Nesta terça-feira (22), duas pessoas foram atropeladas em faixas de pedestres na cidade. Uma criança de 10 anos foi atingida por um carro quando saia da escola. Ele segue internado.
A cidade de Araguaína, na região norte do Tocantins, registrou 35 atropelamentos desde o começo de 2017. Em 2016 foram 74 casos do tipo ao longo do ano inteiro. Só nesta terça-feira (22), duas pessoas foram atropeladas na cidade enquanto atravessavam faixas de pedestre. Uma senhora de 79 anos, que morreu e um menino de 10 anos, que segue internado.
Para combater o problema, o Departamento Estadual do Transito (Detran) informou que está realizando palestras nas escolas sobre a travessia segura da faixa e que pretende estender as orientações aos pedestres de forma geral. Quem vai passar por uma faixa de pedestre deve sempre sinalizar antes de começar a travessia e ficar atento aos carros que transitam nas duas direções da pista.
Para os motoristas a regra é diminuir a velocidade e ficar atento sempre que se aproximar de uma faixa. Se o condutor de um veículo não parar quando um pedestre fizer sinal para atravessar, ele está cometendo uma infração. O Código Brasileiro de Trânsito determina que ele deve pagar uma multa de R$ 293,47 e irá receber sete pontos na carteira.
Casos recentes
Na manhã desta terça-feira (22) um atropelamento matou a idosa Vitalina Fontes Carneiro, de 79 anos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, ela foi atingida por um carro na BR-153 enquanto atravessava a pista, dentro da faixa de pedestre na área urbana da cidade. Ela morreu no local.
O motorista do carro permaneceu no local e fez o teste do bafômetro, que apontou que ele não havia ingerido álcool. O homem foi levado para a delegacia para prestar depoimento. Ainda no local, ele disse que quando percebeu que a vítima estava na pista já não havia espaço para parar o carro.
Já no final da tarde, um menino de 10 anos foi atropelado em uma faixa de pedestres no momento em que saia da escola. O acidente aconteceu em frente à escola municipal Zeca Barros no setor Vila Santiago. Ele teve fratura exposta na região do tornozelo esquerdo, foi socorrido pelo serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Regional de Araguaína, onde segue internado.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que o garoto precisou passar por uma cirurgia e que o estado de saúde dele é estável.