Dizer que Alex é um dos principais jogadores da história do Novo Basquete Brasil não é algo difícil, já que o ala é três vezes campeão, oito vezes eleito o melhor defensor do torneio, seis vezes eleito como melhor ala-armador, MVP da temporada 2014/2015 e agora se tornou também o maior finalista do torneio, com sete chegadas a final, em nove torneios disputados.
– Sou muito feliz por isso, mostra que sempre estou jogando em alto nível e em equipes competitivas. Esse número de finais é resultado de muito trabalho individual e coletivo – comemorou Alex Garcia.
Alex esteve nas quatro primeiras finais do NBB quando jogava pelo Brasília. Nesta época, conquistou três títulos e um vice-campeonato, justamente contra o Flamengo de Marcelinho. Depois disso, o ala ficou fora da decisão por duas temporadas seguidas, no NBB 5 e no NBB 6. Garcia voltou a aparecer na final, desta vez com o Bauru, já acumulando a terceira decisão seguida com o Dragão.
O posto de maior finalista do torneio era dividido com Marcelinho Machado do Flamengo, que chegou a decisão em seis oportunidades, todas, pelo rubro-negro. Marcelinho esteve nas duas primeiras finais do NBB, depois ficou fora por duas temporadas e voltou a emplacar uma sequência de quatro finais, interrompida nesta temporada, na eliminação para o Pinheiros. Apesar de estar no elenco que chegou a seis finais, o ala não jogou a final da temporada 2012/2013, pois foi afastado antes do jogo decisivo contra Uberlândia.
O elenco bauruense ainda conta com outros jogadores experientes em decisão. Jefferson William, está na sexta final da carreira, sendo duas com o Flamengo, uma com São José dos Campos e três com o Bauru. Gegê, chega a sua quinta final consecutiva, sendo quatro seguidas com o Flamengo e a deste ano com o Bauru. O armador Valtinho está na sua quarta final, duas com Brasília, uma com Uberlândia e a dessa temporada, e o pivô Shilton na terceira, sendo as duas anteriores com o time do Flamengo.
Confira as datas, horários e locais das Finais do NBB 16/17:
Jogo 1 – 27/05 (sábado), às 14 horas, no Ginásio Antonio Prado Junior, em São Paulo (SP) – ao no SporTV
Jogo 2 – 02/06 (sexta-feira), às 19h30, no Ginásio Panela de Pressão, em Bauru (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 04/06 (domingo), às 14h35, no Ginásio Gigantão, em Araraquara (SP) – ao vivo no SporTV Jogo 4* – 10/06 (sábado), às 14 horas, no Ginásio do Corinthians, em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 5* – 17/06 (sábado), às 14 horas, local a definir – ao vivo no SporTV
*Se houver necessidade
fonte:globoesporte.globo.com