Categorias
TOCANTINS

PF investiga grupo suspeito de desviar R$ 200 mil por meio de fraudes em programa federal

Segundo a Polícia Federal, investigados teriam direcionado a contratação de uma empresa para a execução do programa ProJovem Urbano. Operação cumpriu mandados em Paraíso do Tocantins.

Uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta segunda-feira (15) investiga um grupo suspeito de praticar irregularidades na contratação de uma empresa para a execução do programa federal ProJovem Urbano. Policiais cumprem um mandado de prisão preventiva, um de busca e apreensão e uma medida cautelar em Paraíso do Tocantins. A estimativa é que o prejuízo aos cofres públicos ultrapassou R$ 200 mil.

A operação recebeu o nome de Krank e se refere ao personagem principal do filme “Ladrão de Sonhos”. As investigações apontam que houve direcionamento na contratação de uma empresa pela então Secretaria de Juventude do Tocantins, extinta pelo governo do estado, além da contratação de funcionários fantasmas.

Em nota, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) disse que a investigação é sobre um programa desenvolvido no Tocantins em gestões anteriores. “Ainda assim, a Seduc se coloca à disposição da Justiça no sentido do colaborar para que os fatos sejam elucidados”, disse a assessoria da pasta.

A PF apurou ainda que um dos investigados estava coagindo testemunhas para ocultarem a verdade dos fatos. Os investigados, cujos nomes não foram divulgados, devem responder, na medida de suas participações, pelos crimes de fraude à licitação, dispensa indevida de licitação, peculato e coação de testemunha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *