Categorias
Uncategorized

Inep finaliza coleta sobre situação dos estudantes na pandemia para o Censo Escolar 2020 nesta quarta-feira, 7

Com previsão de divulgação dos resultados em junho, o levantamento conta com formulário sobre os impactos da pandemia de COVID-19 na educação

A etapa Situação do Aluno considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo de 2020
 
Termina nesta quarta-feira, 7, o prazo para as escolas da Educação Básica responderem a segunda etapa da coleta do Censo Escolar 2020. Nessa fase da pesquisa estatística, são obtidas informações sobre a Situação do Aluno, para verificar o movimento e o rendimento dos estudantes, ao término do ano escolar. Com esses dados, é possível mensurar quantos foram aprovados, reprovados, abandonaram a escola ou faleceram ao fim do ano letivo. O formulário se encontra disponível no endereço eletrônico censobasico.inep.gov.br/.
A coleta de dados das escolas tem caráter declaratório e é dividida em duas etapas. A primeira etapa foi o preenchimento da Matrícula Inicial, para a coleta de informações sobre os estabelecimentos de ensino, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. E a segunda etapa ocorre com o preenchimento de informações sobre a Situação do Aluno, e considera os dados sobre o movimento e rendimento escolar dos alunos, ao final do ano letivo.

Para a pesquisa, que iniciou dia 22 de fevereiro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também desenvolveu um formulário específico, Resposta Educacional à Pandemia de Covid-19, com o objetivo de apurar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios relacionados aos impactos da pandemia de coronavírus no sistema educacional brasileiro. No Tocantins, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) coordena a coleta nas redes estadual, privada e municipal.

Conforme o cronograma, após a finalização da segunda etapa, as instituições poderão retificar os dados, caso necessário, entre 22 de abril e 7 de maio.

Censo

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas. As matrículas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *