Categorias
MUNDO

França acusa EUA de ‘esfaquear o país pelas costas’ e compara Biden a Trump


Declaração do chanceler Jean-Yves Le Drian ocorre após acordo militar entre EUA, Austrália e Reino Unido que fará a França perder um contrato de US$ 66 bilhões com a Austrália. O presidente da França, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, no convés do HMAS Waller, um submarino da classe Collins operado pela Marinha Real da Austrália, em foto de 2 de maio de 2018 em Garden Island, Sydney
Brendan Esposito/Pool via AFP
O ministro das Relações Exteriores da França acusou nesta quinta-feira (16) o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de “esfaquear o país pelas costas” e de agir como o seu antecessor, Donald Trump, após perder um contrato de US$ 66 bilhões feito com o governo da Austrália.
O “contrato do século” previa a construção de 12 submarinos de propulsão diesel e elétrica e a transferência da tecnologia, mas a Austrália abandonou o negócio após assinar o Aukus, um acordo militar com os EUA e Reino Unido na quarta-feira (15).
“Esta decisão brutal, unilateral e imprevisível me lembra muito o que o Sr. Trump costumava fazer”, afirmou o chanceler francês, Jean-Yves Le Drian, à rádio France Info. “Estou com raiva e amargo. Isso não é feito entre aliados.”
O Aukus — um jogo de palavras com as siglas dos três países em inglês (AU, UK e US) — é um acordo militar contra a crescente presença militar da China na região do Indo-Pacífico (que inclui os oceanos Índico e Pacífico).
Entre os termos do acordo estão uma nova frota australiana de submarinos de propulsão nuclear, o que fará com que o governo australiano abandone o acordo com o governo francês.
Esta reportagem está em atualização

Fonte: G1 Mundo