Categorias
MUNDO

Vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia pede demissão

A mídia ucraniana considera que a demissão pode fazer parte da mudança de pessoal anunciada por Volodymyr Zelenskiy, após alegações de corrupção no governo. O vice-chefe do gabinete presidencial da Ucrânia, Kyrylo Tymoshenko, informou nesta terça-feira (24) que pediu ao presidente Volodymyr Zelensky no dia anterior para dispensá-lo de suas funções.
“Agradeço ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pela confiança e pela oportunidade de fazer boas ações todos os dias e todos os minutos”, escreveu Tymoshenko no aplicativo de mensagens Telegram.
Um decreto aceitando a renúncia de Tymoshenko foi publicado no site do presidente.
LEIA TAMBÉM
Polônia diz que vai entregar tanques alemães à Ucrânia independentemente da posição de Berlim
Rússia proíbe uso de celulares, tablets e barba a seus soldados
No interior da Ucrânia, ex-soldado se recupera graças à ajuda do pai
O que é o Grupo Wagner, de mercenários ligados à Rússia
Tymoshenko não deu motivos para sua renúncia. A mídia ucraniana considera que Tymoshenko pode fazer parte da mudança de pessoal anunciada por Zelensky.
Zelenskiy disse na segunda-feira que as mudanças de pessoal seriam anunciadas esta semana no governo, nas regiões e nas forças de segurança depois de alegações de corrupção no governo quase um ano após a invasão russa.
Tymoshenko, 33, era vice-chefe do gabinete presidencial desde 2019, supervisionando regiões e políticas regionais. Ele também trabalhou com Zelensky durante sua campanha eleitoral, supervisionando a mídia e o conteúdo criativo.
Desde o início da invasão russa na Ucrânia em fevereiro de 2022, de acordo com a mídia ucraniana, Tymoshenko se envolveu em vários escândalos relacionados ao uso pessoal de carros caros. Tymoshenko negou todas as acusações.
A Rússia chama a invasão de “operação especial”.

Fonte: G1 Mundo