Categorias
Uncategorized

Mais de 20% dos candidatos deixam de fazer o vestibular da UFT

Dos 15.763 candidatos que se inscreveram para fazer o vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) neste domingo (9), 3.323 não compareceram no período da tarde. O número de abstenções corresponde a 21,08%. Já na parte da manhã, 3.241 pessoas faltaram, a porcentagem é de 20,56%.

O presidente da Copese, comissão responsável pelo vestibular, Elvio Quirino, disse que a quantidade de faltosos é baixa. “A estimativa dos outros vestibulares dava acima de 25%, então a abstenção foi dentro da programação, porém um pouco abaixo. Isso é um bom sinal. De fato a comunidade local demandava por um processo seletivo. Como ficamos quatro anos sem vestibular havia uma expectativa grande em fazer”, argumentou.

No período matutino, a chuva forte fez com que a Copese prorrogasse o início da prova em 10 minutos. Segundo Quirino, os portões estavam programados para fechar às 8h, mas o horário se estendeu até às 8h10. Candidatos relataram engarrafamento em várias partes da capital. Os candidatos tiveram quatro horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

Conforme os números de abstenções, alguns alunos que foram pela manhã deixaram de ir no período da tarde. A prova começou às 15h. Os candidatos tiveram mais 4 horas para responder questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e sua tecnologias, além de fazer a redação.

Os candidatos disputam 943 vagas em 50 cursos, inclusive para o novo curso de medicina, no campus de Araguaína. O retorno do vestibular foi aprovado em julho deste ano pelo conselho universitário da UFT. Desde 2015, a universidade oferecia 100% das vagas regulares pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Agora, 50% das vagas serão selecionadas pelo vestibular e a outra metade pelo Sisu ou outras seleções.

Quirino disse que o vestibular da UFT será realizado duas vezes ao ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *