Categorias
BRASIL

‘Vamos restringir entrada de venezuelanos’, diz interventor em RR

Governador eleito e designado interventor do governo federal em Roraima – só falta a assinatura do decreto, o que deve ocorrer nesta segunda-feira (10) -, Antonio Denarium (PSL) afirmou neste domingo que trabalhará “para restringir a entrada de venezuelanos no Brasil”.

“Não conseguimos atender tantos venezuelanos”, disse em entrevista à Globonews. Ele estimou que 1.000 cidadãos do país vizinho cruzem a fronteira com o Brasil por dia.
Veja também

Aliado de Bolsonaro, governador eleito de RR quer “devolver” venezuelanos
Brasil tem menos imigrante do que países vizinhos

Denarium liga o fluxo migratório à crise enfrentada pelo governo de Roraima. “Só assim [com a diminuição da entrada de imigrantes], vamos resolver o caos que estamos vivendo na saúde, na educação e na segurança pública”, disse.

Sem conseguir pagar salários a funcionários públicos (há categorias há quatro meses sem receber), Roraima terá intervenção do governo federal. Na prática, a medida antecipa o fim do mandato da governadora Suely Campos (PP) e antecipa o início do exercício de Denarium, eleito com 53% dos votos válidos.

Em contrapartida, o Estado deverá apresentar um Plano de Recuperação Fiscal, informando o total de dívidas correntes do estado, entre elas, as dívidas com fornecedores e com o pagamento de salários de servidores.

O interventor também pediu a execução de medidas que ajudem a diminuir os custos do Poder Executivo do estado.

“Entre as medidas, uma reforma administrativa, que contemple a extinção de cargos e secretarias, além da fusão de pastas que beneficiem o princípio da otimização de serviços e economicidade, fiscalização de todos contratos vigentes, além de economia com gastos com telefone, água e energia”.

Denarium poderá requisitar ajuda de qualquer órgão federal, seja militar ou civil. No último sábado, ele participou da primeira reunião com o secretariado que vai assessorá-lo durante a intervenção federal no estado, um dia depois de ser convidado por Temer para ocupar o cargo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *