Categorias
ENTRETERIMENTO

São João 2018 de Campina Grande


Parque do Povo sedia shows do Maior São João do Mundo de 8 de junho a 8 de julho. São João 2018 de Campina Grande Parque do Povo sedia shows do Maior São João do Mundo de 8 de junho a 8 de julho. Abertura teve Mano Walter, Santanna e show pirotécnico. Luan Santana: ‘Quero mostrar que Campina Grande tem o maior São João’. Elba Ramalho surpreende com reggae, arrocha e rock. Fagner celebra Luiz Gonzaga e dedica show a Elba Ramalho. Bell Marques encerra São João 2018

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Cantores se mobilizam para transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil

Artistas como Del Feliz, Elba Ramalho e Nando Cordel lançaram música que homenageia o ritmo. Movimento nacional busca, além do título, políticas de proteção para o ‘forró de raiz’. Cantor Del Feliz quer transformar o forró em petrimônio imaterial do Brasil
Uma mobilização que une cantores brasileiros busca transformar o forró em patrimônio imaterial do Brasil. O movimento, que surgiu na Paraíba em 2015, tem representantes em 14 estados do país. Em visita ao Recife, um dos artistas engajados nesse objetivo, o cantor baiano Del Feliz, falou sobre a importância do ritmo para a cultura brasileira. (Veja vídeo acima)
Criado pela professora paraibana Joana Alves, por meio do Fórum Forró Pé de Raiz, o movimento tem a intenção de conseguir, além do título de patrimônio imaterial, políticas de proteção para o chamado “forró de raiz” e, assim, incentivar a produção dos pequenos representantes do ritmo.
Segundo Del Feliz, existe uma descaracterização tanto das festas de São João quanto do ritmo em si. “O título não tem significado sem a salvaguarda. Quando o registro for confirmado, passamos a ter políticas a favor dos pequenos representantes, os trios de forró, os cantadores, que são excluídos dos eventos por conta da pressão mercadológica e têm a maior dificuldade para sobreviver dessa arte”, disse.
Para ajudar a integrar as pessoas na causa, os participantes do movimento lançaram uma canção sobre o forró e as festas juninas chamada “Eu sou o São João”. Entre os artistas que participam da gravação da música e do vídeo, estão Elba Ramalho, Santanna, Alcymar Monteiro e Nando Cordel. (Veja vídeo acima)
“É uma luta extremamente pertinente, de um sentimento brasileiro de que o forró represente, talvez de maneira mais completa, a nossa cultura e o nosso povo. O São João muitas vezes se confunde com o forró”, afirmou Del Feliz.
De acordo com o cantor, a expectativa dos envolvidos na mobilização é pressionar o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar as pesquisas a fim de que o processo de nomeação ocorra em 2019.
“O processo depende de um apoio político, para que haja a pesquisa do Iphan. A mobilização popular é fundamental nessa etapa porque ela vai ser indagada. Envolvemos nomes de peso para reforçar a importância da pauta e envolver o povo”, explicou.
Trajetória ligada ao forró
Sobre a motivação para se engajar no movimento, Del Feliz explica que sua relação com o forró é anterior ao seu envolvimento profissional com a música. Ele, que já trabalhou como catador de lixo e pedreiro, compôs mais de 500 músicas, muitas em homenagem a cidades brasileiras, e participou do The Voice Brasil em 2015.
“Minha vida se entrelaça de uma maneira definitiva com a música e isso me identifica e ratifica minha felicidade, o que meu nome diz. Cresci vendo minha mãe e meus tios sambadores cantando bata de feijão, reisado, chula, fazendo eventos maravilhosos nos povoados. Tive, na referência do São João, a festa mais completa, um colorido que diz muito do nosso jeito nordestino”, explicou Del.

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Aos 64 anos, professor aposentado lança álbum autoral de forró durante o São João


Após 38 anos como professor de matemática, Amauri Cruz decidiu gravar ‘Lembranças da Vida’ com xote, baião, toada e arrasta-pé. Professor aposentado Amauri Cruz lançou álbum aos 64 anos, durante o São João 2018 na Paraíba
Euclimar Silva/Divulgação
“Resgatei uma paixão minha desde a época do então ‘segundo grau’”, explica o professor aposentado de matemática Amauri Cruz, 64 anos, após trocar quatro décadas de trabalho com os números e pelas letras musicais que compõem o álbum de forró – “Lembranças da Vida”. Lançada durante o São João 2018 na Paraíba, a seleção conta com xote, baião, toada e arrasta-pé.
Nascido em Campina Grande, terra do “Maior São João do Mundo”, Amauri largou precocemente a “carreira” de cantor ainda na década de 70, para conseguir entrar na faculdade. “Acabei deixando a banda na época (‘Os Brasas’, de jovem guarda) para poder estudar para passar no vestibular”, diz.
O lado compositor só aflorou depois da aposentadoria. Todas as 12 canções de álbum foram compostas após o artista ter passado 34 anos em salas de aula, em 2016. Amauri resolveu largar o compasso e se dedicar aos compassos musicais do forró com um processo de composição peculiar: ele não sabe tocar nenhum instrumento, mas grava solfejos no celular e, em seguida, escuta a melodia vocal enquanto escreve os versos para a música.
Também fazem parte do disco dois irmãos dele: Almir e Anildo Cruz. O primeiro é cantor e tocador de pandeiro, já tendo se apresentado junto a nomes como Jackson do Pandeiro, Elino Julião, Zito Borborema e Genival Lacerda. O segundo é vocalista de um grupo de samba em Campina Grande.
Gravação de ‘Lembranças da Vida’ de Amauri Cruz
Amauri gravou 12 das mais de 20 obras que compôs em menos de dois anos, sendo oito xotes, dois arrasta-pés, um baião e uma toada. Para isto, contou com o auxílio de convidados. O músico Mano Marquez fez os arranjos e a produção musical, além de cantar a música “Meu Xamego”. Adília Uchôa e Ivaldo Brito cantam “Sossega Moreno” e “Obrigado, Seu Luiz”, respectivamente. O cantor Capilé participa de “Forró de Dona Benta”.
As lembranças dão nome ao álbum e também a uma toada, na última faixa do disco, diferenciada do restante das obras. A música foi escolhida pelo produtor musical para finalizar o trabalho e nortear a nova etapa da vida do compositor estreante.
Amauri Cruz, irmãos e amigos que participaram da gravação do álbum ‘Lembranças da Vida’, durante o São João 2018
Amauri Cruz/Acervo pessoal

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Paul McCartney canta hits e música recém-lançada em ‘karaokê’ dentro de carro em programa de TV


Em poucas horas de exibição, o vídeo atingiu mais de sete milhões de visualizações. O novo álbum do músico será lançado em setembro. Paul McCartney participou do programa “Carpool Karaoke”.
Reprodução/Youtube/The Late Late Show with James Corden
Em entrevista para um programa de TV, Paul McCartney cantou sua nova música “Come on to me”, que faz parte do seu 17º álbum, chamado de “Egypt Station”.
Paul participou do famoso quadro “Carpool Karaoke”, em que um convidado canta dentro de um carro junto com o apresentador, James Corden. Em poucos dias da exibição da entrevista no Youtube, o vídeo já tinha atingido mais de sete milhões de visualizações. Durante a entrevista, a dupla cantou algumas canções dos Beatles, como “Drive My Car”, “Let it Be” e “Blackbird”.
O apresentador James Corden chegou a se emocionar com a história da música “Let it Be” (deixe estar).
“Nos anos 60, eu tive um sonho com a minha mãe, que já tinha falecido na época, me dizendo que tudo ficaria bem, que era só eu ‘deixar estar’. Eu me senti tão bem com essa frase, ela me deu essas palavras da música”, conta Paul.
Além de contar sobre o seu novo álbum, o eterno Beatle visitou com Corden locais bem conhecidos de Liverpool, como a Rua Penny Lane, bairro em que o músico cresceu, e também pela casa na qual viveu durante a sua adolescência.

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Vinnie Paul, baterista do Pantera, morre aos 54 anos


Ele fundou a banda de heavy metal no início dos anos 80, junto com seu irmão Dimebag Darrell e vocalista Terry Glaze. Causa da morte não foi divulgada. Vinnie Paul, baterista e um dos fundadores da banda de metal Pantera
Reprodução/Twitter/Pantera
Vinnie Paul, baterista e um dos fundadores da banda de heavy metal Pantera, morreu aos 54 anos. A causa da morte não foi divulgada.
“Não há mais detalhes disponíveis no momento. A família pede que respeitem sua privacidade durante essa ocasião”, diz uma nota divulgada pela banda na madrugada deste sábado (23) em suas redes sociais.
Initial plugin text
O Pantera foi uma das bandas mais importantes do heavy metal nos anos 90. A banda começou seguindo o estilo glam metal nos anos 80, mas tornou seu som mais pesado e agressivo e gravou dois discos celebrados do chamado groove metal: “Cowboys from hell” (1990) e “Vulgar display of power” (1992).
Morte 14 anos após a do irmão
Paul, que também foi baterista do Hellyeah, fundou o Pantera no início dos anos 1980 ao lado de seu irmão “Dimebag” Darrell Abbott, guitarrista, e Terry Glaze, vocalista. Em 1986, Terry foi substituído por Phil Anselmo.
O Pantera recebeu quatro nomeações ao Grammy. A banda foi encerrada em 2003, com rumores de briga entre os irmãos Vinnie e Dimebag e o vocalista Phil Anselmo, que quase morreu por uma overdose de heroína em 1996.
Vinnie e Dimebag formaram o Damageplan, que durou apenas dois anos, até 2004. Foi o ano em que Dimebag morreu durante um show do Damageplan em Ohio, após um ex-integrante da Marinha americana invadir o palco e atirar contra ele.
No entanto, os irmãos minimizaram qualquer ressenimento em uma entrevista à rede CNN em 2004. “Tivemos 13 anos de muito, muito sucesso. Basicante, o vocalista queria seguir adiante, fazer outras coisas e realmente perdeu o seu foco”, disse Paul na época.
Músicos lamentaram a morte de Vinnie Paul nas redes sociais:
Slash
“Notícia trágica sobre Vinnie Paul hoje. Ele era uma das pessoas mais calorosas que eu conheci. Um amigo bom, divertido e verdadeiro. Nós vamos sentir sua falta mais do que você poderia saber. Descanse em paz, camarada”.
Initial plugin text
Dave Mustaine, do Megadeth
“Acabei de acordar na Bélgica com a notícia que meu amigo Vinnie Paul faleceu. Outro herói do metal levado tão cedo. Diga oi ao Daryl por mim. Descanse em paz, meu querido amigo”, postou no Twitter.
Initial plugin text
Alice Cooper
“Terrivelmente triste pela notícia da morte de Vinnie Paul. Vinnie foi uma figura amada nas comunidades do rock e do metal, e vamos sentir saudade de vê-lo na estrada. Seu impacto na música pesada foi imensurável. Descanse em paz, Vinnie, condolências para sua família, amigos e fãs”.
Initial plugin text
Paul Stanley, do Kiss
“Muito triste de saber da morte de Vinnie Paul. Adorei quando o Pantera fez alguns shows com a gente e no últimos anos o Vinnie estava sempre à frente e no centro de todos os shows do Kiss. Descanse em paz e condolências á sua família”, postou.
Initial plugin text
Papa Roach
“Destruídos de saber da morte do cara mais legal do metal. Vinnie Paul nos mostrou nada além de amor. Vamos sentir a sua falta, Vinnie”, diz tuíte da banda californiana.
Initial plugin text

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO

Fagner faz show no São João 2018 de Campina Grande neste sábado (23)


Programação na principal noite de São João conta também com Capilé, Alexandre Tan e Banda Palov no palco principal da festa. Fagner é atração principal neste sábado (23) no São João 2018 de Campina Grande
Malu Luz/Divulgação
O cantor Fagner é atração principal na programação do São João 2018 de Campina Grande deste sábado (23), dia de São João. Além do artista, Capilé, Alexandre Tan e Banda Palov também se apresentam no palco principal do Parque do Povo.
Saiba tudo sobre o São João 2018 na Paraíba.
Veja a programação completa do São João 2018 de Campina Grande.
A Aliança, empresa que organiza o evento junto com a prefeitura, informou que os portões do Parque do Povo abrem a partir das 18h e que os shows do palco principal começam às 21h. De acordo com a empresa, ainda será divulgada a ordem das apresentações.
O São João 2018 de Campina Grande vai até o dia 8 de julho. Entre os shows confirmados para a festa junina estão Wesley Safadão, Bell Marques, Matheus e Kauan, além de artistas como Amazan e Flávio José. A expectativa da organização do evento é de que os 30 dias de festa movimentem cerca de 2 milhões de pessoas.
Público enche Parque do Povo para curtir shows no São João 2018 de Campina Grande
Emanuel Tadeu / Aliança & Medow Promo
Programação do palco na vila gastronômica
Neste sábado (23), na programação do palco da vila gastronômica do São João 2018 de Campina Grande, localizado no piso inferior do Parque do Povo, se apresentam Kelson Kiss, Gabriel Venâncio e Gitana Pimentel.
O palco da vila gastronômica, em homenagem ao cantor Ton Oliveira, tem apresentações nas 31 noites da festa e conta com outras atrações como Capilé, Pepino Neto, Poeta Francinaldo, Stela Alves, e Gabriel Venâncio.
No São João 2018 de Campina Grande, palco na vila gastronômica fica no piso inferior do Parque do Povo
PMCG/Arquivo
Programação do São João 2018 da Vila do Artesão
Para o dia do São João, a Vila do Artesão tem apresentações do Trio Andorinha e Trio Pegada Nordestina. A organização informou que além da programação artística, o público que visitar a Vila pode aproveitar para conhecer o artesanato produzido em Campina Grande, degustar a comida regional e usufruir de serviços de beleza. São mais de 200 artesãos produzindo e comercializando seus produtos.
O São João na Vila do Artesão também acontece neste sábado (23), às 14h. As ações são totalmente gratuitas para o público
Rondinelle de Paula/Arquivo Pessoal

