Categorias
ENTRETERIMENTO

Morre Glen Hansard, vencedor do Oscar pelo filme ‘Once’, em acidente de moto


Glen Hansard apresenta “Falling Slowly” durante cerimônia do Oscar, em 2008
REUTERS/Gary Hershorn/Arquivo
O músico irlandês Glen Hansard, vencedor do Oscar pelo filme “Once”, morreu em acidente de moto na Irlanda, segundo a emissora de rádio Newstalk. Ele tinha 56 anos.
O artista levou para casa o Oscar de Melhor Canção Original em 2008 com “Falling Slowly”, composta e interpretada ao lado da cantora e pianista tcheca Markéta Irglová. A música se tornou um dos maiores sucessos do cinema independente e ajudou a transformar o longa em um fenômeno mundial.
Nascido em 21 de abril de 1970, em Dublin, Hansard começou a tocar ainda jovem nas ruas da capital irlandesa, depois de abandonar a escola aos 13 anos. A experiência como músico de rua marcou seu estilo e se tornou uma das principais influências de sua carreira.
Em 1990, fundou a banda de rock The Frames, da qual foi vocalista e guitarrista. O grupo se consolidou como um dos principais nomes do rock irlandês contemporâneo.
Anos depois, Hansard iniciou uma parceria artística com Markéta Irglová. Em 2006, os dois lançaram o álbum “The Swell Season”, que deu origem à dupla de folk rock de mesmo nome.
Sucesso com ‘Once’
O reconhecimento internacional veio com o filme “Once”, lançado em 2007. No longa, Hansard interpreta um músico de rua em Dublin que conhece uma imigrante tcheca, vivida por Irglová. Além de protagonizarem a história, os dois também compuseram e interpretaram as músicas da trilha sonora.
A principal delas, “Falling Slowly”, venceu o Oscar de Melhor Canção Original em 2008. Com isso, Hansard se tornou o primeiro irlandês a conquistar a estatueta nessa categoria.
Uma das cenas mais lembradas do filme mostra os personagens tocando a música juntos em uma loja de instrumentos musicais de Dublin, com Hansard na guitarra e Irglová ao piano.
Carreira no cinema e na televisão
Antes de “Once”, Hansard já havia atuado no cinema ao interpretar o guitarrista Outspan Foster em “The Commitments – Loucos pela Fama” (1991).
Ele também participou do filme “Sing Street” (2016), trabalhou como compositor de trilhas sonoras e apresentou, em 2003, o programa musical “Other Voices: Songs from a Room”, da emissora pública irlandesa RTÉ.
Ao longo da carreira, Hansard transitou entre o indie folk, o rock independente e a música tradicional irlandesa, mantendo como marca registrada as composições intimistas e a influência de seus anos como músico de rua. Sua trajetória fez dele um dos artistas irlandeses mais reconhecidos de sua geração.
* Com informações da Agência Reuters

Fonte: G1 Entretenimento