O Corpo de Bombeiros está combatendo queimadas há duas semanas em uma área verde de Palmas e suspeitam que possam se tratar de incêndios criminosos. Desde o início da manhã desta sexta-feira (15), equipes tentam apagar as chamas que vão do Batalhão da Polícia Militar até o shopping na região Norte.
Nesta quinta-feira (14), equipes também combateram um incêndio próximo ao Hospital Geral de Palmas, que começou na quarta-feira (13). Moradores reclamaram da dificuldade de respirar por causa da fumaça.
Segundo os Bombeiros, as equipes que estão no local esperam a chegada de mais brigadistas para ajudar no combate às chamas. Além da fumaça que toma conta da região, o fogo afugenta os animais que vivem no local.
Conforme os Bombeiros, testemunhas viram um homem sair da mata e logo após o fogo se alastrar. Uma área de reflorestamento que foi plantada, no local, foi totalmente destruída.
Ainda segundo a corporação, no mês de setembro até esta sexta-feira, os bombeiros atenderam 101 ocorrências de incêndio florestal em áreas verdes urbanas ou zona rural e 14 em residências e estabelecimentos, só em Palmas.
Os Bombeiros orientam que a população denuncie as queimadas criminosas, através dos números 193 da corporação ou 190 da PM.
“Pedimos que a população denuncie caso veja alguém colocando fogo em uma área verde. Este período em que estamos de seca e fortes ventos dificulta e muito o trabalho dos bombeiros” destacou o comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Erisvaldo Alves.
Fonte: G1 Tocantins