Categorias
TOCANTINS

Governo do Tocantins investe em adequações e instalações de pisos em unidades esportivas

Cerca de dez unidades esportivas, em todo o Estado, irão receber investimentos em adequações e instalações de pisos

 

No início deste mês, a titular da Seduc, Adriana Aguiar, visitou a sede do Ginásio de Esportes Neblina, em Araguaína

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), iniciou o trabalho de adequações e instalações de pisos em unidades esportivas tocantinenses. As obras começaram pelo Ginásio Idanizete de Paula, de Gurupi, e, a partir de agora, contemplará cerca de mais dez espaços, visando dar mais qualidade aos ambientes utilizados para a prática esportiva.

As adequações e instalações de pisos já estão previstas para ocorrerem no ginásio Neblina, de Araguaína; no Ercílio Bezerra de Castro, de Paraíso do Tocantins; e no Irmã Beatriz, de Miracema do Tocantins; no Ginásio Poliesportivo Dr. Pedro Zanina, em Guaraí; e se estenderá para outras unidades esportivas do Estado.

Para garantir que as práticas esportivas ocorram em ambientes cada vez mais adequados, assim como ocorreu em Gurupi, os espaços irão receber a instalação de pisos de alta resistência, reparos na pintura, adequação e implantação de sistema de combate a incêndios e prevenção de pânico, entre outros.

O Ginásio Idanizete de Paula, em Gurupi, já passou pela adequação e instalação do piso

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, explicou que a revitalização dos espaços faz parte da política de incentivo à prática esportiva no Tocantins. “A Educação é formada por um conjunto de práticas que dão condições para que os nossos estudantes possam se formar de modo integral. O esporte é uma dessas práticas que favorece o desenvolvimento do cidadão, por isso estamos investindo nesses espaços”, ressaltou.

Um dos diferenciais desse trabalho de manutenção está na aplicação dos novos pisos. Serão aplicados pisos modulares, fabricados em polipropileno, similar ao piso oficial do futsal brasileiro. O material utilizado é antirreflexo, com alta absorção de impactos, alta resistência mecânica e estabilidade dimensional, além de possuir baixa absorção de calor, com coeficiente de atrito ideal para a prática esportiva.

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, Clay Rios, destacou que as características do material escolhido possuem ampla vantagem. “São materiais altamente resistentes ao impacto, umidade e agentes biológicos. O que permite que seja utilizado para a prática de esportes de alto impacto, ao mesmo tempo em que reduz os custos de manutenção. Estamos considerando que os espaços de lazer devem ter a qualidade ideal para que os atletas possam praticar atividades físicas de maneira confortável”, explicou.

No pós-pandemia, os espaços estarão disponíveis para uso da comunidade, especialmente pelas escolinhas de iniciação esportiva para o desenvolvimento de atividades esportivas diversas, sendo que o material utilizado é ideal para a prática de esportes, como futsal, basquete, vôlei, handball e outros.

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins
Fotos: Katriel Bernardes/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *