Categorias
MUNDO

Guterres alerta na Assembleia Geral da ONU que o mundo ‘está se movendo na direção errada’


Secretário-geral das Nações Unidas abriu o evento destacando a pandemia do coronavírus e seus efeitos na economia, o aquecimento global e outros problemas que precisam ser enfrentados. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursa na abertura da 76ª Assembleia Geral da ONU em 21 de setembro de 2021
Eduardo Munoz/Pool via Reuters
O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou os líderes mundiais, na abertura da 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que o mundo “está se movendo na direção errada”.
“Estou aqui para soar o alarme que o mundo deve acordar. Estamos na liderança e obesos e se movendo na direção errada”, afirmou Guterres. “Nosso mundo nunca foi tão ameaçado ou dividido. Estamos enfrentando a maior série de crises das nossas vidas”.
O secretário-geral da ONU citou a pandemia do novo coronavírus e seus efeitos na economia, o aquecimento global e outros problemas que precisam ser enfrentados pelos países.
“A pandemia da Covid-19 está superdimensionando desigualdades flagrantes. A crise climática está afetando o planeta”, enumerou o português. “Uma onda de desconfiança e desinformação está polarizando as pessoas e paralisando sociedades”.
Secretário-geral das Nações Unidas alerta que o mundo ‘está se movendo na direção errada
Guterres afirmou aos presidentes e líderes mundiais presentes na sede da ONU em Nova York que “agora é a hora de entregar”: “Criamos problemas que somos capazes de resolver”.
“Não esperem os outros para fazer a sua parte”, destacou o secretário-geral das Nações Unidas.
Ele também fez um apelo à paz, citou a crise humanitária no Afeganistão e afirmou que “os golpes de estado estão de volta” — ele já criticou, mais de uma vez, o golpe militar em Mianmar.
AO VIVO: Assista ao discurso de Bolsonaro e outros líderes mundiais na 76ª Assembleia Geral da ONU
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursa na abertura na 76ª Assembleia Geral da ONU em 21 de setembro de 2021
Eduardo Munoz Alvarez/Pool via AFP
VÍDEOS: as últimas notícias internacionais

Fonte: G1 Mundo