Categorias
TOCANTINS

Sobe para 14 o número de pessoas com doença de Chagas após tomar suco contaminado

Subiu para 14 o número de casos confirmados de doença de Chagas após uma família consumir suco contaminado em Aparecida do Rio Negro, região central do estado. A informação é da Secretaria Estadual da Saúde que disse ainda que os eles estão sendo acompanhados pelo Hospital Geral de Palmas e pelo Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína. Apenas uma pessoa segue internada, os outros continuam o tratamento em casa.

A fazenda onde o suco foi produzido fica na zona rural de Aparecida do Rio Negro. Toda a região vai passar por uma vistoria da Vigilância Sanitária na próxima semana para prevenir novos casos. O suco foi feito a partir de bacaba, um tipo de palmeira típica da Amazônia.

A doença de Chagas não tem cura, mas o tratamento pode ajudar a inibir os sintomas. Todo o processo dura cerca de 60 dias.

A suspeita é de que fezes do besouro barbeiro, que transmite a doença, tenham ido parar dentro do suco. A família estava reunida para o segundo turno das eleições gerais e a maioria não mora na cidade. No primeiro momento, os parentes confundiram os sintomas com dengue.

A doença de Chagas é silenciosa e os sintomas aparecem ao longo dos anos, que são: insuficiência cardíaca e problemas gastrointestinais.

O Tocantins já tinha registrado dois casos da doença em 2018. Nos últimos três anos foram pelo menos 34 pessoas com diagnóstico de doença de Chagas em todo o estado.

Veja mais notícias da região no G1 Tocantins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *