Os Estados Unidos afirmam que ataque foi contra homem-bomba que se preparava para atacar o aeroporto e que investigam o caso, mas admitem que inocentes podem ter morrido na ação. Afegãos em frente a casa atingida após um ataque de drone dos Estados Unidos em Cabul, capital do Afeganistão, em 29 de agosto de 2021
Khwaja Tawfiq Sediqi/AP
Afegãos afirmam que o ataque com drone militar que os Estados Unidos fizeram no domingo (29) em Cabul, capital do Afeganistão, matou também civis — inclusive crianças.
Os EUA dizem que o ataque foi contra um homem-bomba que se preparava para atacar o aeroporto e que investigam o relato de civis mortos, mas admitem que inocentes podem ter morrido (veja mais abaixo).
O Talibã já havia condenado a ação, dizendo que sete pessoas morreram.
Nesta segunda-feira (3), a rede de televisão CNN e os jornais “The New York Times” e “The Washington Post” conversaram com familiares e vizinhos das pessoas que teriam sido mortos no ataque.
A CNN diz que nove pessoas morreram, incluindo seis crianças (um delas de apenas dois anos). O “New York Times” fala em dez mortos, incluindo sete crianças, um trabalhador humanitário de uma instituição de caridade americana e um contratado do exército americano.
Versão americana
A versão americana é que o ataque com drone causou “explosões subsequentes” — e que elas podem podem ter causado a morte de civis.
Esta foi a versão apresentada por William Urban, capitão da Marinha americana e porta-voz do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares americanas no Oriente Médio.
“Sabemos que ocorreram explosões subsequentes substanciais e poderosas resultantes da destruição do veículo, indicando uma grande quantidade de material explosivo em seu interior que pode ter causado vítimas adicionais”, disse o Comando Central em um comunicado.
Segundo a agência de notícias Associated Press, o alvo era um carro estacionado em um prédio residencial perto do aeroporto, que dois suspeitos estavam carregando com explosivos no porta-malas.
Uma fonte disse à AP que o drone disparou um míssil Hellfire contra o veículo e que a explosão inicial causada pelo míssil foi seguida por uma bola de fogo muito maior, que teria sido causada pelos explosivos dentro do veículo.
Fonte: G1 Mundo