos à população, inclusive no atendimento das Unidades de Pronto Atendimento Sul e Norte.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Homem que desapareceu após sair para pescar com cães é encontrado morto no interior do TO


Bombeiros encontraram mochila, rede e dois cães às margens de rio.
Divulgação/Corpo de Bombeiros
O pescador Antônio da Silva Morais, de 64 anos, que estava desaparecido desde o último dia 6, em Araguaína, na região norte do estado, foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira (10). Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo foi localizado em uma área de mata, em avançado estado de decomposição.
O caso passou a ser acompanhado pelas autoridades na segunda-feira (8), quando o filho de Antônio acionou o socorro. De acordo com os bombeiros, populares encontraram pertences pessoais do idoso, como uma rede de dormir e uma mochila, além de dois dos três cães que o acompanhavam, às margens do rio, no Setor JK.
As buscas por Antônio duraram três dias e mobilizaram equipes terrestres, aquáticas e aéreas. Ele havia saído para pescar nas proximidades do Rio Lontra, acompanhado por três cães, mas não retornou para casa no domingo (7), como era previsto.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
A família contou aos militares que o pescador tinha o hábito de caçar na região e que ele havia sofrido um infarto há cerca de 15 dias, o que aumentou a preocupação das equipes durante as buscas.
LEIA TAMBÉM:
Secretário do Estado é afastado pela Justiça após suspeita de estupro contra servidora
Pitbulls atacam e matam cachorro que fazia companhia para idosa em Palmas; VÍDEO
‘Homem sonhador’, diz amigo de engenheiro agrônomo que morreu após ser encontrado caído ao lado de moto
Agora no g1
A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que o corpo da vítima foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Araguaína. Após ser levado para a sede do Núcleo, o corpo passou por necropsia e já foi liberado aos familiares.
O caso foi registrado na 5ª Central de Atendimento da Polícia Civil e as causas da morte serão investigadas.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Divertida, alegre e sonhadora: quem era a cantora gospel que morreu após internação no TO


Cantoras gospel conseguiram se apresentar na Europa antes da morte de irmã
Arquivo Pessoal
A cantora Ana Clézia morreu aos 38 anos após passar sete dias internada em Palmas. Ela realizava tratamento para problemas no fígado havia 15 anos, convivia com outras doenças crônicas e não chegou a realizar o transplante indicado pelos médicos. A irmã e parceira musical, Laudicéia Gomes, lembra que ela era uma pessoa divertida, alegre e sonhadora.
A artista entrou em coma no mesmo dia em que foi internada, na última sexta-feira (5), e não voltou a despertar. Ao lado da irmã, conquistou público no meio evangélico em Palmas e ficou conhecida pelo trabalho de adoração, construindo uma trajetória consolidada no ministério e lançando três CDs ao longo da carreira.
“Ela sempre sonhou alto, tinha uma visão de águia. […] Sempre cantando, no lugar que chegasse, podia dar um violão, “bater” qualquer instrumento que ela já cantava. Ela viveu o mesmo tempo que uma pessoa transplantada vive, e ela foi feliz. Minha irmã foi feliz”, diz Laudicéia.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
As cantoras chegaram a vender coxinhas e galinhada, além de montar um bazar e uma barraca de guaraná da Amazônia para custear a produção e o lançamento do primeiro CD com músicas autorais. A irmã conta que Ana sempre sonhou alto e era o carro-chefe da dupla.
LEIA MAIS
Cantora gospel morre em Palmas e gera comoção entre evangélicos
Cantora gospel que morreu no TO vendeu coxinha e fez bazar para gravar primeiro CD: ‘Ela sonhou grande’, diz irmã
Alexandre Pires e Léo Santana serão atrações na Praia da Gaivota; veja programação
Agora no g1
“As primeiras agendas fora do estado, na Bahia, Ceará e Maranhão, eram uma comemoração. Ela quem preparava as agendas. O sonho maior da dupla sempre foi dela. Ela era divertida, fazia um amigo em todo lugar. […] Tudo que ela sonhou, Deus realizou”, relata.
As cantoras rodaram 14 estados do Brasil cantando para públicos evangélicos, participaram de congressos internacionais realizados em Portugal e na Itália e chegaram a cantar no Paraguai no início do ministério musical.
O sonho de cantar nasceu quando Ana tinha 20 anos e Laudicéia, 18. Elas estavam fazendo faxina em casa e ensaiando uma música para cantar em uma igreja em Luzinópolis. Após se apresentarem, foram incentivadas a seguir pelo caminho da música.
“Falar da Ana Clézia é sorrir até na tristeza, porque mesmo com a partida da minha irmã, tudo que eu lembro dela me faz sorrir. Eu falei pra ela que sei que precisaria continuar [cantando], mas hoje olho para mim e não sei como vou continuar sem ela”, conta.
Vida guiada pela música
Ao longo dos anos, elas ficaram conhecidas como adoradoras e mantiveram presença constante em igrejas e eventos religiosos nos estados do Tocantins, Bahia, Ceará, Maranhão e Pará.
O repertório da dupla reúne canções como “Deus É Com Você”, “Ele Virá”, “Lindo Céu” e “Não Tem Lógica”. Além dos álbuns físicos, Ana Clézia também investiu no ambiente digital, disponibilizando singles e videoclipes em plataformas de streaming.
A última agenda oficial da dupla ocorreu em 22 de novembro de 2025. As irmãs já vinham reduzindo as apresentações públicas por conta do estado de saúde de Ana.
Dupla evangélica Ana Clézia e Laudicéia
Divulgação/Andrey Rodrigues
Saúde debilitada
Ana recebeu o diagnóstico de doenças crônicas aos 14 anos de idade. De acordo com Laudicéia, a irmã tinha artrite reumatoide, lúpus, colite e retocolite ulcerativa.
A última internação aconteceu por causa de uma pedra nos rins, no dia 5 de junho. Ela foi levada para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Palmas.
“Deram uma medicação para aliviar a dor e ela não acordou mais. Três dias depois, ela foi intubada. Ficaram esperando ela despertar daquela encefalopatia, que ela já tinha apresentado outras vezes, e tentaram fazer hemodiálise no último dia para ver se ela reagia”, explica.
No dia 15 de abril, Ana mostrou aos seguidores alguns momentos de seu tratamento. Nas imagens, aparece visivelmente debilitada e com hematomas nas pernas. “Estou viva e vamos pra guerra porque o nosso general é Cristo e Ele nos garante vitória”, escreveu a cantora.
Antes da morte, na sexta-feira (5), o estado de saúde de Ana Clézia era considerado grave, segundo boletim médico divulgado na quinta-feira (4). A equipe médica tentou realizar hemodiálise, mas precisou interromper o procedimento devido à instabilidade clínica.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Categorias
DESTAQUES SLIDE TOCANTINS

Pitbulls atacam e matam cachorro que fazia companhia para idosa em Palmas; VÍDEO


Cachorro morre após ser atacado por pitbulls
Um cachorro de pequeno porte morreu após ser atacado por dois cães da raça pitbull na Rua 18 do Setor Aureny III, região sul de Palmas. Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento do ataque e passaram a circular nas redes sociais, gerando preocupação entre moradores da região. O caso foi registrado no último domingo (7).
O ataque ocorreu no início da noite. Nas imagens, os dois cães avançam contra o animal, chamado Dom Dom, que não resistiu aos ferimentos. Segundo a família, ele era companheiro da tutora, uma idosa de 78 anos, que ficou abalada com a morte do cachorro.
A Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal informou que tomou conhecimento do caso por meio das redes sociais, mas afirmou que não recebeu denúncia formal pelos canais oficiais. (Leia a íntegra abaixo).
Já a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins informou que, até o momento, a ocorrência não chegou ao conhecimento da Polícia Civil.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Cachorro era companheiro de idosa
A filha da tutora, Assenaity Lanne, contou ao g1 Tocantins que o cachorro tinha o hábito de sair sozinho para pequenas voltas na rua e retornava logo em seguida.
“Minha mãe sempre abria o portão para ele dar uma voltinha ali na frente. Ele saía e voltava. Na hora em que aconteceu isso, ele tinha saído para dar uma dessas voltas. No vídeo, dá para ver que ele já estava voltando e quase em frente de casa”, explicou.
Cachorro de pequeno porte morreu após ser atacado por dois pitbulls
Reprodução/Jornal Sou de Palmas
Segundo a filha, Dom era muito querido pela família e pelos vizinhos.
“Minha mãe está muito abalada. A companhia dela era esse cachorro. Ela passava o dia todo brincando com ele. A vizinha também gostava muito dele, passava perfume nele e cuidava dele. O xodó delas era esse cachorro”, disse.
Assenaity também demonstrou preocupação com a possibilidade de ataques a pessoas.
“Não é só criança ou idoso. Poderia ser qualquer pessoa. Ninguém tem força para se defender de dois pitbulls. Esse não é o tipo de cachorro para andar solto. Se o dono quer sair com eles, deveria colocá-los pelo menos na coleira”, afirmou.
A identidade dos responsáveis pelos cães não havia sido confirmada até a última atualização desta reportagem.
VEJA TAMBÉM
Secretária de saúde de Palmas é presa pela Polícia Civil em investigação sobre terceirização das UPAs
Major da PM morre após ser atacado por abelhas no interior do Tocantins
TO suspende temporariamente a aplicação da vacina contra a dengue do Instituto Butantan
Animal, chamado Dom Dom, era companheiro de uma idosa
Reprodução/Arquivo Pessoal
O que diz a Prefeitura de Palmas
A Secretaria Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal informou que tomou conhecimento das imagens que circulam nas redes sociais, mas destacou que não houve registro formal da ocorrência pelos canais oficiais do município.
Segundo a pasta, a tutora do animal pode registrar boletim de ocorrência e formalizar a denúncia por meio da Ouvidoria Municipal ou pelo telefone 153.
O órgão informou ainda que, caso os responsáveis pelos cães sejam identificados, eles poderão responder administrativamente por infrações previstas na legislação municipal relacionadas à guarda irresponsável e à falha na contenção dos animais.
A pasta ressaltou que a circulação de animais desacompanhados em vias públicas não é permitida e que os tutores são responsáveis por adotar medidas para evitar riscos a pessoas, a outros animais e aos próprios cães.
Caso não chegou à Polícia Civil
A família informou que buscou orientações sobre como proceder após o ataque, mas ainda tenta identificar oficialmente o tutor dos animais envolvidos. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que, até o momento, o caso não chegou ao conhecimento da Polícia Civil.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Mari Silva é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Edson Reis.

Fonte: G1 Tocantins