rograma financia terra para trabalhadores rurais e investimentos em infraestrutura
Elmiro de Deus/Governo do Tocantins
A Feira Agrotecnológica do Tocantins – Agrotins, 100% Digital debate as ações de investimentos do Terra Brasil – Programa Nacional de Crédito Fundiário, que financia a compra da terra para trabalhadores rurais e investimentos em infraestrutura. A palestra ocorre no dia, 17, às 10h55, na plataforma agrotins.to.gov.br. A Agrotins, que tem como tema principal nesta 21ª edição, Agro 4.0 – Tecnologia no Campo, ocorre de 15 a 18 de junho.
Retomada
De acordo com o gerente de crédito fundiário da Seagro, Marcos Antonio Monteiro de Farias, os recursos para aquisição de terras ligados ao Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil, já estão disponíveis para acesso dos Agricultores Familiares. “Portanto, os mesmos já podem procurar em suas regiões [municípios] as empresas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que comprovem certificação no serviço CET – Certificação de Entidades e Técnicos, para concessão de Crédito Fundiário”, explicou.
Ater Registradas
Atualmente, no estado do Tocantins, as empresas registradas no CET são: Bioterra Planejamentos, Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviço, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter); Conecta Agronegócios; Opus Agro Engenharia e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Programa
Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de financiamento de crédito rural. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estrutura da propriedade e do projeto produtivo, gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, alicerçado na melhoria da qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar, e sucessão no campo para os agricultores familiares.
Participação
Participam da palestra, o secretário da Seagro, Jaime Café; o presidente do Ruraltins, Fabiano Pinheiro Miranda; e o coordenador geral do crédito Fundiário – Mapa, Alberto Batista da Silva Filho.
Foto: Divulgação/Seagro