Categorias
MUNDO

Cinco brasileiros estão no Afeganistão e dois querem sair, diz Itamaraty


Ministério das Relações Exteriores busca acordo com países que estão conduzindo operações de resgate para incluir brasileiros em voos que estão deixando o país. Mais de 18 mil já saíram de Cabul desde que o Talibã assumiu o poder, no domingo (15), segundo a Otan. Centenas de pessoas se reúnem do lado de fora do aeroporto internacional em Cabul, no Afeganistão, em foto de 17 de agosto
AP
Cinco brasileiros estão no Afeganistão neste momento e dois deles manifestaram a intenção de deixar o país, informou o Ministério das Relações Exteriores ao G1 nesta sexta-feira (20).
O órgão não forneceu informações sobre os três demais.
O ministério garante que os brasileiros que necessitem receberão o apoio mais amplo possível e diz que está fazendo um acordo diplomático com países que têm conduzido operações de resgate em território afegão, para que os brasileiros possam ser incluídos em algum dos voos.
As 7 imagens mais marcantes da tomada do Afeganistão pelo Talibã
Ainda segundo o Itamaraty, o governo brasileiro avalia a possibilidade de concessão de vistos humanitários para pessoas afetadas pela situação política no Afeganistão, “em termos semelhantes aos concedidos a haitianos e apátridas da República do Haiti e para as pessoas afetadas pelo conflito na Síria”.
Inicialmente, o Itamaraty havia dito que não tinha registros de brasileiros no país, onde o Talibã assumiu o poder no domingo (15), após tomar a capital Cabul.
Na quinta-feira, o grupo extremista declarou que o país se tornou o Emirado Islâmico do Afeganistão.
LEIA TAMBÉM:
Biden promete todos os esforços para tirar americanos e aliados do Afeganistão, mas diz que não pode garantir ‘resultado final’ da operação
Imprensa internacional se mobiliza para a retirada de jornalistas do Afeganistão
Soldados turcos cuidam de bebê que mãe entregou através de cerca no aeroporto de Cabul, no Afeganistão; assista
Afeganistão: O que aconteceu com 100 refugiados afegãos que Brasil recebeu há quase 20 anos
Diversos países estão organizando missões de retirada de seus cidadãos através do aeroporto internacional Hamid Karzai, em Cabul. Milhares de afegãos que colaboraram com as forças de segurança estrangeiras também estão sendo retirados do país.
Segundo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mais de 18 mil pessoas já saíram do Afeganistão, e a entidade prometeu dobrar os esforços para acelerar a retirada.
Vídeos: Histórias e relatos sobre o caos no Afeganistão
Initial plugin text

Fonte: G1 Mundo