Categorias
TOCANTINS

Projeto ajuda a desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e adolescentes

Os estudantes têm aulas voltadas para a compreensão de suas emoções de forma lúdica, com jogos, músicas e atividades que incentivam a reflexão e o debate

A oportunidade de alunos do ensino fundamental e médio aprenderem a lidar com suas emoções de forma lúdica é o foco da iniciativa do projeto Laboratório Inteligência de Vida (LIV), do Colégio Sagrado Coração de Jesus, de Porto Nacional.

 

O objetivo é desenvolver a inteligência emocional e as habilidades socioemocionais dos alunos, com aulas que promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento. Essas atividades minimizam a ansiedade, a depressão e o bullying entre os estudantes.

 

Com histórias, séries, jogos, músicas, fantoches e bonecos para favorecer o bom desempenho dos estudantes, as aulas acontecem uma vez por semana, dentro da grade curricular, em um trabalho transversal.

 

Para a coordenadora da unidade escolar, Helena Lise Rodrigues, trabalhar a educação emocional e as habilidades socioemocionais é uma necessidade. “O ser humano tem um grande potencial cognitivo, mas precisa se autoconhecer e aprender a lidar com as questões emocionais, pois elas não só afetam diretamente a aprendizagem como também influenciam todas as nossas ações. O aluno é humano e precisa ser visto em sua totalidade, precisa estar preparado para viver e conviver bem”, destacou.

 

Já a estudante Bianca Tavares Ferreira, do 9º ano do ensino fundamental, frisou a importância do debate sobre temas importantes na sala de aula. “Estudamos e trazemos assuntos importantes que estão no mundo todo para sala de aula. Hoje, por exemplo, nós falamos sobre o machismo. Eu acho muito importante porque algumas pessoas têm pensamentos preconceituosos sobre alguns temas”, pontuou.

 

Além do trabalho com os estudantes, as ações envolvem também as famílias, o que contribui para o estreitamento dos laços familiares e reforça a necessidade da escuta, da partilha e da boa convivência entre pais e filhos.

 

O projeto

 

O projeto implementado pelo Colégio aborda a alfabetização emocional dos alunos e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Essas habilidades estão presentes em seis das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

 

Nas atividades desenvolvidas, o estudante é estimulado a desenvolver a autoliderança, a trabalhar em grupo, a respeitar as diferenças, a refletir sobre suas escolhas pessoais e profissionais e a ser protagonista de suas próprias decisões.

 

 

https://www.t1noticias.com.br/estado/projeto-ajuda-a-desenvolver-habilidades-socioemocionais-em-criancas-e-adolescentes/102476/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *