Categorias
MUNDO

‘Fantasma de Kiev’: o suposto piloto das Forças Armadas ucranianas que pode ter abatido aviões russos


Apesar da fama nas redes sociais, não há indícios concretos de que o tal ‘ás da aviação’ realmente exista. Post das forças armadas ucranianas sobre o ‘Fantasma de Kiev’
Reprodução/Facebook/Forças Armadas ucranianas
Ás de verdade ou apenas propaganda? O perfil do Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia publicou nesta sexta-feira (11) uma foto que seria do “Fantasma de Kiev”, um piloto que teria derrubado mais de seis aviões russos, segundo rumores.
Resistência civil de ucranianos surpreende professores da Escola do Comando do Exército do Brasil
O que são armas químicas e biológicas que Rússia e Ucrânia se acusam mutuamente de possuir?
Desde o início da invasão dos russos ao território da Ucrânia existem especulações sobre a existência ou não do “Fantasma de Kiev”, até mesmo em perfis oficiais do governo ucraniano. O personagem tem sido celebrado pelos usuários de redes sociais.
“Olá, vilão russo, estou voando pela sua alma – Fantasma de Kiev”, diz mensagem postada junto à foto do piloto pelo órgão ucraniano. A postagem teve mais de 7 mil compartilhamentos até a última atualização desta reportagem.
Por ora, não há indícios concretos de que o piloto exista, e há a hipótese de que seja apenas uma peça de propaganda para motivar os ucranianos em sua resistência contra a invasão.
Vídeo do ‘Fantasma’ em ação é fake
O Fato ou Fake comprovou que um dos vídeos atribuído ao piloto era falso. As imagens que circulavam na rede mostravam um caça abatendo outro no ar, com legendas citando o personagem.
No entanto, as imagens do vídeo viral são de um jogo de simulação de voo chamado Digital Combat Simulator (DCS). A informação foi confirmada pela fabricante do jogo, Eagle Dynamics, à Reuters.

Fonte: G1 Mundo