Fonte: G1 Entretenimento

Categorias
ENTRETERIMENTO SLIDE

Terceira noite do Arraiá da Capital terá concurso dos ‘casais de reis’

Apuração dos resultados é no próximo domingo. São 10 quadrilhas no grupo especial e cinco no grupo de acesso.

A terceira noite do Arraiá da Capital 2020 será dedicada aos ‘casais de reis’. Os jurados vão avaliar dois representantes de cada grupo junino em quesitos como dança, figurino e interpretação. A festa, realizada virtualmente por causa da pandemia de Covid-19, será transmitida pelo facebook e you tube da prefeitura de palmas no @cidadepalmas.

A música ficará por conta de Cleiton Farias e Cintia e Janaína. As notas dos competidores só serão conhecidas no domingo, quando será feita a apuração. O esquema é semelhante ao da segunda noite, quando houve as apresentações dos representantes no quesito ‘casal cangaço’.

Na primeira noite do evento, nesta quarta-feira (25), foi escolhida a rainha do Arraiá da Capital 2020. O título ficou com Waldenicy Souza, representante da Matutos da Noite, após apresentação que homenageou a ararinha-azul. Esta é a única categoria que tem o resultado divulgado antes da apuração, já que não interfere na nota geral de cada quadrilha e também não tem separação entre agremiações do grupo especial e do acesso.

Nas disputas de casal, são cinco quadrilhas do grupo de acesso e 10 do grupo especial. Na ordem das apresentações, as do grupo de acesso abrem a noite e as do grupo especial só entram no palco depois.

Não haverá apresentação das quadrilhas completas para evitar aglomerações. Inicialmente, o objetivo era suspender o evento até que ele pudesse ser realizado presencialmente, no formato tradicional.

A Prefeitura de Palmas informou que optou pela versão virtual para poder ajudar as agremiações juninas, já que muitas delas tinham contraído dívidas para a montagem da apresentação deste ano, que acabou não ocorrendo.

Veja a ordem das apresentações da noite

27/11 – Concurso Casal de Reis (Apresentações de Cleiton Farias e Cintia e Janaína)

  • Já vim Já vou
  • São João das Palmas
  • Coração Caipira
  • Explosão Amor Caipira
  • Fogo na Cumbuca
  • Arrasta Pé do Liberdade
  • Cafundó do Brejo
  • Pula Fogueira
  • Coronéis da Sucupira
  • Luar de Santo Antônio
  • Matutos da Noite
  • Encanto Luar
  • Estrela do Sertão
  • Fulô de Mandacaru
  • Pizada da Butina

 

Por: G1 Tocantins

 

Categorias
ENTRETERIMENTO SLIDE

Sorteio das ordens de apresentações das Juninas no Arraiá da Capital Online acontece nesta quinta, 19

Evento acontecerá de 25 a 29 de novembro, sempre às 19 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, no @cidadepalmas (YouTube e/ou Facebook).

A Fundação Cultural de Palmas realizará o sorteio da ordem de apresentação das quadrilhas juninas de Palmas nesta quinta-feira, 19, às 17 horas. O sorteio será realizado ao vivo, por meio de live, na página do Facebook da Fundação Cultural de Palma, que será acompanhado pelo presidente da Federação das Quadrilhas Juninas do Tocantins, Julivan Noleto.

O Arraiá da Capital online acontecerá de 25 a 29 de novembro, sempre às 19 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, no @cidadepalmas (YouTube e/ou Facebook), uma vez que foi adaptado às necessidades de distanciamento social, em razão da prevenção ao novo coronavírus (Covid-19), e tendo como modelo a ‘Live Arraiá Solidário’ promovida em junho deste ano.

O 28º Arraiá da Capital será realizado por meio de lives transmitidas a partir do Espaço Cultural de Palmas José Gomes Sobrinho, e com a disputa apenas de casais representantes das quadrilhas juninas da Capital, nas modalidades Melhor Rainha do Arraiá da Capital, Melhor Casal de Noivos, Melhor Casal de Reis, Melhor Casal Cangaço.

Haverá ainda apresentações musicais da cantora Eletra, Trio Bacana, Forró Pedra de Fogo, Forró do H, Cleiton Farias, Cintia e Janaína, Ageu e Rodrigo, Karollina e Nadyana Oliveira do Cerrado e Théo Santana.

Programação

Dia 25/11 – Concurso da Rainha do Arraiá da Capital;

Dia 26/11 – Melhor Casal de Noivos Grupo de Acesso e Especial;

Dia 27/11 – Melhor Casal de Reis Grupo de Acesso e Especial;

Dia 28/11 – Melhor Casal Cangaço Grupo de Acesso e Especial;

Dia 29/11 – Premiação e desfile dos ganhadores.

Por: Samara Martins

Categorias
ENTRETERIMENTO MUNDO

Tecnologia| Celular com tela dobrável Motorola Razr chega ao Brasil por R$ 9 mil

O primeiro celular com tela dobrável da Motorola, chamado Razr, chega ao Brasil nesta semana com preço sugerido de 8.999 reais. O produto é uma nova edição do aparelho que vez sucesso no começo dos anos 2000, sob o nome Razr V3.

O Motorola Razr é o segundo smartphone com tela dobrável a chegar ao mercado nacional. O primeiro foi o Galaxy Fold, da Samsung, que tem preço sugerido de 13 mil reais e cujas vendas aconteceram apenas via internet e por um dia no mês passado. O Razr chega com maior abrangência ao mercado e poderá ser encontrado em lojas físicas e digitais, bem como em operadoras de telefonia móvel.

O Razr, também chamado de Novo V3, tinha previsão de lançamento para janeiro deste ano no mercado brasileiro. Após atraso, o produto chega efetivamente ao mercado em meados de fevereiro, quando as entregas de produtos comprados via internet tem previsão de chegada.

Vendido a 1,5 mil dólares nos Estados Unidos, o aparelho da Motorola tem tela de 6,2 polegadas que se dobra ao meio. A proposta é que o aparelho fique menor para caber confortavelmente no bolso de uma calça ou em uma bolsa. Quando dobrado, o produto tem uma tela secundária, de 2,7 polegadas, que mostra notificações e permite interagir normalmente com aplicativos. A ideia é um pouco diferente da apresentada pelo Galaxy Fold, que tem tela de 7,3 polegadas que se dobra ao meio para ficar com tamanho de um celular comum.
O novo Razr vem com processador Snapdragon 710, um chip intermediário-avançado da Qualcomm, um dos segredos da Motorola para deixar o produto com preço inferior ao da rival Samsung. Outro é a capacidade da bateria, que é de 2.510 mAh contra os 4.380 mAh do Fold.

Segundo a previsão da consultoria americana ABI Research, as vendas de smartphones com telas dobráveis, flexíveis ou enroláveis devem chegar a 228 milhões de unidades em 2028.

A aposta no Motorola Razr é uma volta da fabricante ao segmento de smartphones topo de linha. Nessa faixa de preço, a Motorola irá brigar com aparelhos como o iPhone 11 Pro e o Galaxy Fold. Os demais celulares avançados, como o LG G8S e o Galaxy Note 10 custam menos da metade do Razr atualmente. A combinação de nostalgia e inovação será o suficiente para ajudar a Motorola a avançar no segmento de smartphones no Brasil, onde ocupa o segundo lugar em vendas? O Razr pode atrair o consumidor por ter uma proposta exclusiva — ao menos por enquanto.

Fonte: EXAME.

Categorias
BRASIL ENTRETERIMENTO

Sorteio: Mega-Sena sorteia R$ 80 milhões nesta quarta-feira

Cerca de R$ 80 milhões estarão em jogo na noite desta quarta-feira, dia 5, no sorteio da Mega-Sena. O concurso 2.231 acontece a partir das 20 horas, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo.

O sorteio é aberto ao público e os apostadores podem fazer seus jogos até as 19 horas em qualquer lotérica credenciada pela Caixa ou online. O bilhete, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Fonte: Engeplus.