Categorias
Uncategorized

Educação mobiliza escolas para participarem da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

As inscrições e adesões seguem abertas até 30 de abril

Secretária Adriana Aguiar reforça a importância da olimpíada para alunos e professores

Mobilizar e incentivar escolas, professores e alunos a participarem da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) foram os principais objetivos da live transmitida nesta terça-feira, 20, pelo canal da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, no YouTube – TvSeduc Tocantins.

A Olimpíada reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, tem como tema ‘Lugar onde vivo’, temática que será abordada nas formações e produções textuais durante toda a competição.  As inscrições e adesões seguem abertas até 30 de abril.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, ressaltou a importância da olimpíada para toda a comunidade escolar. “Sabemos que com a pandemia o desafio é maior, mas muitas vezes é através de um desafio que encontramos a oportunidade de aprendermos e crescermos mais, não só profissionalmente, como ser humano. Por isso, eu os chamo para compormos uma grande rede de mobilização em todo o Estado para que, assim como em 2019, 100% de nossas escolas estaduais possam desenvolver e evidenciar suas habilidades através da Olimpíada”.

A OLP é um programa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú social, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que oferece formação para educadores, por meio de cursos, produções textuais e da participação no portal Escrevendo o Futuro.

Para a representante do Cenpec, Patrícia Calheta, a OLP e suas reformulações, devido à pandemia, refletem a prática reinventada do ensino. “A Olimpíada é mais um importante incentivo na direção da prática educacional na busca de possibilidades de ensino integradoras e inovadoras”.

Durante a live de mobilização, a docente e formadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ângela Francine Fuza, apresentou o panorama geral do programa e as principais condições do certame 2021, além de ressaltar o papel da olimpíada. “Não é apenas um concurso, é um programa de formação que contribui para a melhoria da escrita de todos, professores e alunos, sendo assim uma proposta de apoio pedagógico”.

De acordo com informações do site Escrevendo o Futuro, dos 139 municípios tocantinenses, 92 já se inscreveram. Mais detalhes sobre as inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de abril, estão no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso . No portal, também estão o regulamento, o calendário das etapas e atividades, além das premiações do certame.

Também participaram da live a dirigente Municipal de Lajeado e representante da Undime-TO, Luiza Rodrigues de Souza, e a técnica da UTE de Programas e Projetos da Seduc, Janaína Tomasi Dal Molin

Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *