A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que até às 14 horas desta segunda-feira, 29, foram confirmados 59 novos casos de Covid-19 na cidade. Testaram positivo 23 mulheres, com idades entre 01 e 78 anos; e 36 homens, com idades entre 09 e 75 anos.
A Vigilância informou que 10 pacientes, que estavam em tratamento e eram assistidos pelas unidades básicas de saúde, receberam alta médica, sendo seis homens e quatro mulheres.
Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) uma pessoa testou negativo para a covid-19 após realização de teste rápido. Um homem de 22 anos e duas mulheres de 46 e 79 anos realizaram coleta de material para a realização de exame swab.
Gurupi contabiliza nesta segunda-feira, 25.925 casos descartados; 229 casos suspeitos; 8.496 casos confirmados, destes: 7.238 (85,2%) pessoas estão recuperadas, 1.134 (13,3%) estão em tratamento, e 124 (1,5%) pessoas vieram a óbito.
Confirmações de óbitos
Nesta segunda-feira foi repassada à Vigilância Epidemiológica de Gurupi a confirmação de dois óbitos.
Um deles ocorreu no dia 24 de março. Um homem de 67 anos que estava em tratamento na Unidade de Pronto Atendimento. Ele teve um infarto e testou positivo para covid-19 no dia 23 de março.
Outro registro é de um homem de 74 anos, que estava internado Hospital Regional de Gurupi (HRG), com diagnóstico: insuficiência respiratória aguda, pneumonia viral e testado positivo para Covid-19 no dia 10 de março. A morte ocorreu na tarde de sábado, dia 27.
Internações
No Hospital Unimed 19 pessoas estão em tratamento da Covid-19. Na UTI da unidade estão nove homens e quatro mulheres. Na Ala clínica estão internados cinco homens e uma mulher.
Na UTI-Covid do Hospital Regional de Gurupi estão em tratamento 22 homens entre 24 e 80 anos e 12 mulheres entre 35 e 87 anos. Na ala clínica estão duas mulheres de 60 e 63 anos.
Na Unidade de Pronto Atendimento oito pessoas estão em tratamento. Destas, um homem e uma mulher estão nos leitos para casos confirmados, e cinco homens e uma mulher estão na ala para casos suspeitos.
Recomendações
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que as medidas de prevenção são extremamente necessárias para evitar a transmissão principalmente aos grupos de risco e alerta sobre a importância da higienização das mãos com água e sabão, uso do álcool 70%, uso da máscara.
Ressalta que o esforço deve ser coletivo e o isolamento social deve ser priorizado. O momento não é para festividades, confraternizações, encontro de amigos e familiares, visitas, viagens, pois a atual situação exige que o isolamento social seja prioridade. Quanto menos contato com outras pessoas, menor é a chance de ser infectado pelo coronavírus. Dessa forma o cidadão irá proteger tanto seus familiares quanto outras pessoas e evitar a propagação do vírus.
Disque Denúncia
O gurupiense que observar irregularidades no cumprimento das normas de restrição, aglomerações, desrespeito ao distanciamento social e ao decreto publicado pela prefeitura pode denunciar pelos canais: 3315-0077, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas; e (63) 9-9206-5245 – WHATSAPP, disponível 24 horas; e ainda pelo disque denúncia do Ministério Público Estadual (MPE) -127.
Vacinação
Até às 14 horas desta segunda-feira, a coordenação de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi informou que foram aplicadas 8.222 doses.
Já receberam a dose, idosos abrigados na Casa do Idoso, profissionais da saúde que estão na linha de frente à pandemia, idosos acima de 80 anos e idosos acamados ou com dificuldade de locomoção. E já estão sendo aplicadas a segunda dose da vacina e também nos idosos entre 70 e 79 anos.
Quem for vacinar deve levar cartão de vacinação, cartão SUS e CPF.