Os resgates tiveram a participação de navios da Guarda Costeira, da Marinha militar da agência europeia de fronteiras e de várias ONGs.
Mais de 8.000 migrantes foram resgatados nas últimas 48 horas no Mediterrâneo, perto da costa da Líbia, quase 5.000 delas apenas na segunda-feira (26), informou um porta-voz da Guarda Costeira italiana.
“Na segunda-feira, socorremos quase 5.000 pessoas que estavam em quatro embarcações grandes, uma pequena e em 18 botes”, disse o porta-voz da Guarda Costeira.
Os resgates tiveram a participação de vários navios da Guarda Costeira, da Marinha militar do dispositivo europeu Frontex, a agência europeia de fronteiras, assim como de várias ONGs.
De acordo com o ministério do Interior italiano, no decorrer do ano mais de 73.300 migrantes chegaram ao país, um aumento de 14% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Agência da ONU para os Refugiados (Acnur) calcula em 2.005 o número de pessoas que morreram ou desapareceram em tentativas de atravessar o Mediterrâneo em 2017.
http://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-8000-migrantes-sao-resgatados-no-mediterraneo-em-48-horas.ghtml