Categorias
ENTRETERIMENTO

Você lembra do Jiraiya? Ator que interpretou personagem nos anos 1980 visita Brasília e revela curiosidades sobre série japonesa


Apaixonado por pingue-pongue e sem saber artes marciais, Takumi Tsutsui conta que conquistou papel principal após fazer avaliadores rirem. Ator participa de evento de anime no Distrito Federal. Ator Takumi Tsutsui canta músicas da série Jiraiya durante evento de anime em Brasília
Bem-humorado, gentil e muito divertido: essa é uma descrição fiel de um dos atores que fizeram história, não só na TV brasileira, mas no Japão e em outras partes do planeta. Takumi Tsutsui é o responsável por dar vida ao personagem Jiraiya, que marcou a infância de crianças ao redor do mundo nos anos 1980 e 1990.
Aos 59 anos, ele está em Brasília para um evento de anime. Nesta sexta-feira (15), o ator conversou com o g1 e revelou curiosidades sobre o seriado. Uma delas é que conseguiu o papel principal depois de fazer os avaliadores rirem.
A série que é do gênero tokusatsu – série live-action japonesa – conta a história de um jovem que tenta salvar a irmã usando uma armadura e uma espada poderosas, herança de alienígenas. Takumi Tsutsui afirma que não sabia nenhum movimento de artes marciais antes de entrar para a série, e diz que o esporte que gostava era pingue-pongue🥋🏓.
“No fim da audição sobraram cinco pessoas e pediram para mostrar o que cada um faz de melhor. O primeiro, lutava karatê, o outro boxe, os outros dois lutas marciais. Eu disse que sabia pingue-pongue e fiz todos rirem. Acredito que com essa risada convenci todos a participar do Jiraiya”, conta Takumi Tsutsui.
Ele diz ainda que as cenas mais radicais eram filmadas por um dublê. “Se eu morresse o programa acabava”, conta.
O ator destaca que até hoje encontra dois colegas da série para comer algo ou tomar uma cerveja: o ator Takumi Hashimoto, que interpreta Manabu, irmão mais novo de Jiraiya, e o ator Soke Masaaki Hatsumi, que interpreta o Tetsuzan Yamaji, pai adotivo do personagem principal.
‘Virado no Jiraiya’
Ator Takumi Tsutsui envia mensagem aos fãs brasileiros em japonês (tradução livre)
Em um vídeo gravado para o g1, ele disse que mesmo com o calor, ficava feliz por estar em Brasília (veja vídeo acima). Tsutsui contou que adora churrasco e as frutas brasileiras, mas que não sabe o que quer dizer a expressão muito usada no Brasil ‘virado no Jiraiya’.
“Depois de algumas vezes que vim ao Brasil fiquei surpreso por saber da existência da expressão ‘virado no Jiraiya’. Algumas pessoas pedem para eu falar, mas não sei como que eu falo, como é a entonação, se é pra ser feliz ou triste.”
A expressão “virado no Jiraiya” é usada no Brasil principalmente em duas situações: quando a pessoa está com muita raiva, ou quando está cheia de coisas para fazer.
LEIA TAMBÉM
10 ANOS ATRÁS: Reveja entrevista do g1 com o ator que interpreta o Jiraiya
ANIMES: Conheça o universo dos animes e a importância para a cultura e economia do Japão
Fãs perguntam
Brenda Jackson, fã de Jiraiya posa com a armadura do personagem da série japonesa em evento, em Brasília
Fernanda Bastos/g1 DF
Os fãs, que participam do evento Anime Summit Chibi Edition, puderam fazer perguntas ao ator. Muitas, guardadas desde a infância. Confira:
Personagem favorito da série: Corvos que eram capangas do vilão
Cenas favoritas: Cenas com o núcleo familiar, mais de diálogo
Ninja deu mais trabalho: Dokusai, líder da família de ninjas feiticeiros
Séries favoritas que marcaram a infância do ator: Adorava assistir basebol e pediu desculpa por não ser futebol
Leia a entrevista do g1 com o ator Takumi Tsutsui
O ator Takumi Tsutsui, que protagonizou a série “Jiraiya”
Divulgação/Anime Friends
1) O que o personagem Jiraiya significou na sua vida?
“Foi um papel que me abriu as portas para a atuação. As gravações eram o ano inteiro trabalhando, bastante ação e era meio cansativo no trabalho, era um pouco difícil. Já me falaram: ‘Se você conseguiu terminar e atuar como o Jiraiya, qualquer outro trabalho vai ser tranquilo para você’.”
2) O que mais sente saudade da época da série?
“Eu gostaria de conseguir fazer de novo o Jiraiya com as mesmas pessoas, em um mundo ideal. Mas, vendo a realidade, tem pessoas que já não são atores e não trabalham nesse ramo, então não daria.”
3) O que a série ensinou para os jovens da época?
“Eu acho que teve um bom impacto nas crianças, foi algo bom para elas.”
4) Como enxerga depois de 35 anos o carinho dos fãs brasileiros?
“Eu gostaria de voltar para o Brasil várias vezes por conta dos fãs brasileiros, mas o Japão é muito longe daqui, não é tão fácil vir para o país.”
Ator Takumi Tsutsui, o Jiraiya, durante evento de anime em Brasília
Fernanda Bastos/g1 DF
Leia outras notícias da região no g1 DF.

Fonte: G1 Entretenimento