Categorias
MUNDO

Filipinas faz referendo sobre criação de região autônoma no sul

Milhões de filipinos são esperados nas urnas, nesta segunda-feira (21), para se pronunciar sobre a criação da Região Autônoma de Bangsamoro, no sul do país. A consulta popular acontece em decorrência de um acordo de paz firmado com os rebeldes muçulmanos para encerrar décadas de conflito.

Nos anos 1970, um grupo de muçulmanos lançou uma luta armada para exigir a autonomia, ou a independência no sul das Filipinas, em uma região que consideram como sua terra ancestral. A insurreição no país, que é um arquipélago de grande maioria católica, deixou 150 mil mortos.

Em 2014, o principal grupo rebelde, a Frente Moro de Libertação Islâmica (MILF), assinou um acordo de paz com o governo que prevê a concessão da autonomia à minoria muçulmana em determinadas partes da grande ilha de Mindanao e das ilhas do extremo-sudoeste.

Nesta segunda, 2,8 milhões eleitores são esperados para validar ou rejeitar a criação da Região Autônoma de Bangsamoro para substituir a região autônoma atual. A nova região autônoma deve ser maior e ter mais poderes.

Tanto o governo quanto a MILF esperam que uma nova região autônoma e estável atraia investimentos em uma zona com altos níveis de pobreza e de radicalismo.

Cerca de 20 mil policiais e militares foram mobilizados diante do temor de que grupos rebeldes rivais tentem perturbar a votação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *